Simulados Português Interpretação de Textos

Escriturário - Português - Interpretação de Textos - Banco do Brasil

Resolva online questões do simulado da prova - Escriturário - Português - Interpretação de Textos - Banco do Brasil, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 32 questões
👥 129
Médio
📊 66%
17 ótimo
108 bom
3 regular
1 péssimo

1 Q200405 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

Assim, a fuga à moeda nacional, no caso brasileiro, longe de enfraquecer as instituições financeiras domésticas, abriu-lhes novo e promissor campo de atividades.


2 Q200468 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 O juro foi objeto de condenação pelos filósofos da civilizaçãogreco-romana e pelas religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo eo islamismo. E a doutrina canônica medieval embasada nos princípios do4 evangelho mantinha a proibição do empréstimo a juros. Levantada aproibição do juro, sobretudo após a Revolução Industrial do século XVIII,quando ficou evidente que o capital financeiro é produtivo, a doutrina7 moderna não mais discute a licitude do juro e, sim, o valor que a taxa podealcançar. Legitimado o juro, seja pela maior produtividade dos processoscapitalistas de produção, em face dos não-capitalistas, seja como preço10 cobrado pela renúncia a um maior consumo potencial no presente, a usurapassa a ser o juro cobrado acima da taxa legal ou socialmente tolerável.Julian M. Chacel. Internet: <http://www.caringi.com.br> (com adaptações).Considerando o texto acima e o tema nele tratado, julgue ositens a seguir.

De acordo com o texto, após a legitimação do juro, a usura passou a estar relacionada diretamente à rentabilidade dos processos não-capitalistas de produção.


3 Q200595 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

1 Pai do Consenso de Washington, o economista
John Williamson afirmou que não há mais como se falar em
desenvolvimento sustentado sem considerar o
4 desenvolvimento social. A agenda mudou e o social ganhou
relevância, afirmou. Para ele, a preocupação social não
significa assistencialismo. Os governos terão de criar as
7 condições para que os mais pobres possam melhorar de vida
com esforço próprio, assinalou. Ele reconheceu que o
resultado das políticas implementadas pelos países da
10 América Latina com base no Consenso de Washington foi
decepcionante. Para Williamson, as reformas realizadas
foram insuficientes, porque acabaram ideologizadas.

Correio Braziliense, 29/8/2003, p. 8 (com adaptações).

Acerca do texto acima e de aspectos diversos relacionados ao
tema por ele enfocado, julgue os itens que se seguem.

A expressão "Para ele" (L.5) remete a John Williamson, tanto como as seguintes formas verbais: "afirmou" (L.2), "assinalou" (L.8) e "reconheceu" (L.8).


4 Q200754 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

1 Pai do Consenso de Washington, o economista
John Williamson afirmou que não há mais como se falar em
desenvolvimento sustentado sem considerar o
4 desenvolvimento social. A agenda mudou e o social ganhou
relevância, afirmou. Para ele, a preocupação social não
significa assistencialismo. Os governos terão de criar as
7 condições para que os mais pobres possam melhorar de vida
com esforço próprio, assinalou. Ele reconheceu que o
resultado das políticas implementadas pelos países da
10 América Latina com base no Consenso de Washington foi
decepcionante. Para Williamson, as reformas realizadas
foram insuficientes, porque acabaram ideologizadas.

Correio Braziliense, 29/8/2003, p. 8 (com adaptações).

Acerca do texto acima e de aspectos diversos relacionados ao
tema por ele enfocado, julgue os itens que se seguem.

Pela estrutura sintática em que aparece, a segunda ocorrência da palavra "social" na linha 4 tem valor de substantivo.


5 Q201034 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto I questões 1 e 2

Afinal, o que é ser cidadão?
1 Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à
propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter
direitos civis. É também participar no destino da sociedade,
4 votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e
políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,
aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza
7 coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à
saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter
direitos civis, políticos e sociais.

Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003).

Considerando o texto I e a atualidade brasileira, julgue os itens seguintes.

Constitui uma estrutura alternativa e também correta para o primeiro período do texto o trecho Ser cidadão é ter direito a vida, liberdade, propriedade, igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis.


