1Questão
Assinale a opção em que o período não é construído de orações coordenadas.
4Questão
Orações Coordenadas: “estudamos, logo deveremos passar nos exames”. A oração em destaque é:
5Questão
Um livro de receita é um bom presente porque ajuda as pessoas que não sabem cozinhar. A palavra “porque” pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
6Questão
Assinale a alternativa em que o sentido da conjunção está corretamente indicado entre parênteses.
7Questão
“(...) fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá.” O vocábulo sublinhado introduz oração que denota:
9Questão
“Sai, afastando-me dos grupos, e fingido ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”
(Quincas Borba - M. de Assis)
“(...) que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.” É uma oração:
(Quincas Borba - M. de Assis)
“(...) que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.” É uma oração: