Simulados Pedagogia Educação Especial Incl...

Professor PNS - Pedagogia - Educação Especial Inclusiva

Resolva online questões do simulado da prova - Professor PNS - Pedagogia - Educação Especial Inclusiva, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 29 questões
👥 480
Difícil
📊 49%
15 ótimo
225 bom
208 regular
32 péssimo

1 Q319950 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos psicológicos que dizem respeito ao nascimento e à rotina das famílias de bebês com deficiência, assinale a opção correta.

2 Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor

3 Q320459 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos:

4 Q320501 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao processo de avaliação dos estudantes com deficiência, assinale a opção correta.

5 Q320530 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de


6 Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.

7 Q321248 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD)

8 Q321997 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Os múltiplos fatores que podem ocasionar deficiência intelectual são classificados em pré-natais, quando ocorrem antes do nascimento, perinatais, quando ocorrem durante o parto, e pós-natais, quando ocorrem depois do nascimento. Nesse sentido, o uso de álcool, tabaco ou drogas pela gestante e traumas obstétricos são fatores de risco ao desenvolvimento de deficiência intelectual nos períodos

9 Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos.

10 Q322270 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

No planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, o professor deve

11 Q322409 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.

Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta.


12 Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem

13 Q323861 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas


14 Q324518 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM - VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam

15 Q324546 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação da deficiência intelectual, assinale a opção correta conforme a orientação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (AADID).

16 Q324630 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Com relação à educação bilíngue de surdos, assinale a opção correta.

17 Q324640 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

18 Q324733 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta.

19 Q324880 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao AEE para altas habilidades/superdotação (AH/SD), assinale a opção correta.

20 Q325179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais,

21 Q325481 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

A deficiência intelectual caracteriza-se por

22 Q326589 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

O conceito de necessidades educacionais especiais

23 Q326725 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias.

Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta.


24 Q327235 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido

25 Q327740 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta.

26 Q327832 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.

27 Q327905 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao atendimento especial especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), assinale a opção correta.

28 Q328419 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos

29 Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Usuário
Por maria santos em 07/09/2021 22:57:55
BOA NOITE! AMEI FAZER O SIMULADO E ME FEZ VÊ O QUANTO ESTOU PRECISANDO ESTUDAR.
SÓ ACERTEI 17 QUESTÕES DE 29.
Usuário
Por NELCI CAMARGO DOS SANTOS BRANCO em 17/09/2021 19:55:02
Como faço pra corrigir aperto em corrigir mas não dá.
Usuário
Por Eva Maria Resena em 12/12/2021 12:10:51
acertei 17 de 29,preciso estudar mais
Usuário
Por Rafaeli de moura montemezzo da silva em 17/12/2021 20:20:48
Muito bom .
Usuário
Por Ruan Felipe Moreira Brasil em 04/01/2022 23:23:03
24 de 29
Usuário
Por Maria Neves da Silva em 06/12/2022 18:31:33
acertei 13 de 29, preciso estudar mais, embora esta area seja ampla e complexa , adorei o simulado
Usuário
Por MARIA CARMO DOS SANTOS em 25/07/2023 16:06:36
Acertei 18 das 29 perguntas!!

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.