6 Q201467 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto I questões 1 e 2

Afinal, o que é ser cidadão?
1 Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à
propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter
direitos civis. É também participar no destino da sociedade,
4 votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e
políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,
aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza
7 coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à
saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter
direitos civis, políticos e sociais.

Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003).

Ainda considerando o texto I e a atualidade brasileira, julgue os itens que se seguem.

Imediatamente antes de "aqueles" (L.6), a inserção da estrutura que são não causa prejuízo para a correção do texto.


7 Q201480 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

1 Famílias e escolas deveriam educar os alunos para
lidar com perdas. Afinal, morrem não só pessoas, mas
também sonhos, projetos, possibilidades. A mídia deveria
4 dar destaque a pessoas altruístas. Contudo, como esperar
que se enfatize a solidariedade em um mundo regido pela
competitividade? Como falar de modéstia em tempos de
7 exibicionismo? Como valorizar a partilha, se tudo gira em
torno da lógica da acumulação?
As drogas não se transformaram na peste do século
10 só por culpa do narcotráfico. Elas são uma quimérica tábua
de salvação nessa sociedade que relativiza todos os valores
e carnavaliza até a tragédia humana. Não se culpe,
13 indagando onde você errou, como professor ou pai.
Pergunte-se pelos valores da sociedade em que vive. E o que
faz para mudá-los.

Frei Betto. Educação e fascínio da fama. In:
Correio Braziliense, 21/8/2003, p. 19 (com adaptações).

A respeito do texto acima e do quadro característico da
civilização contemporânea,julgue os itens subseqüentes.

A palavra "perdas" (R.2) está empregada no texto como um conceito genérico, podendo representar morte de pessoas, morte de sonhos, morte de projetos e morte de possibilidades.


8 Q201542 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

1 Famílias e escolas deveriam educar os alunos para
lidar com perdas. Afinal, morrem não só pessoas, mas
também sonhos, projetos, possibilidades. A mídia deveria
4 dar destaque a pessoas altruístas. Contudo, como esperar
que se enfatize a solidariedade em um mundo regido pela
competitividade? Como falar de modéstia em tempos de
7 exibicionismo? Como valorizar a partilha, se tudo gira em
torno da lógica da acumulação?
As drogas não se transformaram na peste do século
10 só por culpa do narcotráfico. Elas são uma quimérica tábua
de salvação nessa sociedade que relativiza todos os valores
e carnavaliza até a tragédia humana. Não se culpe,
13 indagando onde você errou, como professor ou pai.
Pergunte-se pelos valores da sociedade em que vive. E o que
faz para mudá-los.

Frei Betto. Educação e fascínio da fama. In:
Correio Braziliense, 21/8/2003, p. 19 (com adaptações).

A respeito do texto acima e do quadro característico da
civilização contemporânea,julgue os itens subseqüentes.

Nas linhas 13 e 14, pelos mecanismos de coesão textual, o pronome em "Pergunte-se" refere-se gramaticalmente a "professor" ou a "pai".


9 Q201751 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

O modo pelo qual à economia brasileira conviveu com o longo episódio inflacionário de 1960 à 1994 foi bastante peculiar. Em outros países que sofreram de mal similar, o público reagiu à corrosão do valor da moeda nacional fugindo para o dólar norte-americano.


10 Q202357 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 O mundo das finanças nunca mais será o mesmo.O fantástico desenvolvimento da tecnologia nos últimos anosmudou em definitivo o conceito de dinheiro. Os melhores4 investimentos passaram a ser fruto da velocidade das transações,da ausência de barreiras geográficas e do acesso à informação.Quanto mais rápido e bem informado for o investidor, menor7 será sua chance de perda. O tino para negócios foi substituído,em larga escala, por máquinas velozes e precisas.Magda David. Internet: <http://www.estadao.com.br> (com adaptações).Considerando o texto acima e o tema por ele tratado, julgue os itensque se seguem.

Está correta a seguinte reescritura do último período do texto: Substituiu-se o tino para os negócios, em larga escala, por máquinas velozes e precisas.


