Simulados Biologia Fisiologia Animal

Professor II - Biologia - Fisiologia Animal - SEE SP

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🏷️ 11 questões
👥 16
Médio
📊 63%
4 ótimo
8 bom
3 regular
1 péssimo

1 Q382949 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Afundar ou boiar depende da densidade de um objeto em relação à densidade da água. A densidade do corpo dos peixes é maior do que a da água e, no entanto, eles conseguem manter um equilíbrio sem afundar e nem subir.

Isso ocorre, porque

2 Q383273 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

O tecido hemocitopoético é constituído de dois fluidos corpóreos importantes, que são o sangue e a linfa. O sangue, apesar de ser um fluido de aspecto homogêneo, apresenta uma parte líquida, o plasma, e outra com os elementos figurados.

Em relação ao sangue humano, pode-se afirmar que

3 Q384399 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Depois de uma longa série de exercícios, um atleta olímpico da equipe de natação começou a apresentar sintomas de fadiga muscular, ou seja, fortes dores principalmente nos braços e pernas. Essas dores ocorrem pelo acúmulo, nos músculos, de uma substância chamada


4 Q384463 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

A medicina define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Em especial, as drogas psicotrópicas são aquelas que atuam como depressores, estimulantes ou perturbadores do sistema nervoso central.

Sobre as drogas psicotrópicas, é correto afirmar que

5 Q385185 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

A doença de Tay-Sachs é uma enfermidade neurodegenerativa causada pela disfunção na hexosaminidase A, enzima que catalisa uma das etapas da digestão intracelular de um lipídio abundante nas membranas das células nervosas, o gangliosídio. A criança começa a apresentar os primeiros sintomas com alguns meses de idade e quase sempre morre antes dos cinco anos. Os sintomas são retardo mental, incapacidade psicomotora e, em muitos casos, aparece uma mancha vermelha no olho, seguida de cegueira, surdez, incapacidade de engolir, atrofia dos músculos e paralisia.

As organelas relacionadas com a doença Tay-Sachs são os

6 Q385438 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Para que o corpo humano se desenvolva e sobreviva com saúde, é necessária uma adequada ingestão de nutrientes essenciais, como água, sais minerais, açúcares, gorduras, proteínas e vitaminas. A vitamina D, por exemplo, essencial para a regulação dos níveis de cálcio e fósforo no organismo, pode ser obtida pela ingestão de alguns alimentos, bem como pela síntese


7 Q386438 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

A escola e a família têm um papel fundamental nas orientações sobre a adolescência. Vários hormônios sexuais desempenham um papel importante na preparação para a vida sexual adulta. Estudos estatísticos mostram que a puberdade tem acontecido mais cedo.

Sobre esse assunto, foram feitas algumas afirmações.

I. São caracteres secundários apresentados pelo rapaz na adolescência exclusivamente o crescimento em estatura.

II. Para evitar uma gravidez, aconselha-se utilizar preservativo ou pílulas anticoncepcionais.

III. A não utilização de preservativos durante uma relação sexual demonstra que o casal não está preocupado com a transmissão de doenças sexuais transmissíveis como AIDS, sífilis, gonorreia e outras.

IV. Uma forma indicada para prevenção do DST e da gravidez precoce é o uso de DIU.

A(s) proposição(ões) correta(s) é(são) apenas


8 Q387077 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

O corpo humano produz diversos hormônios. Vejamos alguns exemplos: a insulina regula o nível de glicose no sangue; a adrenalina coloca o organismo em estado de prontidão; a tiroxina ou triiodotironina estimula o metabolismo geral do organismo; a ocitocina favorece o parto e a amamentação; a prolactina estimula a produção de leite nas glândulas mamárias. Esses hormônios são produzidos, respectivamente, pelas seguintes glândulas:


9 Q387150 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Observe algumas etapas da digestão de alimentos pelo corpo humano.

I. Início da digestão de amido.

II. Início da digestão de proteínas.

III. A digestão se completa e a maior parte dos nutrientes é absorvida.

IV. Ação da bile, do suco pancreático e do suco entérico.

V. Absorção de água, formação e acúmulo de fezes.

As regiões do tubo digestório humano em que essas etapas da digestão ocorrem são, respectivamente:


10 Q387240 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Os alimentos contêm micronutrientes essenciais para a saúde humana, como vitaminas e sais minerais. Entre os minerais, pode-se citar o iodo, cuja carência pode originar o desenvolvimento de


11 Q387283 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Problemas crônicos como o diabete, a hipertensão e as doenças cardíacas são bastante frequentes em populações modernizadas. Alguns fatores, possivelmente, contribuem para a elevação nas taxas em relação a populações tradicionais. Entre esses fatores, pode-se destacar:


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