Simulados Pedagogia A Construção do Conhec...

A Construção do Conhecimento - Pedagogia - Exercícios com Gabarito

Simulado com questões de prova: A Construção do Conhecimento - Pedagogia - Exercícios com Gabarito. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 10 questões
🙂 Fácil
👥 201
🏆 5
📈 69%

1Q56834 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q56835 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

    O currículo da educação básica da Secretaria de Estado  de Educação do Distrito Federal fundamenta‐se na pedagogia  histórico‐crítica  e  na  psicologia  histórico‐cultural,  opção  teórico‐metodológica  que  se  assenta  em  inúmeros  fatores,  sendo a realidade socioeconômica da população do Distrito  Federal um deles.

Currículo em Movimento: pressupostos teóricos. SEEDF. 2014. p. 30 (com adaptações)

Tendo  o  texto  acima  como  referência  inicial,  julgue o seguinte item.

Os métodos de ensino partem de um saber fundado na  experiência  dos  estudantes  e  o  trabalho  docente  relaciona  a  prática  vivida  pelos  estudantes  com  os  conteúdos escolares.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q56836 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

A respeito da relação professor‐aluno, julgue o seguinte item.

A dimensão socioemocional do estudante é exercitada  quando o professor planeja a aula e alinha seus objetivos  a ela.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q56837 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

O professor deve ser crítico, reflexivo e responder, por meio da prática docente, às situações que surgem no dia a dia profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q56838 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

Espera-se do professor preparo teórico-prático adequado para superar a fragmentação entre os domínios do conhecimento, de modo que alcance uma visão interdisciplinar.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q56839 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor.

O compromisso social e ético do profissional da educação está relacionado ao domínio do conteúdo e ao subsídio dado ao aluno para que ele se adapte aos valores e normas vigentes da sociedade por meio do desenvolvimento individual e da conquista do sucesso.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q56840 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor.

No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q56841 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento. 
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q56842 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q56843 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Baixar PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.