Simulados Enfermagem Semiologia e Semiotécnica

Tecnologista Júnior - Enfermagem - Semiologia e Semiotécnica - INCA

Resolva online questões do simulado da prova - Tecnologista Júnior - Enfermagem - Semiologia e Semiotécnica - INCA, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 7
Médio
📊 55%
1 ótimo
4 bom
1 regular
1 péssimo

1 Q364521 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

Diabetes melito e hipertensão arterial são exemplos de doenças que podem interferir na vitalidade da placenta, sendo assim, um critério de exclusão para doação de SCUP.


2 Q364769 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos cuidados de enfermagem com o paciente cirúrgico durante a cirurgia e na recuperação pós-anestésica, julgue os itens subsequentes referentes a competências do enfermeiro, critérios de avaliação do paciente, posicionamento no leito e gravidade das úlceras de compressão.

Um período de 2 a 3 horas de pressão constante nos tecidos pode resultar em úlceras cutâneas de pressão que podem evoluir em estágios. O estágio 3 corresponde à perda de camada profunda com necrose do tecido subcutâneo, com danos aos músculos, ossos e tendões.


3 Q364864 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem em relação à sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP) e sobre anestesia e analgesia.

O pós-operatório mediato compreende as primeiras 24 horas após a intervenção, incluindo a permanência do paciente na recuperação anestésica ou na UTI.


4 Q364976 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Entre as ações de enfermagem para o preparo e a coleta do aspirador medular incluem orientar o paciente quanto ao procedimento de punção de medula óssea e a coleta da amostra medular, heparinizar as seringas de 20 mL que serão utilizadas para aspiração do material medular, preparar o material de oxigenoterapia e promover atendimento eficaz em caso de intercorrências.


5 Q365060 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da monitorização hemodinâmica não invasiva.

A capnografia é um importante recurso utilizado para a avaliação contínua da ventilação de pacientes críticos, pois fornece informações sobre a produção e a eliminação de CO2, a ventilação alveolar e os padrões de respiração de forma não invasiva.


6 Q365696 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

Durante a infusão de células-tronco e hematopoiéticas criopreservadas, é importante que o enfermeiro faça o controle dos sinais vitais do paciente a cada 20 minutos durante a primeira hora, e de hora em hora nas 6 horas subsequentes.


7 Q365837 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relacionados a indicadores de qualidade e sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP).

O período perioperatório é definido como o espaço de tempo que compreende os períodos: pré-operatório (mediato e imediato), transoperatório (intraoperatório) e pós-operatório (imediato e mediato).


8 Q366253 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relacionados a indicadores de qualidade e sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP).

A SAEP é exigência exclusiva do conselho regional de enfermagem para controlar a produtividade do enfermeiro em relação ao cuidado de enfermagem prestado ao cliente no bloco cirúrgico.


9 Q366331 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

É fundamental que todos os componentes sanguineos sejam previamente irradiados e filtrados para que possam ser eliminados os linfócitos T. A não observância dessa recomendação pode incorrer em doença do enxerto contra o hospedeiro transfusional.


10 Q366383 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Um paciente crítico necessita de um acompanhamento nutricional rigoroso, a fim de se garantir a oferta de nutrientes, energia e água necessários para que a resposta metabólica tenha um desfecho satisfatório, diminuindo o catabolismo e a possibilidade de deterioração orgânica. Sobre esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.

A produção aumentada de interleucina 6 em indivíduos que passam por situações de trauma representa bom prognóstico, pois promove síntese de proteínas, perda de nitrogênio e lipólise e correlaciona-se com melhora do quadro geral do paciente.


11 Q366515 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a terapia subcutânea e a ações de enfermagem.

Na infusão contínua por via subcutânea, o volume diário (nas 24horas) não deverá ultrapassar 500 mL, administrados a cada intervalo de oito horas.


12 Q366518 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

As infecções estão entre as principais complicações agudas pós-TCTH e exige as seguintes ações de enfermagem para o seu controle: monitoração e controle dos efeitos colaterais das drogas imunosupressoras, controle da curva térmica e do balanço hídrico, monitoração dos níveis séricos de ciclosporina, enzimas hepáticas e coagulograma.


13 Q366656 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Um paciente crítico necessita de um acompanhamento nutricional rigoroso, a fim de se garantir a oferta de nutrientes, energia e água necessários para que a resposta metabólica tenha um desfecho satisfatório, diminuindo o catabolismo e a possibilidade de deterioração orgânica. Sobre esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.

O paciente crítico pode receber nutrição parenteral periférica em veia periférica, desde que tais soluções tenham baixa osmolaridade e permaneçam por curto período de tempo. Frequentemente elas são mantidas em fluxo baixo e têm baixa quantidade de macronutrientes (carboidratos, lipídios e aminoácidos).


14 Q368086 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.

O período de hospitalização para o paciente transplantado tem reduzido progressivamente de 30 a 35 dias para 5 a 10 dias, independentemente da condição socioeconômica do paciente. Os fatores de avaliação para a alta consideram o tipo de enxerto, a intensidade do regime de condicionamento e a presença de um cuidador em domicílio.


15 Q368120 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As drogas vasoativas são utilizadas com a finalidade de restaurar a pressão de perfusão tecidual de alguns pacientes hemodinamicamente instáveis, com certa frequência, em ambientes de unidades de tratamento intensivo. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.

A dopamina induz efeitos hemodinâmicos por estimular receptores alfa, beta e dopa. A infusão em baixas doses, de até 5 microgramas por quilo por minuto, causa aumento na taxa de filtração glomerular, do fluxo renal, da excreção de sódio, da contratilidade cardíaca e do débito cardíaco, sem aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial ou a resistência vascular sistêmica.


16 Q368267 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito da terapêutica analgésica, julgue os itens a seguir.

A dor incidental é caracterizada por episódio transitório de dor intensa que pode ser controlada com uso de opioides de ação rápida.


17 Q368603 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Um homem de 65 anos de idade, com câncer de pulmão de células escamosas, acompanhado da família, buscou o serviço médico por apresentar quadro de edema periorbital, inchaço facial e distensão venosa no pescoço. Segundo o relato da esposa, os sintomas são mais evidentes no período da manhã. Outras queixas envolveram cefaleia, tosse e dispneia. A tomografia computadorizada mostrou haver obstrução da veia cava superior.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsequentes.

Existem evidências clínicas suficientes para a elaboração do diagnóstico de enfermagem da NANDA risco de desequilíbrio do volume de líquidos, relacionado ao ganho de líquidos na região de cabeça e pescoço.


18 Q368952 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

Mães que tiverem reação positiva com anticorpos IgM para citomegalovírus podem ser doadoras de SCUP.


19 Q369236 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da monitorização hemodinâmica não invasiva.

Pode-se realizar a monitorização contínua da saturação arterial de oxigênio a partir de um oxímetro de pulso, o qual funciona por meio da absorção de luz de diferentes comprimentos de onda no sangue. Além de fornecer os dados quanto a saturação de hemoglobina, ele permite avaliação e detecção precoce de uma hipoxemia aguda ou de uma hiperoxemia.


20 Q369439 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito do cuidado ao fim da vida.

Em condições de morte iminente, recomenda-se instalação de sonda nasoenteral a fim de manter a hidratação e alimentação do paciente que não apresenta mais sede ou fome.


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.