1Q57421 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCCLeia e analise o artigo 36 da Lei 9.596/1996 – LDB abaixo e assinale a alternativa CORRETA que complementa o texto: Art. 36 O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber. § 6º A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará: II – A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação: ✂️ a) Considerar que o rendimento do aluno tenha sido superior em 80%, mesmo tendo mais de 50% de faltas. ✂️ b) For estruturada e organizada em etapas com terminalidade. ✂️ c) Do curso oferecer provas aleatórias práticas. ✂️ d) Do aluno estiver diretamente associada a um processo seletivo análogo ao ENEM. ✂️ e) For alicerçada por meio das notas obtidas na educação básica. 2Q57422 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCCLaia o fragmento a seguir. “Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.” Para a organização do currículo por competências é necessário ✂️ a) considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados. ✂️ b) garantir a compartimentação disciplinar. ✂️ c) praticar uma avaliação classificatória da aprendizagem. ✂️ d) responsabilizar o professor pela elaboração e avaliação dos projetos de trabalho. ✂️ e) evitar o surgimento e a discussão de problemas. 3Q57423 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.” Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) O currículo real é aquele que se materializa dentro do espaço da sala de aula, com professores e alunos, a cada dia. ✂️ b) As teorias críticas de currículo têm como destaque e ênfase os aspectos pedagógicos de ensino e aprendizagem. ✂️ c) O currículo formal refere-se às influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural de cada um. ✂️ d) O currículo é um reflexo e um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo, em que, por meio de ações descentralizadas, todos os segmentos da escola participam. ✂️ e) O currículo oculto traz institucionalmente os conjuntos de diretrizes a serem seguidas, traduzido em disciplinas e programas, passado ao professor na forma de guias de ensino, programas e livros didáticos. 4Q57424 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCCFrequentemente, os professores são questionados sobre quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem perseguidos e como atingi-los. É necessário compreender a existência de conhecimentos entre uma base comum e outra diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e competência. Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia. ✂️ a) Permitem a compreensão dos limites dos diferentes sistemas explicativos e asseguram que a ciência tem respostas definitivas. ✂️ b) Promovem a instrumentalização de uma gama de fatos e fenômenos - naturais ou não - ao educando, sob a óptica da ciência, mais especificamente da biologia. ✂️ c) Promovem a capacitação do educando à interpretação dos processos, fatos e fenômenos para que, simultaneamente, adquira uma visão crítica que lhe permita tomar decisões sobre fatos e fenômenos relacionados à biologia. ✂️ d) Promovem a aprendizagem da ciência como parte de uma formação cidadã, sem comprometimento diante de um mundo cada dia mais complexo. ✂️ e) O ensino da biologia deve servir como meio para ampliar a compreensão sobre a realidade, mas é desconsiderado como instrumento orientador de decisões e intervenções sobre a visão da ciência. 5Q57425 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCCA proposta curricular de um curso de graduação, a partir de uma análise sistêmica e global, deve dar conta dos seguintes aspectos fundamentais: ✂️ a) Flexibilidade, interdisciplinaridade, acessibilidade pedagógica e atitudinal, compatibilidade da carga horária total (em horas), articulação da teoria com a prática. ✂️ b) Flexibilidade, interdisciplinaridade, acessibilidade pedagógica e atitudinal, carga horária somente das disciplinas teóricas (em horas), articulação da teoria com a prática. ✂️ c) Flexibilidade, interdisciplinaridade, acessibilidade pedagógica e atitudinal, compatibilidade da carga horária total dos estágios (em horas), articulação com eventos e instituições internacionais. ✂️ d) Flexibilidade, foco disciplinar e específico com a área do curso, acessibilidade pedagógica e atitudinal, compatibilidade da carga horária total (em horas), articulação entre as ações práticas desenvolvidas no decorrer do Curso. ✂️ e) Interdisciplinaridade, rigidez curricular, acessibilidade pedagógica e atitudinal, compatibilidade da carga horária parcial dos estágios (em horas), articulação da teoria com a prática. 6Q57426 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCCLeia com atenção o trecho abaixo: A competência requerida hoje em dia é o domínio dos conteúdos com suficiente fluência e distância para construí-los em situações abertas e tarefas complexas, aproveitando ocasiões, partindo dos interesses dos alunos, explorando os acontecimentos, em suma, favorecendo a apropriação ativa e a transparência dos saberes, sem passar necessariamente por sua exposição metódica, na ordem prescrita por um sumário. (2000. p. 27). Assinale a alternativa CORRETA sobre o autor responsável pelo trecho exposto acima. ✂️ a) Philippe Perrenoud ✂️ b) Miguel Gonzales Arroyo ✂️ c) Pedro Demo ✂️ d) Louis Althusser ✂️ e) Karl Manheim 7Q57427 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCCQuando o professor de Língua Portuguesa realiza seu trabalho propondo aos alunos o conhecimento de jogos verbais, como: trava-línguas, parlendas, adivinhas e reconto de histórias está trabalhando com conteúdos: ✂️ a) Atitudinais. ✂️ b) Comportamentais. ✂️ c) Procedimentais. ✂️ d) Relacionais. ✂️ e) N.D.A 8Q57428 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCCSobre conteúdos curriculares selecionados, leia as afirmativas. I. A base nacional comum e a parte diversificada constituem-se em dois blocos distintos, com disciplinas específicas para cada uma dessas partes. II. A parte diversificada enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo, entre outros aspectos, o estudo das características regionais e locais da sociedade. III. A parte diversificada pode ser organizada em temas gerais, na forma de eixos temáticos, selecionados colegiadamente pelos sistemas educativos ou pela unidade escolar. Está correto apenas o que se afirma em: ✂️ a) II e III. ✂️ b) I. ✂️ c) I e III. ✂️ d) II. ✂️ e) I e II. 9Q57429 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20) A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque. ✂️ a) A aquisição desse conhecimento revela a totalidade do currículo escolar. ✂️ b) A natureza desse conhecimento deve estar modelada pelos códigos que estruturam o currículo. ✂️ c) A descoberta desse conhecimento amplo e irrestrito foi construída no ambiente escolar. ✂️ d) A aprendizagem sobre esse tema, dentro ou fora da escola, acontece da mesma forma. ✂️ e) O conhecimento de um novo tema deve ser valorizado pela escola. 10Q57430 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCCMariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir. I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos. II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico. III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) II e III, apenas. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar PDF