Exercícios Encontros Vocálicos (Ditongo, Tritongo, Hiato) com Gabarito

Simulado com questões de prova: Exercícios Encontros Vocálicos (Ditongo, Tritongo, Hiato) com Gabarito. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
6.752
Resoluções
39%
Média
Difícil
Dificuldade
  • Assinale a alternativa em que há, respectivamente: hiato, ditongo crescente, ditongo decrescente e tritongo.
  • Assinale a alternativa na qual todas as palavras apresentadas possuem ditongo:
  • Em relação à fonologia, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

    (1) Encontro vocálico: ditongo decrescente.
    (2) Encontro vocálico: ditongo crescente.
    (3) Dígrafo.
    (4) Encontro consonantal.

    (   ) Quente.
    (   ) Cripta.
    (   ) Mausoléu. 
    (   ) Conchas.
    (   ) Reino.
  • Assinale a alternativa onde temos sequencialmente ditongo, hiato e tritongo:  
  • Conforme definição do Dicionário Aurélio, gramática é o estudo ou tratado dos fatos da linguagem, falada e escrita, e das leis naturais que a regulam. Diante do exposto, julgue as afirmações abaixo:

    I. O hífen é empregado se o segundo elemento começa por "h", como por exemplo, em super-herói e super-homem.
    II. Os hiatos "oo" e "ee" não recebem acento circunflexo, como por exemplo, em abençoo e creem.
    III. Os ditongos "éi", "ói" e "éu" só são acentuados se estiverem no final da palavra, como por exemplo, em chapéu e anéis.

    Pode-se afirmar que são corretas: 
  • Leia o texto a seguir:

    O alagoano Graciliano Ramos mostrou-se merecedor dos parabéns de toda a imprensa brasileira, quando lançou o romance “Vidas Secas”, livro que confirmou sua excelência como escritor. Nessa obra, ele narra de maneira subliminar a caminhada de uma família pela caatinga. Eram todos fugitivos da seca e quase não falavam. A personagem marcante, por incrível que pareça, é a cachorra Baleia.

    Assinale a alternativa CORRETA:
  • Leia a frase a seguir:

    Averiguei que Luana também atravessou o saguão, carregando uma bacia de louça suja que ninguém imaginaria ser demasiado pesada para seus braços finos.

    Nessa frase existem:

COMENTÁRIOS (7)

  • Janete Souza
    Janete Souza
    27/03/2020 • 20:23
    Muito boa avaliação excelente experiência para mim
  • marina pio
    marina pio
    13/06/2020 • 16:38
    Da questão 7 até a 10, há duas alternativas
  • Bianca Alves
    Bianca Alves
    05/04/2022 • 19:45
    Gostei muito dessa avaliação !
  • veridiana da silva becker
    veridiana da silva becker
    12/06/2023 • 17:33
    Ótimoooo, muito desafiador!
  • CASSIA  LINHARES
    CASSIA LINHARES
    03/10/2024 • 00:06
    Gostei muito do desafio.
  • JOSÉ BORGES FILHO
    JOSÉ BORGES FILHO
    09/01/2025 • 13:57
    Não entendi a questão um!!!
  • Aline Clécia
    Aline Clécia
    17/05/2025 • 19:22
    Na primeira vez acertei 13%, agora eu já acertei 50%. Sinto que estou no caminho certo.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.