Simulados Enfermagem Enfermagem Clínica

Técnico de Enfermagem - Enfermagem - Enfermagem Clínica - INCA

Resolva online questões do simulado da prova - Técnico de Enfermagem - Enfermagem - Enfermagem Clínica - INCA, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 57
Médio
📊 58%
4 ótimo
41 bom
12 regular
0 péssimo

1 Q362176 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil. Acerca da parada cardiorrespiratória e de recomendações pertinentes, julgue os próximos itens.

Quando houver suspeita de trauma de coluna cervical, deve-se, para abrir a via aérea, manter a cabeça e o pescoço do paciente alinhados. Caso não se consiga abrir a via aérea, deve-se optar pela inclinação de sua cabeça e elevação da mandíbula, pois em situação de parada cardiorrespiratória, a ventilação tem prioridade.


2 Q362185 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Na macroscopia, as peças cirúrgicas são descritas e acondicionadas para o processamento histológico. Considerando essa etapa do preparo das amostras teciduais, julgue os itens de 85 a 91.

Na desidratação e no clareamento, as substâncias utilizadas são o xilol e o álcool, respectivamente.


3 Q362485 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito dos linfomas de Hodgkin e não Hodgkin (LNH), julgue os itens que se seguem.

Os LNH são divididos em três subtipos histológicos e imunológicos, originados de células T, de células B e de células I e G, que, do ponto de vista histológico, na infância na sua grande maioria, são de alto grau de malignidade.


4 Q362525 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos cuidados paliativos ao paciente pediátrico oncológico, julgue os itens subsequentes.

São requesitos básicos para cuidados domiciliares a esse paciente em cuidados paliativos: o desejo do paciente, o suporte familiar, a disponibilidade de equipe de profissionais para suporte domiciliar, a participação de um médico que visite o paciente em casa e a disponibilidade para responder a chamadas 24 horas por dia.


5 Q362582 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos cuidados com o uso de hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

Estar atento a sinais de reação hemolítica aguda é um fator importante na administração de hemocomponentes. Febre, calafrios, hipotensão arterial, dor lombar, oligúria, hemoglobinúria e icterícia são sinais dessa reação.


6 Q362685 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

o encorajamento dos familiares à tomada de decisões pelo paciente.


7 Q362714 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A busca incansável por medidas de prevenção e controle de infecção é uma rotina nas unidades de terapia intensiva (UTI). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Tratando-se da higiene das mãos, medida preventiva importante na transmissão de infecção, pode-se utilizar água e sabonete líquido antisséptico, devendo-se, em seguida, usar gel alcoólico a 70%.


8 Q362791 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil. Acerca da parada cardiorrespiratória e de recomendações pertinentes, julgue os próximos itens.

Em nenhuma circunstância, o socorrista deve abandonar o paciente em parada cardiorrespiratória para providenciar ajuda ou desfibrilador.


9 Q362894 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da humanização e da assistência de enfermagem ao paciente crítico, julgue os itens a seguir.

Um princípio básico da humanização é o de que cada indivíduo é único e tem necessidades e valores específicos, sendo o paciente e sua família fontes de conhecimento das próprias necessidades.


10 Q362938 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da assistência de enfermagem nas cirurgias oncológicas e suas complicações, julgue os itens a seguir.

Em cirurgia oncológica, a incisão cirúrgica deve ser ampla e requer cuidados para não se cortar o tecido tumoral. Nesse tipo de cirurgia, após a ressecção tumoral, não é necessária a troca de luvas, de campos operatórios e de instrumental cirúrgico.


11 Q362998 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

deve-se orientar o paciente a observar rigorosa higiene pessoal e controle adequado da dieta, que poderá incluir a ingesta de alimentos crus, desde que corretamente higienizados.


12 Q363007 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

Os sinais e sintomas dos tumores do sistema nervoso central (SNC) não estão relacionados à localização e ao índice de crescimento tumoral.


13 Q363101 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando as precauções dos pacientes neutropênicos e os conhecimentos específicos acerca desses pacientes, julgue os itens subsequentes.

O trato alimentar é comumente o foco da infecção devido à ação dos quimioterápicos na flora intestinal do paciente. Nesse caso, precaução no trato dos alimentos, higienização das mãos e suspensão do uso de antibióticos via oral são medidas que devem ser adotadas.


14 Q363108 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

De acordo com o conceito de humanizar a assistência ao paciente, julgue os itens a seguir.

A heteronomia do paciente, o cuidado do ser humano doente e a promoção de saúde visando apenas à cura da doença são fatores característicos da humanização hospitalar.


15 Q363147 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando as variadas doenças da tireoide e as características dos espécimes que podem ser recebidos no laboratório de anatomia patológica para investigação das mesmas, julgue os itens que se seguem.

As mesmas doenças da tireoide podem acometer tecido ectópico localizado na base da língua.


16 Q363160 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Considere que um paciente que apresenta quadro de acidose tenha sido submetido a testes laboratoriais, como a gasimetria arterial, com a finalidade de avaliar o seu quadro clínico. Com base nessa, julgue os itens seguintes.

A medida da pressão parcial de oxigênio pode ser feita a partir de técnicas amperométricas.


17 Q363211 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito dos testes sorológicos, julgue os itens a seguir.

No Brasil, são obrigatórios os testes sorológicos para as doenças de Chagas, sífilis, hepatites B e C, AIDS e HTLV1-2 e, em regiões endêmicas com transmissão ativa, também para a malária.


18 Q363294 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Tão logo seja coletado, o sangue deve ser processado para a produção de hemocomponentes seguros para sua utilização, após solicitação médica, segundo normas técnicas devidamente regulamentadas na RDC n.° 153/2004. Julgue os itens subsequentes, acerca de hemocomponentes.

O plasma comum de banco é o plasma cujo congelamento ocorreu entre 10 h e 12 h depois da coleta do sangue total que lhe deu origem.


19 Q363565 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito do equilíbrio hidroeletrolítico, julgue os seguintes itens.

Em um adulto sadio, a maior parte do volume de líquidos corporais encontra-se no componente intracelular.


20 Q363638 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das complicações clínicas decorrentes da terapia antineoplásica, julgue os itens a seguir.

Os antibióticos antitumorais interferem na síntese do DNA e podem causar supressão da medula óssea, anorexia, náuseas e vômitos.


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.