11 Q202444 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 O mundo das finanças nunca mais será o mesmo.O fantástico desenvolvimento da tecnologia nos últimos anosmudou em definitivo o conceito de dinheiro. Os melhores4 investimentos passaram a ser fruto da velocidade das transações,da ausência de barreiras geográficas e do acesso à informação.Quanto mais rápido e bem informado for o investidor, menor7 será sua chance de perda. O tino para negócios foi substituído,em larga escala, por máquinas velozes e precisas.Magda David. Internet: <http://www.estadao.com.br> (com adaptações).Considerando o texto acima e o tema por ele tratado, julgue os itensque se seguem.

O termo "em definitivo" (L.3) pode ser substituído, sem prejuízo para a correção gramatical do período, por definitivamente ou por de forma definitiva.


12 Q202736 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

A expressão "Nesse contexto" (L.12) refere-se imediatamente ao período que inicia o terceiro parágrafo, mas também à totalidade das idéias do texto.


13 Q202804 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto I questões 1 e 2

Afinal, o que é ser cidadão?
1 Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à
propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter
direitos civis. É também participar no destino da sociedade,
4 votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e
políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,
aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza
7 coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à
saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter
direitos civis, políticos e sociais.

Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003).

Considerando o texto I e a atualidade brasileira, julgue os itens seguintes.

Antes de "É" (L.3), está implícita a estrutura Seria cidadão.


14 Q202832 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Texto VII questões 23 e 241 Uma das novas tendências brasileiras é ademanda popular, mesmo nas camadas mais pobres, porvaga nas universidades, especialmente nas públicas, livres4 das pesadas mensalidades. Emparelha-se, para centenas demilhares de jovens de escolas públicas, ao sonho da casaprópria. Mas, pela falta de recursos, essas instituições têm7 cada vez menos condições de abrir novas vagas e garantira qualidade de ensino.Como o Brasil convive simultaneamente com10 diferentes décadas (ou mesmo séculos), enfrentam-se, ladoa lado, a fome mais primitiva, o trabalho escravo e infantile a pressão dos milhões de estudantes de escolas públicas13 que correm atrás de um diploma de faculdade, exigido poruma sociedade com forte impacto tecnológico.Sinais desse movimento são algumas inovações16 que serão lançadas ainda neste semestre em São Paulo ecompõem o novo perfil do Brasil. A prefeitura decidiufortalecer oscursinhos pré-vestibulares gratuitos e garantir19 bolsas nos que são pagos. É algo que, até há pouco tempo,ninguém poderia imaginar como papel de uma prefeitura,encarregada, pela lei, do ensino fundamental. Percebeu-se22 que, sem determinado tipo de habilitação e formaçãoescolar, o jovem, mesmo de classe média baixa, entra nocírculo da marginalidade.25 Muitas empresas estão exigindo diploma deensino médio a trabalhadores para executarem atividadesque, no passado, ficavam nas mãos de analfabetos ou de28 semi-analfabetos. Indústrias mais sofisticadas preferemoperários com cursos universitários.Internet: <http://www.folhauol.com.br> (com adaptações).Ainda com relação ao texto VII, julgue os seguintes itens.

Infere-se da última oração do texto que as indústrias estão se tornando mais sofisticadas porque empregam operários com cursos universitários.


15 Q203082 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 O juro foi objeto de condenação pelos filósofos da civilizaçãogreco-romana e pelas religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo eo islamismo. E a doutrina canônica medieval embasada nos princípios do4 evangelho mantinha a proibição do empréstimo a juros. Levantada aproibição do juro, sobretudo após a Revolução Industrial do século XVIII,quando ficou evidente que o capital financeiro é produtivo, a doutrina7 moderna não mais discute a licitude do juro e, sim, o valor que a taxa podealcançar. Legitimado o juro, seja pela maior produtividade dos processoscapitalistas de produção, em face dos não-capitalistas, seja como preço10 cobrado pela renúncia a um maior consumo potencial no presente, a usurapassa a ser o juro cobrado acima da taxa legal ou socialmente tolerável.Julian M. Chacel. Internet: <http://www.caringi.com.br> (com adaptações).Considerando o texto acima e o tema nele tratado, julgue ositens a seguir.

A expressão "Legitimado o juro" (L.8) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituída por qualquer uma das expressões: Assim que o juro vem a ser considerado legítimo, Desde que o juro torna-se legítimo ou Com a legitimação do juro.


