CODEMIG - Arquivologia - Arquivista

Simulado com questões de prova: CODEMIG - Arquivologia - Arquivista. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
47
Resoluções
41%
Média
Difícil
Dificuldade
  • A aplicação do princípio da proveniência tem como resultado e elimina, respectivamente:
  • O conceito do ciclo de vida dos documentos define as três idades, que na prática são difíceis de estabelecer. Assim, é necessário que sejam consideradas outras noções, que também são base da arquivística:
  • Indique, dentre os documentos listados abaixo, o que representa uma espécie documental:
  • Um marco histórico importante para os arquivos é a Revolução Francesa. Além da criação do Arquivo Nacional, de uma “rede de arquivos do Estado", e da centralização dos arquivos, foi importante o reconhecimento pelo Estado:
  • A história dos arquivos está intimamente ligada à história do suporte da informação administrativa. Relacione os principais suportes utilizados com o material do qual ele é feito:

    I – placas
    II – papiro
    III – pergaminho
    IV – códices

    ( ) folhas (vegetal)
    ( ) couro
    ( ) argila

    A sequência correta é:
  • Determinada instituição está gerando documentos desnecessários, aumentando o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado. Esse problema pode ser resolvido por meio da gestão de documentos em sua:
  • Para garantir um dos objetivos da gestão de documentos – assegurar a eliminação dos documentos que não tenham valor administrativo, fiscal, legal ou para a pesquisa científica – é necessário que se faça a:
  • Considere uma instituição pública que tem programas de retenção e eliminação de documentos, e que segue procedimentos estabelecidos para recolher à instituição arquivística pública os de valor permanente. Tal instituição se encontra no seguinte nível de aplicação da gestão de documentos:

COMENTÁRIOS (0)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.