Simulados Pedagogia Vygotsky e a Teoria Hi...

Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural - Exercícios com Gabarito

Simulado com questões de prova: Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural - Exercícios com Gabarito. Resolva online grátis, confira o gabarito e baixe o PDF!

✅ 10 questões
🙂 Fácil
👥 463
🏆 12
📈 61%

1Q57218 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Vygotsky  desenvolveu  o  conceito  de  zona  do  desenvolvimento  proximal,  que  diz  respeito  ao  desenvolvimento das capacidades individuais por meio  da colaboração de indivíduos mais especializados.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q57219 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

O pensamento vygotskyano defende a origem social dos  processos psicológicos superiores.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q57220 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Ao longo do desenvolvimento cultural da criança, as funções psicológicas superiores aparecem duas vezes, em dois níveis: primeiramente, dentro da criança, como categoria intrapsicológica, e depois, entre as pessoas, como categoria interpsicológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q57221 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

O conceito de zona de desenvolvimento proximal é definidor das funções que já amadureceram e que são importantes para a aprendizagem dos indivíduos. Corresponde, portanto, ao que se pode considerar como desenvolvimento em seu sentido completo.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q57222 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Vygotsky concedeu um novo status epistemológico às atividades humanas, mostrando que, mais importante do que a linguagem, são os processos de pensamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q57223 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Para Vygotsky, por trás das palavras, existe uma gramática própria do pensamento, uma sintaxe dos sentidos das palavras. Essa gramática, essa sintaxe, origina-se nas formas sociais de interação verbal, mas é permeada por uma realidade psicológica individual.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q57224 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q57225 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q57226 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q57227 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE CEBRASPE

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Objetivos instrucionais, sequenciamento de passos e reforço de aprendizagem são etapas básicas da teoria de aprendizagem vygotskyana. 
  1. ✂️
  2. ✂️

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.