Simulados Pedagogia Planejamento de Ensino

Professor de Nível Superior PNS - Pedagogia - Planejamento de Ensino

Resolva online questões do simulado da prova - Professor de Nível Superior PNS - Pedagogia - Planejamento de Ensino, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 27 questões
👥 13
Difícil
📊 45%
0 ótimo
5 bom
6 regular
2 péssimo

1 Q319348 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta.

2 Q319825 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

No processo de avaliação dos alunos em matemática, o professor deve privilegiar alguns aspectos particulares. Assinale a opção que apresenta aspectos a ser enfatizados pelo professor na avaliação.

3 Q319826 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

No que diz respeito a brincadeira, educação e infância, assinale a opção correta.

4 Q319951 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

No ensino de ciências em sala de aula, comumente se recorre à utilização de modelos, que podem ser construídos em forma de desenhos, gráficos ou outros recursos que facilitem o entendimento de diferentes processos. Acerca da utilização de modelos nas aulas de ciências, assinale a opção correta.

5 Q320247 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Na década de 80 do século passado, Yves Chevallard, um matemático francês, levou o conceito de transposição didática para dentro do contexto da matemática. Em suas pesquisas sobre o assunto, Chevallard analisou como o conceito de ?distância? entre objetos se insere na pesquisa em matemática pura e como ele ressurge, de forma modificada, quando o contexto é o ensino de matemática.

Tendo como referência as análises de Chevallard, assinale a opção correta a respeito do conceito de transposição didática.


6 Q320392 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Na organização do trabalho pedagógico, a utilização de projetos como estratégia pedagógica tem como objetivo valorizar

7 Q320559 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Com relação à experimentação, assinale a opção correta.

8 Q321841 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Na educação infantil, a metodologia de projetos contribui para

9 Q322228 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Na metodologia de projetos,

10 Q322793 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Em sala de aula, o professor pode e deve usar instrumentos de avaliação distintos da tradicional prova escrita. Esses instrumentos alternativos podem ser utilizados para desenvolver, além do aspecto cognitivo, outras habilidades relacionadas à matemática.

Com relação a instrumentos de avaliação alternativos, assinale a opção correta.


11 Q322875 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

O processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil busca

12 Q323101 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Para realizar um processo de avaliação autêntica e significativa na educação infantil, que considere as experiências reais de cada criança em particular, o professor deve

13 Q323291 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Com relação à atuação da equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais, no atendimento educacional especializado para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta.

14 Q323595 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

O uso de material concreto e de aplicativos digitais de apoio em sala de aula, desde que satisfeitas algumas condições, favorece a aprendizagem significativa teorizada por David Ausubel. No entanto, é importante que certas condições indispensáveis sejam obedecidas e que as novas ideias trabalhadas com esses materiais não sejam propostas de forma arbitrária.

A respeito desse assunto, assinale a opção correta acerca das atribuições do professor que visem favorecer a aprendizagem significativa.


15 Q323677 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

A respeito da importância do espaço na educação infantil, assinale a opção correta.

16 Q323699 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Com o intuito de proporcionar assistência educacional, tecnológica, psicológica, moral e técnica aos portadores de deficiência múltipla, as ações de apoio devem

17 Q324004 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

No ambiente escolar, é possível utilizar metodologias, ferramentas e processos próprios das organizações para auxiliar na gestão do conhecimento e na criação de inteligência organizacional. Acerca dessas práticas, assinale a opção correta.

18 Q324327 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

O uso de recursos ópticos e não ópticos pode contribuir com a qualidade, o conforto e o desempenho visual dos alunos com baixa visão. Acerca dos tipos de recursos ópticos e não ópticos e seu uso em sala de aula, assinale a opção correta.

19 Q325195 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

No que concerne à organização de conteúdos e a sua aplicação, assinale a opção correta.

20 Q326029 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Acerca das modalidades organizativas dos conteúdos e seus respectivos produtos, assinale a opção correta.

21 Q326057 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

O uso de multimídia educativa na educação infantil

22 Q327238 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Com relação ao uso de jogos e mídias digitais no ensino de matemática, assinale a opção correta.

23 Q327752 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Para que a aprendizagem de ciências em sala de aula seja efetiva, é fundamental que haja objetivos preestabelecidos no currículo. A esse respeito, assinale a opção correta.

24 Q327968 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

Define-se planejamento educacional como

25 Q328384 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

A respeito de tecnologia assistiva (TA), assinale a opção correta.

26 Q328849 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

No planejamento pedagógico na educação infantil,

27 Q328863 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, Ensino Superior

No que se refere à elaboração do plano global de médio prazo do processo de planejamento, assinale a opção correta.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.