1Q49985 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCA área de conhecimento dentro da Psicologia que estuda técnicas de seleção, treinamento, avaliação de desempenho, estresse, consequências psíquicas no mundo ocupacional, corresponde à Psicologia ✂️ a) Jurídica. ✂️ b) Educacional. ✂️ c) Clínica. ✂️ d) da Terceira Idade. ✂️ e) do Trabalho. 2Q49986 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: físico-motor; intelectual; social e ✂️ a) epistemológico. ✂️ b) estrutural. ✂️ c) afetivo-emocional. ✂️ d) tipos de personalidade. ✂️ e) tipos de temperamento. 3Q49987 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCPiaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do ✂️ a) temperamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global. ✂️ b) pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global. ✂️ c) raciocínio abstrato, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento neurológico. ✂️ d) cérebro em realizar conexões no córtex lateral, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento afetivo. ✂️ e) cérebro em realizar conexões no córtex pré-frontal, o que, por sua vez interfere no desenvolvimento físico. 4Q49988 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCA abordagem cognitiva diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa. A aprendizagem mecânica refere-se à aprendizagem de ✂️ a) novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva. ✂️ b) novas informações que permitem a associação com conceitos existentes na estrutura emocional. ✂️ c) novos conteúdos que se relacionam com conceitos relevantes já instalados na estrutura cognitiva. ✂️ d) novos conteúdos que não se relacionam com conceitos relevantes já instalados na estrutura cerebral. ✂️ e) novas ideias que se relacionam com conceitos relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva. 5Q49989 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCAs necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia e que envolvem a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de reconhecimento, de status, prestígio e consideração são denominadas, para Maslow, necessidades ✂️ a) sociais. ✂️ b) de autorrealização. ✂️ c) de segurança. ✂️ d) de estima. ✂️ e) de autodireção. 6Q49990 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCQuando um líder é "pessoal" e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro, ele está utilizando um estilo de liderança ✂️ a) autocrática. ✂️ b) democrática. ✂️ c) situacional. ✂️ d) liberal. ✂️ e) transformadora. 7Q49991 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO estilo 1.1 indicado na Grade Gerencial proposta por Blake e Mouton menciona que o gerente quando utiliza este estilo atua com ✂️ a) alto comportamento de direção para com sua equipe e alta preocupação em lidar com conflitos interpessoais. ✂️ b) elevada preocupação com a produção e com as pessoas. ✂️ c) elevada preocupação com as pessoas e baixa preocupação com a produção. ✂️ d) tendência acentuada em atender todas as necessidades motivacionais de seu time em detrimento da produção. ✂️ e) quase nenhuma preocupação pela produção ou pelas pessoas. 8Q49992 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCEntre as técnicas de seleção temos o sociodrama que é uma simulação ✂️ a) de um plano de trabalho que o candidato deverá realizar e entregar por escrito para os selecionadores que verificarão sua capacidade de resolver problemas técnicos e comportamentais diante de uma situação de conflito. ✂️ b) que exige do candidato que demonstre suas habilidades técnicas, principalmente na operação de equipamentos e máquinas que fazem parte da função a que se candidata. ✂️ c) de situação na qual o candidato se defronta com várias pessoas desempenhando papéis relacionados com subordinados ou pares do cargo a ser preenchido, para verificar como se comporta frente a situações típicas que deverá enfrentar na empresa. ✂️ d) que solicita ao candidato que faça uma avaliação de um estudo de caso referente ao exercício do seu trabalho e proponha soluções, visando assim verificar o nível de habilidades técnicas presentes. ✂️ e) de uma situação lúdica em que o candidato deverá ser avaliado quanto ao seu desempenho técnico. 9Q49993 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO método de avaliação de desempenho que consiste em avaliar o desempenho por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual e que em cada bloco existe um conjunto composto de duas ou quatro frases, no qual o avaliador deve escolher obrigatoriamente apenas uma ou duas que mais se aproximam do desempenho da pessoa avaliada é denominado ✂️ a) pesquisa de campo. ✂️ b) acidentes críticos. ✂️ c) incidentes críticos. ✂️ d) escolha forçada. ✂️ e) escala gráfica. 10Q49994 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO treinamento conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceitualização de ideias e de filosofias, seja para facilitar a aplicação de conceitos na prática administrativa, seja para elevar o nível de generalização desenvolvendo pessoas que possam pensar em termos globais e amplos é classificado como treinamento com foco no desenvolvimento de ✂️ a) atitudes. ✂️ b) conceitos. ✂️ c) habilidades comportamentais. ✂️ d) raciocínio lógico. ✂️ e) transmissão de informações. 11Q49995 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCO estresse tem um papel na etiologia, exarcebação e manutenção de vários problemas de saúde, sendo que as teorias interacionais de estresse priorizam os aspectos estruturais da interação entre o indivíduo e ✂️ a) seu ambiente de trabalho. ✂️ b) seu mundo interno. ✂️ c) sua consciência. ✂️ d) sua estrutura de personalidade. ✂️ e) suas aspirações. 