16 Q203203 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

1 Um atentado suicida com um caminhão contendo
cerca de 230 quilos de explosivos na sede da Organização
das Nações Unidas (ONU) em Bagdá matou pelo menos
4 20 pessoas, entre elas, o chefe da missão da ONU no Iraque,
o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Ao menos cem pessoas
ficaram feridas. Vieira de Mello era considerado um dos
7 maiores especialistas em regiões de conflito. Era alto
comissário da ONU para Direitos Humanos e assumira
provisoriamente o cargo de representante especial no Iraque.
10 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque
e disse que Vieira de Mello foi vítima da insanidade do
terrorismo.

Folha de S. Paulo, 20/8/2003, capa (com adaptações).

A partir desse último texto, julgue os seguintes itens.

Seriam mantidas a correção gramatical e o sentido original do texto se a forma de gerúndio "contendo" (L.1) fosse substituída por que contém.


17 Q203420 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de um arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.


18 Q203614 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

Com 17.000 metros quadrados, o CCBB/RJ transformou-se em pólo multimídia e fórum de debates, pois integra muitos espaços em um só, onde a arte está permanentemente em cartaz.


19 Q203774 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto II – questões 3 e 4

1 A sociedade brasileira clama por transformações
e a esperança tornou-se palavra-chave desses novos tempos.
A superação dos graves problemas que afligem o povo
4 brasileiro, como a fome e a miséria, é o principal desafio do
novo governo.
Vencer as desigualdades faz parte de uma
7 estratégia e de um novo modelo de desenvolvimento para o
país, que pode dispor, para tanto, da imensa riqueza natural de
nossa Nação.
10 A construção de um novo momento histórico é um
compromisso que deve estar pautado em todas as ações de
governo. Nesse contexto é que afirmamos o direito da
13 sociedade brasileira à informação e à educação. O caminho,
portanto, é o da inclusão social, momento em que deve ser
construída uma nova cultura embasada nos direitos
16 fundamentais da vida humana, fortalecidos na concepção e na
prática de uma nova política social e econômica para o país.

Julgue os itens a seguir, relativos ao texto II e ao tema por ele abordado.

A substituição de "fortalecidos" (L.16) por fortalecida preservaria a correção gramatical, mas alteraria as relações entre as idéias do texto.


20 Q203831 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

Esses ativos eram em parte criados pelo sistema financeiro, mas mesmo aqueles criados pelo governo eram comercializados pelas instituições financeiras que lhes ofereciam ao público ou usavam como lastro para sua captação de recursos.


21 Q204018 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

Inaugurado como sede da Associação Comercial, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 20, passou à pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua Sede.


22 Q204051 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do salão de entrada pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.


23 Q204104 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

No caso brasileiro, a fuga se deu em favor de ativos financeiros indexados, criados principalmente pelo governo, mas também, ainda que em grau significativamente menor, pelo setor privado.


24 Q204191 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Texto VII questões 23 e 241 Uma das novas tendências brasileiras é ademanda popular, mesmo nas camadas mais pobres, porvaga nas universidades, especialmente nas públicas, livres4 das pesadas mensalidades. Emparelha-se, para centenas demilhares de jovens de escolas públicas, ao sonho da casaprópria. Mas, pela falta de recursos, essas instituições têm7 cada vez menos condições de abrir novas vagas e garantira qualidade de ensino.Como o Brasil convive simultaneamente com10 diferentes décadas (ou mesmo séculos), enfrentam-se, ladoa lado, a fome mais primitiva, o trabalho escravo e infantile a pressão dos milhões de estudantes de escolas públicas13 que correm atrás de um diploma de faculdade, exigido poruma sociedade com forte impacto tecnológico.Sinais desse movimento são algumas inovações16 que serão lançadas ainda neste semestre em São Paulo ecompõem o novo perfil do Brasil. A prefeitura decidiufortalecer oscursinhos pré-vestibulares gratuitos e garantir19 bolsas nos que são pagos. É algo que, até há pouco tempo,ninguém poderia imaginar como papel de uma prefeitura,encarregada, pela lei, do ensino fundamental. Percebeu-se22 que, sem determinado tipo de habilitação e formaçãoescolar, o jovem, mesmo de classe média baixa, entra nocírculo da marginalidade.25 Muitas empresas estão exigindo diploma deensino médio a trabalhadores para executarem atividadesque, no passado, ficavam nas mãos de analfabetos ou de28 semi-analfabetos. Indústrias mais sofisticadas preferemoperários com cursos universitários.Internet: <http://www.folhauol.com.br> (com adaptações).Ainda com relação ao texto VII, julgue os seguintes itens.

