Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), para as afirmações que se seguem na ordem que são apresentadas. A base de conhecimento é a que estuda os EPIs - Equipamentos de Proteção Individual.
( ) Luvas descartáveis de nitrila: para contato intermitente com produtos químicos.
( ) Borracha butílica: Bom para cetonas e ésteres, ruim para os demais solventes.
( ) Luvas de látex: Bom para ácidos e bases diluídas, péssimo para solventes orgânicos
Extintores de incêndio são considerados Equipamentos de Proteção Coletiva. O que tem como objetivo seu uso em incêndios que envolvem equipamentos elétricos energizados como motores e geradores é classificado como indicado na alternativa:
A questão deve ser respondida de acordo com os bons costumes e normas para instalações elétricas.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto que segue. Quando os dispositivos de interrupção ou de comando não puderem ser manobrados, por questão de segurança, principalmente em casos de manutenção,____________________.
A questão deve ser respondida de acordo com os bons costumes e normas para instalações elétricas.
Leia o texto a seguir e indique as alternativas corretas.
As instalações elétricas, quando a natureza do risco exigir e sempre que tecnicamente possível, devem ser providas de proteção complementar, através de:
I. Controle à distância.
II. Controle manual.
III. Controle automático.
Os cuidados com a operação de máquinas e ferramentas são encontrados em normas reguladoras (NR). Sobre esse tema, leia as afirmações que se seguem e assinale se estão corretas.
I. O comando bimanual é altamente recomendado em diversas situações, pois ele provê um nível adequado de proteção ao operador e à terceiros que se encontram na área de risco.
II. Os reparos, os ajustes e a inspeção dos equipamentos podem ser executadas com eles parados, salvo se o movimento for indispensável à sua realização.
III. Um dos riscos com as serras rotativas ocorre quando não existem dispositivos necessários para proporcionar proteção básica ao operador, a princípio o Cutelo Divisor e a Coifa.
Responda a esta questão com base no tema “Trabalhos a quente”.
I. Para as atividades de forjamento a morno e a quente podem ser utilizadas pinças e tenazes, desde que sejam adotadas medidas de proteção que garantam o distanciamento do trabalhador das zonas de perigo.
II. Caso necessário, as pinças e tenazes devem ser suportadas por dispositivos de alívio de peso, tais como balancins móveis ou tripés, de modo a minimizar a sobrecarga do trabalho
III. O volante vertical e horizontal das forjas de fricção com acionamento por fuso devem ser protegidos, de modo que não sejam tocados em caso de ruptura do fuso.
Para os EPIs utilizados em trabalho em altura, são necessárias algumas verificações periódicas no local de execução do trabalho. Assinale a alternativa a seguir que apresenta uma afirmação falsa.
De acordo com a literatura na área, um PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) deve conter o que se descreve a seguir, exceto pelo que se lê na alternativa:
O trabalhador, no exercício de sua atividade não deve ficar exposto a certos ambientes além dos limites de tolerância e de exposição. Por exemplo, um trabalhador que exerce atividades na extração, tratamento, moagem e transporte de manganês numa jornada de oito horas tem como limite na NR (Norma Regulamentadora) o valor de 5 (UM-Unidade de Medida). Essa unidade (UM) está corretamente grafada na alternativa:
Complete a lacuna do texto a seguir com a resposta correta. No triângulo do fogo (jargão na área) a/o ______________ é considerado o comburente no processo.
Avalie as afirmações a seguir tendo como base seus conhecimentos sobre o tema incêndios.
I. A fumaça da cor branca indica que a combustão é mais completa com rápido consumo de combustível e baixo consumo de comburente.
II. A fumaça da cor preta indica que o fogo está se desenvolvendo com altas temperaturas, porém, com deficiência de combustível.
III. A Fumaça nas cores amarela ou violeta indica a presença de gases altamente tóxicos.
Responda a próxima questão com base no tema: Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria MTB n° 3.214, de 08 de junho de 1978
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. De acordo com a NR-12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) as vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter_________________.
Responda a próxima questão com base no tema: Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria MTB n° 3.214, de 08 de junho de 1978
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). O tema trata da NR-12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos). As escadas de degraus sem espelho devem ter:
( ) Largura de 0,60 m (sessenta centímetros) a 0,80 m (oitenta centímetros).
( ) Degraus com profundidade mínima de 0,15 m (quinze centímetros)
( ) Degraus e lances uniformes, nivelados e sem saliências;
( ) Altura máxima entre os degraus de 0,25 m (vinte e cinco centímetros);
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.
Responda a próxima questão com base no tema: Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria MTB n° 3.214, de 08 de junho de 1978
Segundo NR-1 (Disposições Gerais) compete à Delegacia Regional do Trabalho - DRT ou à Delegacia do Trabalho Marítimo - DTM, nos limites de sua jurisdição o que se descreve a seguir, exceto pelo que se lê na alternativa:
Responda a próxima questão com base no tema: Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria MTB n° 3.214, de 08 de junho de 1978
Segundo NR-1 (Disposições Gerais) cabe ao empregador informar aos trabalhadores quanto à:
I. Aos riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho.
II. Aos meios para prevenir e limitartais riscos e as medidas adotadas pela empresa.
III. Apresentação dos resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos.
IV. Permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho apresentando os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho
Para efeitos da norma regulamentadora NR-17 (Ergonomia) estão corretas as afirmações:
I. Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
II. Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas.
III. Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a dezesseis anos e maior de quatorze anos.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. O Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador tem base na _______ .
A NR que trata do assunto: Equipamento de Proteção Individual, diz que cabe ao empregador:
I. Adquirir o adequado ao risco de cada atividade.
II. Exigir seu uso.
III. Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.
IV. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação.
Dentre as afirmações apresentadas, estão corretas.