1Q57541 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilPensar a educação de crianças pequenas exige compreender que: ✂️ a) As circunstâncias do meio em que a criança vive não se constituem como bases para seu desenvolvimento. ✂️ b) O papel da escola e do professor é possibilitar intencionalmente experiências com a cultura para impulsionar o desenvolvimento humano ao longo da vida. ✂️ c) As formais finais (ou ideais – porque mais desenvolvida da cultura) podem ficar à margem da escola, porque pouco influenciam o desenvolvimento humano. ✂️ d) O meio desempenha papel secundário no processo de desenvolvimento da pessoa ao longo de sua vida. ✂️ e) Ao apresentarmos às crianças as artes, utensílios e ferramentas, formas de cooperação, por exemplo, declinamos do papel potencialmente humanizador da instituição de Educação infantil. 2Q57542 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilDe acordo com os avanços legais e epistemológicos, as ações de cuidado e educação de crianças pequenas na escola da infância: ✂️ a) São pouco relacionadas, considerando que cuidar e educar na escola infância constituem-se em polos distintos. ✂️ b) São indissociáveis e dirigidas ao pleno desenvolvimento da criança pequena. ✂️ c) São dissociáveis e se distanciam no dia a dia da instituição educativa. ✂️ d) São exclusivamente expressões de tensões no cenário educativo. ✂️ e) São pouco expressivas no processo de desenvolvimento integral da criança. 3Q57544 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilSobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que ✂️ a) com o advento da Modernidade desenvolve-se um sentimento voltado à infância, buscando estabelecer semelhanças entre crianças e adultos. ✂️ b) um significado de infância, com o sentido que lhe é atribuído atualmente, passa a ser produzido na Modernidade em torno do século XX. ✂️ c) as crianças, até meados do século XIX, não apresentavam relevância para o campo social, não se abordava a questão da infância como etapa da vida específica como se conhece hoje. ✂️ d) pode-se encontrar referência à crescente preocupação com as crianças no decorrer do século XVIII, o que se constitui como condição de possibilidade para a produção de discursos sobre o papel das famílias e sobre a infância. ✂️ e) um conceito de infância, com o sentido que lhe é atribuído na contemporaneidade, passa a ser produzido no Brasil a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no início do século XXI. 4Q57545 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilDe acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo pelas escolas de Educação Infantil, coerente com uma pedagogia transformadora, tende, atualmente, a dar ênfase ao ✂️ a) trabalho pautado na teoria de desenvolvimento infantil que concebe a aprendizagem a partir do interesse espontâneo da criança. ✂️ b) enriquecimento do ambiente, com materiais estimulantes, para que criança manuseie, toque e brinque com os objetos expostos à sua volta. ✂️ c) desenvolvimento de atividades de leitura e escrita, para oferecer às crianças de famílias de baixa renda condições de acesso aos conhecimentos historicamente produzidos. ✂️ d) cuidado com a higiene das mãos, escovação de dentes, descanso, alimentação, bem como com o descanso na hora do sono, o deitar a cabeça na mesa e a disciplina na fila. ✂️ e) trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, ao jogo como recurso privilegiado de desenvolvimento da criança pequena e à pedagogia de projetos didáticos. 5Q57546 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil0 debate na educação infantil centra-se, atualmente, na autonomia de cada creche e pré-escola para elaborar e desenvolver seu projeto pedagógico e na necessidade de que esse projeto se comprometa com padrões de qualidade propostos para a educação infantil. Conforme Oliveira (2002), o grande risco de uma proposta pedagógica para a educação infantil é que ✂️ a) os padrões de qualidade fixos e predeterminados não sejam observados pelas escolas, deixando de cumprir os direitos e o bem-estar das crianças. ✂️ b) as creches e pré-escolas voltem a ser assistencialistas, deixando de cumprir os objetivos educacionais propostos pela legislação vigente. ✂️ c) as crianças de creche e de pré-escola deixem de ser cuidadas ou educadas dentro das escolas públicas voltadas a esse atendimento. ✂️ d) a infância seja institucionalizada e regulada de modo excessivo ou se torne um campo onde reine a espontaneidade, camuflando formas sutis de dominação. ✂️ e) os diversos segmentos que têm interesse no processo educacional da educação infantil passem a divergir em relação ao que se espera de cada criança. 6Q57547 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilO documento “Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” tem como objetivo central: ✂️ a) Relatar e refletir sobre os currículos de educação infantil buscando aprimorá-los ✂️ b) Discutir e referendar as práticas cotidianas realizadas nos estabelecimentos educacionais de educação infantil. ✂️ c) Problematizar, inspirar e aperfeiçoar as práticas cotidianas realizadas nos estabelecimentos educacionais de educação infantil. ✂️ d) Descrever, contextualizar e aprimorar as práticas cotidianas de educação infantil realizadas nas instituições de educação infantil. ✂️ e) N.D.A 7Q57548 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilA definição dos objetivos em termos de capacidades — e não de comportamentos — visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas. A capacidade de desenvolvimento das crianças, associada à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças, é a: ✂️ a) inserção social ✂️ b) estética. ✂️ c) afetiva. ✂️ d) ética. ✂️ e) de relação interpessoal. 8Q57549 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilA prática educativa direcionada para os diferentes grupos — crianças, jovens e adultos — exige a adoção de ✂️ a) métodos de ensino genéricos para todas as idades, uma vez que isso facilita o processo de ensino. ✂️ b) estratégias de ensino para todos os públicos baseadas nas práticas específicas para as crianças. ✂️ c) estímulos diferentes para jovens ou crianças, já que os processos de aprendizagem desses grupos são diferentes. ✂️ d) práticas de ensino apenas para adultos, uma vez que crianças e jovens estão em desenvolvimento e podem acompanhar esse processo. ✂️ e) estímulos idênticos para adultos, jovens e crianças, já que o processo de aprendizagem é o mesmo independentemente da idade. 9Q57550 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação InfantilA zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã. O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista ✂️ a) Skinner. ✂️ b) Freud. ✂️ c) Rogers. ✂️ d) Piaget. ✂️ e) Vigotsky. Corrigir o simulado 🖨️ Imprimir