Direito Constitucional•FUNCAB•Ensino Superior•8 questões Desempenho Global57Resoluções61%MédiaMédioDificuldadeVer MaisEstatísticasResolver Mais Direito Constitucional + Fácil Direito Constitucional + FUNCAB Direito Constitucional + Detran PE Direito Constitucional FUNCAB Detran PE Analista de Trânsito
Q6994•Direito Constitucional•FUNCAB•Detran PEAcerca dos direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar: ✂️A)é sempre vedada a imposição de pena de morte. ✂️B)a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de detenção, nos termos da lei. ✂️C)é possível a extradição de brasileiro nato. ✂️D)a prisão ilegal será imediatamente revogada pela autoridade judiciária. ✂️E)a criação de associações independe de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
Q6995•Direito Constitucional•FUNCAB•Detran PEAinda sobre direitos e garantias previstos no Constituição Federal, assinale a alternativa correta. ✂️A)O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no congresso Nacional. ✂️B)Mandado de segurança é o instrumento hábil a assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. ✂️C)Deve ser concedido habeas data para proteger direito líquido e certo, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública no exercício de atribuições do poder público. ✂️D)Somente o Ministério Público é parte legítima para propor ação popular. ✂️E)São sempre gratuitos o registro civil de nascimento e a certidão de óbito, assim como o mandado de segurança.
Q6996•Direito Constitucional•FUNCAB•Detran PESobre a organização político-administrativa do Estado, é correto afirmar que:✂️A)a organização político-administrativa da República compreende a União, os Estados e o Distrito Federal. ✂️B)não é permitido o desmembramento dos Estados, por conta do princípio da separação dos poderes. ✂️C)a criação de novos Municípios depende de consulta prévia, às populações diretamente envolvidas. ✂️D)os Territórios são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, integrantes da Administração Indireta. ✂️E)podem os Estados e Municípios estabelecer ou subvencionar cultos religiosos ou igrejas.
Q6997•Direito Constitucional•FUNCAB•Detran PEAcerca das regras constitucionais, que tratam da repartição de competências, assinale a alternativa correta. ✂️A)Compete privativamente à União legislar sobre trânsito e transporte. ✂️B)A competência da União para legislar sobre normas gerais sempre exclui a competência suplementar dos Estados. ✂️C)A superveniência de lei federal sobre normas gerais nunca suspende a eficácia da lei estadual. ✂️D)No âmbito da legislação concorrente, a União exercerá competência legislativa plena. ✂️E)Compete privativamente aos Estados legislar sobre desapropriação.
Q6998•Direito Constitucional•FUNCAB•Detran PEIntervenção é instrumento típico da estrutura do Estado Federal, pelo qual ocorre o afastamento temporário da atuação autônoma de determinada entidade federativa, sendo correto afirmar sobre o tema que: ✂️A)é sempre vedada a intervenção dos Estados nos Municípios. ✂️B)a União poderá intervir nos Estados ou Distrito Federal para manter a integridade nacional. ✂️C)é sempre permitido o decreto de intervenção genérico, que deverá ser submetido à apreciação do Presidente da República, no prazo de cinco dias. ✂️D)não se admite a decretação de intervenção por solicitação do Poder Legislativo, em razão do princípio da separação dos poderes. ✂️E)no caso de desobediência a ordem ou decisão judicial, a intervenção poderá ser decretada mediante requisição do Presidente da República.
Q6999•Direito Constitucional•FUNCAB•Detran PEA saúde é direito de todos e dever do Estado. Acerca das regras previstas na Constituição Federal sobre o tema, é correto afirmar que: ✂️A)a execução das ações e serviços de saúde deve ser realizada de forma exclusiva pela Administração Pública, sendo vedada a transferência ao particular. ✂️B)as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada, organizadas em um sistema único. ✂️C)o sistema único de saúde é financiado exclusivamente com recursos da União. ✂️D)é sempre possível ao poder público destinar recursos públicos para auxílios às instituições privadas de assistência à saúde com fins lucrativos. ✂️E)as ações e serviços públicos de saúde são efetivados de forma centralizada, exclusivamente pelo governo federal.
Q7000•Direito Constitucional•FUNCAB•Detran PEAcerca do Poder Legislativo, assinale a alternativa correta. ✂️A)O Poder Legislativo é composto pela Câmara dos Deputados, integrada por representantes dos Estados, e pelo Senado Federal, composta de representantes do povo. ✂️B)Os Deputados Federais são eleitos segundo o princípio majoritário. ✂️C)Dentre os requisitos para a candidatura dos Senadores estão o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral e a filiação partidária. ✂️D)A inviolabilidade dos Deputados e Senadores tem início desde a posse. ✂️E)As Comissões Parlamentares somente poderão funcionar na Câmara dos Deputados.
Q7001•Direito Constitucional•FUNCAB•Detran PEConforme as regras que tratam do Poder Executivo, previstas na Constituição Federal, é correto afirmar que: ✂️A)será considerado eleito Presidente o candidato que obtiver a maioria de votos, computados os em branco e os nulos. ✂️B)o Vice-Presidente substituirá o Presidente no caso de impedimento. ✂️C)ocorrendo a vacância nos dois últimos anos do período presidencial, será realizada nova eleição popular. ✂️D)o Presidente da República não responde por crime de responsabilidade. ✂️E)os Ministros de Estado são escolhidos dentre os brasileiros natos, maiores de trinta e cinco anos.