Mantêm-se o sentido original do texto e a correção gramatical, se a expressão temporal "até há pouco tempo" (L.19) for substituída por até pouco tempo atrás.


25 Q204230 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 O mundo das finanças nunca mais será o mesmo.O fantástico desenvolvimento da tecnologia nos últimos anosmudou em definitivo o conceito de dinheiro. Os melhores4 investimentos passaram a ser fruto da velocidade das transações,da ausência de barreiras geográficas e do acesso à informação.Quanto mais rápido e bem informado for o investidor, menor7 será sua chance de perda. O tino para negócios foi substituído,em larga escala, por máquinas velozes e precisas.Magda David. Internet: <http://www.estadao.com.br> (com adaptações).Considerando o texto acima e o tema por ele tratado, julgue os itensque se seguem.

A palavra "fruto" (L.4) está empregada em sentido conotativo e corresponde à idéia de resultado.


26 Q204273 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 O portal bb.com.br alcançou a marca de 5,3 milhões de clientes habilitados a realizar transações via Internet. A média mensal de transações para o 4 segmento pessoa física foi de 36,3 milhões, crescimento de 36%. Para as 500 mil empresas cadastradas, o banco fornece o gerenciador financeiro, responsável pela 7 média de 35 milhões de transações por mês. O BB oferece sítios especializados para seus diversos públicos. Destaque para www.agronegocios-e.com.br e 10 www.licitacoes-e.com.br. Folha de S. Paulo, 21/8/2003, p. C8 (com adaptações). A partir do texto acima e levando em conta o atual estágio de desenvolvimento da economia mundial, julgue os itens subseqüentes.

Pelos sentidos e pelas marcas de coesão textual, o primeiro período pode ser deslocado para o fim do texto sem prejudicar a argumentação textual.


27 Q204540 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Texto VII questões 23 e 241 Uma das novas tendências brasileiras é ademanda popular, mesmo nas camadas mais pobres, porvaga nas universidades, especialmente nas públicas, livres4 das pesadas mensalidades. Emparelha-se, para centenas demilhares de jovens de escolas públicas, ao sonho da casaprópria. Mas, pela falta de recursos, essas instituições têm7 cada vez menos condições de abrir novas vagas e garantira qualidade de ensino.Como o Brasil convive simultaneamente com10 diferentes décadas (ou mesmo séculos), enfrentam-se, ladoa lado, a fome mais primitiva, o trabalho escravo e infantile a pressão dos milhões de estudantes de escolas públicas13 que correm atrás de um diploma de faculdade, exigido poruma sociedade com forte impacto tecnológico.Sinais desse movimento são algumas inovações16 que serão lançadas ainda neste semestre em São Paulo ecompõem o novo perfil do Brasil. A prefeitura decidiufortalecer oscursinhos pré-vestibulares gratuitos e garantir19 bolsas nos que são pagos. É algo que, até há pouco tempo,ninguém poderia imaginar como papel de uma prefeitura,encarregada, pela lei, do ensino fundamental. Percebeu-se22 que, sem determinado tipo de habilitação e formaçãoescolar, o jovem, mesmo de classe média baixa, entra nocírculo da marginalidade.25 Muitas empresas estão exigindo diploma deensino médio a trabalhadores para executarem atividadesque, no passado, ficavam nas mãos de analfabetos ou de28 semi-analfabetos. Indústrias mais sofisticadas preferemoperários com cursos universitários.Internet: <http://www.folhauol.com.br> (com adaptações).Julgue os itens a seguir, relativos ao texto VII e ao tema neleabordado.

Na linha 10, as expressões "diferentes décadas" e "séculos" não se referem exatamente a um marco temporal, mas a desigualdades sociais, que marcaram época.


