1Q29453 | Arquivologia, Arquivista, CODEMIG, FGVA aplicação do princípio da proveniência tem como resultado e elimina, respectivamente: ✂️ a) o ciclo vital dos documentos; possibilidade de perda dos documentos; ✂️ b) a gestão de documentos; possibilidade de dispersão dos documentos; ✂️ c) o fundo de arquivo; possibilidade de destruição dos documentos; ✂️ d) o ciclo vital dos documentos; possibilidade de destruição dos documentos; ✂️ e) o fundo de arquivo; possibilidade de dispersão dos documentos. 2Q29454 | Arquivologia, Arquivista, CODEMIG, FGVO conceito do ciclo de vida dos documentos define as três idades, que na prática são difíceis de estabelecer. Assim, é necessário que sejam consideradas outras noções, que também são base da arquivística: ✂️ a) princípios de respeito aos fundos e da territorialidade; ✂️ b) de gênero e suporte; ✂️ c) de tipo e gênero; ✂️ d) valores primário e secundário; ✂️ e) gestão de documentos e da informação. 3Q29455 | Arquivologia, Arquivista, CODEMIG, FGVIndique, dentre os documentos listados abaixo, o que representa uma espécie documental: ✂️ a) fotografia; ✂️ b) decreto; ✂️ c) microficha; ✂️ d) ostensivo; ✂️ e) relatório de acompanhamento. 4Q29456 | Arquivologia, Arquivista, CODEMIG, FGVUm marco histórico importante para os arquivos é a Revolução Francesa. Além da criação do Arquivo Nacional, de uma “rede de arquivos do Estado", e da centralização dos arquivos, foi importante o reconhecimento pelo Estado: ✂️ a) da sua responsabilidade no cuidado com os arquivos e a teoria das três idades; ✂️ b) da teoria das três idades e o direito público do acesso; ✂️ c) da importância da gestão de documentos e a criação do cargo de arquivista; ✂️ d) da criação do cargo de arquivista e o direito público do acesso; ✂️ e) da sua responsabilidade no cuidado com os arquivos e o direito público do acesso. 5Q29457 | Arquivologia, Arquivista, CODEMIG, FGVA história dos arquivos está intimamente ligada à história do suporte da informação administrativa. Relacione os principais suportes utilizados com o material do qual ele é feito: I – placas II – papiro III – pergaminho IV – códices ( ) folhas (vegetal) ( ) couro ( ) argila A sequência correta é: ✂️ a) I – III – IV; ✂️ b) II – I – III; ✂️ c) II – III – I; ✂️ d) III – II – IV; ✂️ e) IV – I – II. 6Q29458 | Arquivologia, Arquivista, CODEMIG, FGVDeterminada instituição está gerando documentos desnecessários, aumentando o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado. Esse problema pode ser resolvido por meio da gestão de documentos em sua: ✂️ a) primeira fase – elaboração e gestão de fichas, formulários e correspondências; ✂️ b) segunda fase – controle da produção de documentos de caráter normativo; ✂️ c) segunda fase – utilização de documentos; ✂️ d) terceira fase – utilização de processadores de palavras; ✂️ e) terceira fase – destinação de documentos. 7Q29459 | Arquivologia, Arquivista, CODEMIG, FGVPara garantir um dos objetivos da gestão de documentos – assegurar a eliminação dos documentos que não tenham valor administrativo, fiscal, legal ou para a pesquisa científica – é necessário que se faça a: ✂️ a) produção; ✂️ b) utilização; ✂️ c) destinação; ✂️ d) difusão; ✂️ e) divulgação. 8Q29460 | Arquivologia, Arquivista, CODEMIG, FGVConsidere uma instituição pública que tem programas de retenção e eliminação de documentos, e que segue procedimentos estabelecidos para recolher à instituição arquivística pública os de valor permanente. Tal instituição se encontra no seguinte nível de aplicação da gestão de documentos: ✂️ a) mínimo; ✂️ b) mínimo ampliado; ✂️ c) intermediário; ✂️ d) intermediário ampliado; ✂️ e) máximo. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar PDF