1Q30041 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV“O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. (Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao‐escolar/alimentacao‐ escolar‐apresentacao). O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é consumido pelos alunos vai para o lixo. De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a alternativa que indica o melhor destino para os restos provenientes da merenda escolar. ✂️ a) Lixão. ✂️ b) Compostagem. ✂️ c) Incineração. ✂️ d) Aterro sanitário. ✂️ e) Aterro controlado. 2Q30042 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV“Por ocasião da Conferência Internacional Rio/92, (...) o papel central da educação para a "construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado", o que requer "responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário"". (Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deverá trabalhar com o tema Meio Ambiente contribuindo para que os alunos sejam capazes de ✂️ a) analisar fatos identificando, sob o ponto de vista ambiental, oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida. ✂️ b) adotar posturas que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis, apenas em âmbito escolar. ✂️ c) compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas apenas em âmbito local. ✂️ d) identificar que o ser humano não é parte integrante da natureza e, por isso, não precisa se sentir afetivamente ligado a ela. ✂️ e) conhecer e compreender, de modo isolado, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente. 3Q30043 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV“O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007. O Ideb é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. (...) que, em 2021, o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável à dos países desenvolvidos". (Fonte: http://portal.inep.gov.br) Observe o quadro sobre a evolução do Ideb numa escola fictícia: Escola Municipal A 2007 2009 2011 3,9 4,3 4,1 A queda do Ideb em 2011 pode ser explicada pelos fatores a seguir, à exceção de um. Assinale‐o. ✂️ a) Manutenção da proficiência em matemática, redução da proficiência em língua portuguesa e redução do fluxo (taxa de rendimento escolar). ✂️ b) Manutenção das proficiências em matemática e língua portuguesa e redução do fluxo (taxa de rendimento escolar). ✂️ c) Aumento das proficiências em matemática e língua portuguesa e aumento do fluxo (taxa de rendimento escolar). ✂️ d) Redução das proficiências em matemática e língua portuguesa e redução do fluxo (taxa de rendimento escolar). ✂️ e) Redução das proficiências em matemática e língua portuguesa e manutenção do fluxo (taxa de rendimento escolar). 4Q30044 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGV“A Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, detalha, entre outros aspectos, a competência de cada ente federado. Assinale a alternativa que apresenta uma incumbência da esfera municipal. ✂️ a) Elaborar as diretrizes curriculares para a educação básica. ✂️ b) Coletar, analisar e disseminar informação sobre a educação. ✂️ c) Avaliar a educação nacional em todos os níveis. ✂️ d) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio. ✂️ e) Oferecer a educação infantil em creches e pré‐escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental. 5Q30045 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGVNo livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré‐operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico". Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento ✂️ a) As crianças aderem a uma escala comum de referência, ou seja, apresentam definições idênticas às mesmas palavras. ✂️ b) as crianças, durante uma conversa, conservam as definições que elas mesmas deram e as afirmações que fizeram. ✂️ c) As crianças apresentam extrema dificuldade em se colocar no ponto de vista do outro, fato que as impede de estabelecer relações de reciprocidade. ✂️ d) As crianças não elegem o ponto de vista próprio como absoluto. ✂️ e) As crianças apresentam domínio do seu “eu", sendo autônomas no seu modo de pensar e de agir. 6Q30046 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGVO Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares para que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado e para garantir a efetiva participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas, como prevê a legislação. Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir. I. Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola. II. Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões. III. Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola. Assinale: ✂️ a) se apenas a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se apenas a afirmativa III estiver correta. ✂️ c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 7Q30047 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGVGuiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau, apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente" e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares. Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes": 1) responsabilidade da escola; 2) culpa da vítima; 3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família. Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2. ✂️ a) Insuficiência do tempo de permanência na escola e atitudes preconceituosas do professor. ✂️ b) Falta de recursos humanos e materiais e ausência de valores morais e desorganização da família. ✂️ c) Desinteresse, falta de esforço da criança e baixo QI. ✂️ d) Desnutrição, alimentação fraca e inadequação dos conteúdos aos valores culturais dessas crianças. ✂️ e) Abandono e desinteresse dos pais e falta de condições econômicas da família para assistir aos filhos. 8Q30048 | Pedagogia, Pedagogo, CONDER, FGVSobre as vantagens do uso das mídias nas escolas, analise as afirmativas a seguir. I. O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar‐se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem. II. A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica. III. Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação. Assinale: ✂️ a) se apenas a afirmativa I estiver correta. ✂️ b) se apenas a afirmativa III estiver correta. ✂️ c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Corrigir o simulado 🖨️ Imprimir