O conceito do ciclo de vida dos documentos define as três idades, que na prática são difíceis de estabelecer. Assim, é necessário que sejam consideradas outras noções, que também são base da arquivística:
Um marco histórico importante para os arquivos é a Revolução Francesa. Além da criação do Arquivo Nacional, de uma “rede de arquivos do Estado", e da centralização dos arquivos, foi importante o reconhecimento pelo Estado:
A história dos arquivos está intimamente ligada à história do suporte da informação administrativa. Relacione os principais suportes utilizados com o material do qual ele é feito:
I – placas
II – papiro
III – pergaminho
IV – códices
Determinada instituição está gerando documentos desnecessários, aumentando o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado. Esse problema pode ser resolvido por meio da gestão de documentos em sua:
Para garantir um dos objetivos da gestão de documentos – assegurar a eliminação dos documentos que não tenham valor administrativo, fiscal, legal ou para a pesquisa científica – é necessário que se faça a:
Considere uma instituição pública que tem programas de retenção e eliminação de documentos, e que segue procedimentos estabelecidos para recolher à instituição arquivística pública os de valor permanente. Tal instituição se encontra no seguinte nível de aplicação da gestão de documentos: