Exercícios de Acentuação Gráfica: Acento Diferencial com Gabarito

Simulado com questões de prova: Exercícios de Acentuação Gráfica: Acento Diferencial com Gabarito. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!


Desempenho Global
1.317
Resoluções
62%
Média
Médio
Dificuldade
publicidade
  • A oração o uso excessivo de agrotóxicos na agricultura pode ser prejudicial a saúde e ao meio-ambiente está de acordo com a norma padrão escrita.

  • Analise as frases abaixo.

    a) Nossa reinvindicação é igual à dos servidores estaduais.
    b) O MPSC sediou o XX Congresso Nacional de Meio-Ambiente em abril.

     As duas frases estão gramaticalmente corretas. 
  • Julgue os fragmentos de texto apresentados nos seguintes itens com relação à grafia das palavras. 

    Sob uma equivocada intensão de se evitar constrangimentos de alunos, opta-se por não distinguir o certo do errado, em não apontar falhas e aceitar resultados mediocres.
  • Julgue os fragmentos de texto apresentados nos seguintes itens com relação à grafia das palavras. 

    A excelência — definida como a qualidade do que é excelente, melhor — só pode ser alcançada por meio do aprimoramento contínuo.
  • Nos itens a seguir, são apresentados trechos adaptados de jornal de grande circulação. Julgue-os quanto à correção gramatical.

    Visto apenas pelo ângulo econômico, o problema da exploração da mão de obra infantil, é ao mesmo tempo reflexo e impecílio para o desenvolvimento. Quando crianças e adolescentes deixam de estudar para entrar precocemente no mercado de trabalho, trocam um futuro mais promissor pelo ganho imediato.

  • Excerto 6
    “[...] O jurídico aparece sempre na forma de linguagem textual, mais precisamente, na maneira verbal escrita, o que outorga maior estabilidade às relações deônticas entre os sujeitos das relações. Como tal, as Ciências da Linguagem, particularmente a Semiótica, desempenham papel decisivo para a investigação do objeto Direito. E, se pensarmos também na afirmação de Flusser, segundo a qual a língua é constitutiva da realidade, ficaremos autorizados a dizer que a linguagem (língua) do Direito cria, forma e propaga a realidade jurídica. [...]”
    CARVALHO, Paulo Barros. O legislador como poeta: alguns apontamentos sobre a teoria flusseriana aplicados ao Direito. IN: PINTO, Rosalice; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco;

    RODRIGUES, Maria das Graças Soares (Orgs.). Linguagem e direito: perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Contexto, 2019. p. 25. [fragmento] 

    As palavras Semiótica Direito estão grafadas com letra inicial maiúscula, pois se referem a domínios do saber. De acordo com a norma ortográfica vigente, também poderiam ser grafadas com letra inicial minúscula.
  • O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 55, item I, da Constituição Federal,

    DECRETA:

          Art. 1.° A Carreira Policial Federal far-se-á nas categorias funcionais de Delegado de Polícia Federal, Perito Criminal Federal, Censor Federal, Escrivão de Polícia Federal, Agente de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, mediante progressão funcional, de conformidade com as normas estabelecidas pelo Poder Executivo. 
          Art. 2.° A hierarquia na Carreira Policial Federal se estabelece primordialmente das classes mais elevadas para as menores e, na mesma classe, pelo padrão superior. 
          Art. 3.° O ingresso nas categorias funcionais da Carreira Policial Federal ocorrerá sempre no padrão I das classes iniciais, mediante nomeação ou progressão funcional. 
                       
    Quanto ao texto acima, julgue o item a seguir.

    No texto, as expressões grafadas com inicial maiúscula constituem unidades de sentido, classificadas como substantivos compostos, em que o recorrente adjetivo “Federal” faz parte do nome próprio.
publicidade

COMENTÁRIOS (4)

  • João Pedro
    João Pedro
    16/11/2021 • 19:54
    acertei 63% do simulado, parabéns para os criadores
  • DEVAIR DIAS
    DEVAIR DIAS
    08/12/2021 • 17:52
    Fiz meu primeiro simulado acertei 50% das questões.
  • Jailma Rodrigues de Araujo
    Jailma Rodrigues de Araujo
    01/09/2022 • 16:06
    acertei 100 por cento , nem acreditei
  • Jhonatan Santos Tavares
    Jhonatan Santos Tavares
    18/12/2024 • 19:06
    Parabéns aos desenvolvedores do site.
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.