28 Q204596 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 O juro foi objeto de condenação pelos filósofos da civilizaçãogreco-romana e pelas religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo eo islamismo. E a doutrina canônica medieval embasada nos princípios do4 evangelho mantinha a proibição do empréstimo a juros. Levantada aproibição do juro, sobretudo após a Revolução Industrial do século XVIII,quando ficou evidente que o capital financeiro é produtivo, a doutrina7 moderna não mais discute a licitude do juro e, sim, o valor que a taxa podealcançar. Legitimado o juro, seja pela maior produtividade dos processoscapitalistas de produção, em face dos não-capitalistas, seja como preço10 cobrado pela renúncia a um maior consumo potencial no presente, a usurapassa a ser o juro cobrado acima da taxa legal ou socialmente tolerável.Julian M. Chacel. Internet: <http://www.caringi.com.br> (com adaptações).Considerando o texto acima e o tema nele tratado, julgue ositens a seguir.

Conclui-se do texto que o capital financeiro tornou-se produtivo porque existia a proibição de cobrança dos juros.


29 Q204786 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Texto VII questões 23 e 241 Uma das novas tendências brasileiras é ademanda popular, mesmo nas camadas mais pobres, porvaga nas universidades, especialmente nas públicas, livres4 das pesadas mensalidades. Emparelha-se, para centenas demilhares de jovens de escolas públicas, ao sonho da casaprópria. Mas, pela falta de recursos, essas instituições têm7 cada vez menos condições de abrir novas vagas e garantira qualidade de ensino.Como o Brasil convive simultaneamente com10 diferentes décadas (ou mesmo séculos), enfrentam-se, ladoa lado, a fome mais primitiva, o trabalho escravo e infantile a pressão dos milhões de estudantes de escolas públicas13 que correm atrás de um diploma de faculdade, exigido poruma sociedade com forte impacto tecnológico.Sinais desse movimento são algumas inovações16 que serão lançadas ainda neste semestre em São Paulo ecompõem o novo perfil do Brasil. A prefeitura decidiufortalecer oscursinhos pré-vestibulares gratuitos e garantir19 bolsas nos que são pagos. É algo que, até há pouco tempo,ninguém poderia imaginar como papel de uma prefeitura,encarregada, pela lei, do ensino fundamental. Percebeu-se22 que, sem determinado tipo de habilitação e formaçãoescolar, o jovem, mesmo de classe média baixa, entra nocírculo da marginalidade.25 Muitas empresas estão exigindo diploma deensino médio a trabalhadores para executarem atividadesque, no passado, ficavam nas mãos de analfabetos ou de28 semi-analfabetos. Indústrias mais sofisticadas preferemoperários com cursos universitários.Internet: <http://www.folhauol.com.br> (com adaptações).Ainda com relação ao texto VII, julgue os seguintes itens.

Subentende-se a palavra cursinhos antes da expressão "que são pagos" (L.19).


30 Q204869 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

A nova função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março, ainda em atividade.


31 Q204876 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

No final da década de 80, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil, decidiu-se pela preservação do prédio ao transformá-lo em um centro cultural.


32 Q205745 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 O juro foi objeto de condenação pelos filósofos da civilizaçãogreco-romana e pelas religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo eo islamismo. E a doutrina canônica medieval embasada nos princípios do4 evangelho mantinha a proibição do empréstimo a juros. Levantada aproibição do juro, sobretudo após a Revolução Industrial do século XVIII,quando ficou evidente que o capital financeiro é produtivo, a doutrina7 moderna não mais discute a licitude do juro e, sim, o valor que a taxa podealcançar. Legitimado o juro, seja pela maior produtividade dos processoscapitalistas de produção, em face dos não-capitalistas, seja como preço10 cobrado pela renúncia a um maior consumo potencial no presente, a usurapassa a ser o juro cobrado acima da taxa legal ou socialmente tolerável.Julian M. Chacel. Internet: <http://www.caringi.com.br> (com adaptações).Considerando o texto acima e o tema nele tratado, julgue ositens a seguir.

O texto mostra que a discussão acerca da legitimidade e da legalidade do juro foi substituída, ao longo da história, pela discussão do valor justo da taxa.


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.