Simulados Pedagogia Temas Educacionais Ped...

SED SC - Temas Educacionais Pedagógicos - Supervisor Escolar

Simulado com questões de prova: SED SC - Temas Educacionais Pedagógicos - Supervisor Escolar. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 10 questões
🙂 Fácil
👥 530
🏆 11
📈 60%

1Q51600 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

“A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos (...)”. Os requisitos que completam o enunciado são, exceto:

Fonte: Resolução 4 de 2010, Art. 9º. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q51601 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 15.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q51604 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q51605 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q51606 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

No documento - Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q51607 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q51608 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q51609 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q51610 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q51611 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

🖨️ Imprimir

Deixe seu comentário

Usuário
Por Marlene aparecida aleixo em 27/10/2018 16:53:15
Sao otimas e bem formuladas./.Para identificarmos nossa defasagem de informaçao.
gostei!
Usuário
Por Laudemir de Campos em 16/11/2021 07:21:04
Muito legal ????

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.