12Q49996 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCTrata-se do conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho. Corresponde ✂️ a) à Qualidade de Vida. ✂️ b) ao Direito do Trabalho. ✂️ c) ao avanço da tecnologia. ✂️ d) à Ecologia Ambiental. ✂️ e) às ações estratégicas. 13Q49997 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCA Ergonomia estuda ✂️ a) a dimensão simbólica do que é compartilhado e construído socialmente, demonstrando as implicações de quem influencia e é influenciado nos diversos contextos culturais e antropológicos da empresa. ✂️ b) o homem como parte integrante e responsável pela preservação do ecossistema e dos insumos da natureza, bem como ator do desenvolvimento sustentável. ✂️ c) as condições de trabalho ligadas à pessoa e fundamenta-se na medicina, na psicologia, na motricidade e na tecnologia industrial, visando ao conforto e ao desempenho nas diversas posições de trabalho. ✂️ d) a consciência de que os bens são finitos e de que a distribuição de bens, recursos e serviços deve envolver de forma equitativa a responsabilidade e os direitos da sociedade. ✂️ e) a capacidade de mobilizar recursos para atingir resultados em ambiente cada vez mais complexo, mutável e competitivo. 14Q49998 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCNa literatura há várias definições de assédio moral no trabalho. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao assédio moral. ✂️ a) Perseguir repetidamente o colega, subordinado ou superior. ✂️ b) Tentativas repetidas de um indivíduo atormentar o outro. ✂️ c) Repetição de comportamentos abusivos. ✂️ d) Intimidar repetidamente incomodando uma pessoa. ✂️ e) Comportamento apropriado e repetido. 15Q49999 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCA escola de Melanie Klein, juntamente com a Psicologia do Ego e a Escola de Jacques Lacan é vista como uma das três grandes teorias pós-freudianas e seu mérito foi descrever um modelo novo da mente e de seu funcionamento, baseado nos conceitos de ✂️ a) ego função e de “área sem conflito do ego”. ✂️ b) mundo interno (ou mundo dos objetos internos) e de fantasias inconscientes. ✂️ c) self e de espaço potencial. ✂️ d) grande Outro e de Sujeito Suposto. ✂️ e) falta básica e pequeno outro. 16Q50000 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCFreud iniciou seu pensamento teórico assumindo o pressuposto de que não há nenhuma descontinuidade na vida mental, isto é, que ✂️ a) tudo pode ser completamente compreendido, já que os eventos ocorrem ao acaso. ✂️ b) tudo ocorre ao acaso, embora haja lógica nos processos mentais. ✂️ c) nada pode ser entendido isoladamente, dada a descontinuidade da consciência. ✂️ d) nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. ✂️ e) nada é equivalente à descontinuidade dos processos mentais, que demandam inteligibilidade via análise. 17Q50001 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCHusserl questionou os sistemas especulativos da Filosofia e as teorias explicativas das ciências positivas e propôs retornar a um ponto de partida que seja, verdadeiramente, o primeiro. Afirmou querer “voltar às coisas mesmas”, considerando-as como ponto de partida ✂️ a) das emoções. ✂️ b) da moral. ✂️ c) da intencionalidade. ✂️ d) da experiência. ✂️ e) do conhecimento. 18Q50002 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCPara Pichon-Rivière, as finalidades e propósitos dos grupos operativos podem ser resumidos no fato de que a atividade está centrada na mobilização de estruturas estereotipadas, nas dificuldades de aprendizagem e comunicação, devidas ao montante de ansiedade despertada por toda mudança (ansiedade depressiva por abandono do vínculo anterior e ansiedade paranoide criada pelo vínculo novo e pela insegurança), sendo que o coordenador, com sua técnica, em uma situação triangular, favorece o vínculo entre o grupo e ✂️ a) o campo de sua tarefa. ✂️ b) cada membro individualmente. ✂️ c) a cultura individual. ✂️ d) o âmbito ideológico interpessoal. ✂️ e) as regras sociais. 19Q50003 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCA Medicina Psicossomática é um estudo das relações mente-corpo com ênfase na explicação psicológica da patologia somática, uma proposta de assistência integral e uma transcrição para a linguagem ✂️ a) cultural dos sintomas globais do paciente. ✂️ b) psicológica dos sintomas corporais. ✂️ c) psicossocial dos sintomas emocionais. ✂️ d) física dos sintomas neuropsicológicos do paciente. ✂️ e) orgânica dos sintomas fantasiados pelo paciente. 20Q50004 | Psicologia, Analista Psicologia, MPE RN, FCCEm um psicodiagnóstico, um psicólogo optou por utilizar o teste H-T-P (Casa – Árvore – Pessoa) de John N. Buck. No desenho da árvore, o sujeito desenhou uma árvore grande e vigorosa. Ele consultou o Manual e Guia de Interpretação desta técnica projetiva de desenho e encontrou que esta característica do desenho implica que o indivíduo tem ✂️ a) facilidade para cooperar e também para competir. ✂️ b) fortes chances de desenvolver obesidade ou confrontar-se com outros indivíduos. ✂️ c) fortes necessidades para dominação e exibicionismo. ✂️ d) tendência a ignorar os demais e preferir o isolamento. ✂️ e) tendência para o bom desenvolvimento de sua autoestima e boa autoimagem. Corrigir o simulado 🖨️ Salvar PDF