1 Q29368 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, CODEBA, FGVDurante a fase de análise de um sistema que está sendo desenvolvido sob o paradigma de orientação a objetos, o analista Pedro quer representar, em um diagrama de classes, que uma turma é formada por alunos. Os alunos, porém, também podem ser considerados individualmente no sistema, independente da turma. Para representar a relação entre alunos e turma, Pedro deve utilizar a) composição. b) agregação. c) herança. d) encapsulamento. e) atributo classe. 2 Q29369 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, CODEBA, FGVO analista Joaquim foi designado para realizar o levantamento de requisitos de um novo sistema de controle da produção de peças de automóveis que irá substituir o sistema legado ainda em utilização, desenvolvido em C. Joaquim, após realizar algumas entrevistas, percebe que os usuários estão muito preocupados com a interface do novo sistema, visto que diversos problemas na linha de produção ocorriam devido às dificuldades dos usuários com a interface do sistema legado. Nesse caso, a técnica de levantamento de requisitos mais adequada, para garantir que o novo sistema não incorra nos mesmos erros de interface do sistema legado, é a) o JAD. b) o questionário. c) a brainstorming. d) a prototipação. e) o grupo de foco. 3 Q29370 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, CODEBA, FGVTodo navio tem nome, tipo, bandeira e uma ação: navegar nos mares. O navio do tipo cargueiro chamado Emma Maersk, de bandeira holandesa, é tido como um dos maiores do mundo, com 397 metros de comprimento e capacidade para 15.000 contêineres. Ele navega em rotas marítimas da Ásia e Europa. Considerando os conceitos essenciais para a Análise e Projeto Orientados a Objetos: polimorfismo, classe, superclasse, subclasse, instância de classe, atributos e métodos, assinale a afirmativa correta. a) A habilidade de navegar nos mares pode ser vista como atributo de navio. b) O Emma Maersk pode ser visto como uma superclasse e navio sua subclasse. c) O relacionamento entre navio e o cargueiro Emma Maersk é um exemplo de polimorfismo. d) Nome, tipo e bandeira podem ser vistos como métodos de navio. e) Navio pode ser visto como uma classe e o Emma Maersk como uma instância desta classe. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF