Simulados História História do Brasil

Professor - História - História do Brasil - SEDUC PA

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🏷️ 24 questões
👥 30
Difícil
📊 40%
0 ótimo
8 bom
21 regular
1 péssimo

1 Q387864 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

No dia 7 de janeiro de 1835, a cidade de Belém é tomada pelos cabanos, que pregam a liberdade. No contexto revolucionário cabano, liberdade significava o fim do (da)

2 Q387890 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Durante a fase colonial, um dos mecanismos de arregimentação de mão-de-obra indígena na Região Amazônica era o resgate, que ocorria paralelamente ao descimento e sempre com a presença de um missionário. O resgate consistia na


3 Q387953 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A construção do Estado Nacional brasileiro a partir da Independência está assentada na

4 Q387962 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

O ano que antecede 1835 e a eclosão da Cabanagem na província do Grão-Pará foi marcado por uma tentativa de reorganização administrativa e fiscal por parte de Lobo de Sousa, presidente da província. Dentre as medidas impopulares de Lobo de Sousa, que não agradaram os comerciantes locais destaca (m)-se o (a)


5 Q388035 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A pressão pela obtenção da alforria era mais freqüente entre os escravos crioulos negociados no tráfico interno do que entre os cativos recém-chegados da África, porque os

6 Q388205 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A partir da década de 60 do século XIX, a atuação do Estado brasileiro conferiu às ações cotidianas dos cativos um caráter cada vez mais político, no sentido de reconhecer legalmente alguns direitos, como a

7 Q388443 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A campanha pelas eleições diretas para presidente da República teve início em 1983 com a apresentação de um (uma)


8 Q388492 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A "Batalha da Borracha" implicou a


9 Q388501 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

O Contestado, região entre o Paraná e Santa Catarina, foi palco de um movimento de cunho milenarista-messiânico, conhecido como Guerra do Contestado. Nesse movimento, alguns fatos foram entendidos como um sinal do fim dos tempos, como a (s)


10 Q388591 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Na etapa de preparação das Forças Guerrilheiras do Araguaia, os guerrilheiros foram estimulados a

11 Q388761 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

O golpe militar de 1964 resultou da aliança entre importantes líderes da sociedade civil e das Forças Armadas. Nesse contexto, os militares tentaram tornar legal a ação golpista, ao


12 Q389036 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

No final do século XIX e no início do século XX, as relações de produção na sociedade gomífera da Amazônia caracterizavam-se pelo (pela)


13 Q389076 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A construção da ordem política imperial expressa-se nas relações ambíguas entre as idéias e as instituições do Estado. De fato, a sociedade brasileira

14 Q389138 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Em março de 1942, o Brasil assinou em Washington uma série de acordos sobre matérias-primas estratégicas para a guerra, entre as quais a borracha. Esses acordos serviram para incrementar o (a)


15 Q389152 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Em 1966, o Partido Comunista do Brasil PC do B) planejou um movimento armado como proposta de resistência à ditadura militar. Esse movimento, conhecido por Guerrilha do Araguaia, caracterizou-se por ser


16 Q389155 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Nas prédicas de Antonio Conselheiro, reunidas em um livro já publicado, destaca-se o a)


17 Q389157 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

O Império do Belo Monte ou Canudos é um dos vários locus de messianismo, na segunda metade do século XIX. Dentre as circunstâncias que propiciaram o surgimento do messianismo na Bahia, destaca (m)-se


18 Q389206 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A elite política imperial era heterogênea. Essa divisão básica pode ser explicada por vários fatores, dentre os quais se destaca o (a)


19 Q389255 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A política da segunda fase da economia da borracha tentou enfraquecer a estrutura de aviamento tão característica da primeira fase. Contudo, essa tentativa foi inócua, visto que

20 Q389345 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

Um dos mais expressivos movimentos pela redemocratização do país, com seu slogan "Eu quero votar para Presidente", foi a campanha pelo (a)


21 Q389409 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A Cabanagem, considerada um dos mais expressivos movimentos sociais do Brasil Imperial, tem suas raízes muito antes de 1835. É correto afirmar que esse movimento resultou da s)

22 Q389616 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

As oligarquias que dominaram os Estados brasileiros na Primeira República eram

23 Q389678 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

No período do Estado Novo, em que se assiste no Brasil a transformações sociais, culturais, políticas e econômicas, a

24 Q389748 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A Constituição de 1988 (art. 210) representou um avanço na educação escolar indígena ao,


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