Simulados Informática Engenharia de Software

Atividade Técnica - Engenharia de Software - Ministério da Educação

Resolva online questões do simulado da prova - Atividade Técnica - Engenharia de Software - Ministério da Educação, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 4
Difícil
📊 40%
1 ótimo
0 bom
1 regular
2 péssimo

1 Q636064 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes ao processo de execução de testes de software.

Os testes devem ser executados periodicamente conforme definido nos casos de testes e nos roteiros de testes, previamente agendados, independentemente do surgimento de novas versões do software.


2 Q636359 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à norma ISO 15504.

Na dimensão da capacidade, o modelo de medição define seis níveis. O nível um identifica que o processo atinge os objetivos e acontece de forma pouco planejada.


3 Q637657 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

No que se refere à arquitetura SOA e web services, julgue os itens a seguir.

Web services são sistemas de software projetados para suportar interoperabilidade host-to-host sobre a rede.


4 Q638460 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Em relação ao planejamento e à elaboração de testes de software, julgue os itens subsequentes.

Cronograma de atividades e alocação de recursos fazem parte do planejamento dos testes.


5 Q639578 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que um processo de software pode ser definido como um conjunto de procedimentos estruturados, que combina ferramentas e técnicas para produzir determinado produto, julgue os itens subsequentes.

O modelo de processo denominado em espiral combina as atividades de desenvolvimento com o gerenciamento de riscos, de modo a minimizá-los e controlá-los.


6 Q639992 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Com relação à fase de manutenção, julgue os itens subsequentes.

A engenharia reversa se propõe a gerar uma nova especificação ou um novo projeto de um sistema existente, aplicando-se os conceitos de reengenharia, para, depois, se aplicar a engenharia direta e gerar um novo sistema.


7 Q640022 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma organização esteja no processo de elaboração da estratégia de testes, julgue os itens a seguir.

A definição do escopo deve constar na estratégia de testes, pois determina o que deve ou não ser testado nos softwares.


8 Q640127 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

No que concerne a engenharia de requisitos, julgue os itens que se seguem.

O gerenciamento de mudanças de requisitos de software se propõe a garantir o escopo de um sistema a partir da formalização de procedimentos entre os envolvidos no desenvolvimento para a solicitação, a avaliação, a aprovação e a garantia da implementação das mudanças nos requisitos.


9 Q640171 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma organização esteja no processo de elaboração da estratégia de testes, julgue os itens a seguir.

A organização deve buscar definir uma abordagem básica e geral para testar seus softwares. Além da definição de técnicas e ferramentas a serem utilizadas, devem ser considerados fatores como o impacto em caso de falhas que o software possa apresentar durante sua utilização.


10 Q641614 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Com relação a teste de software, julgue os itens a seguir.

É consenso na engenharia de software que os testes sejam realizados ao longo de todo o processo de desenvolvimento. A técnica de validação deve ser utilizada para avaliar a correção dos produtos gerados nas primeiras etapas do desenvolvimento. Para testar o software a partir da etapa de construção até a implantação, deve-se utilizar a técnica de verificação.


11 Q642164 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

No que se refere a UML, julgue os próximos itens.

Considerando que C2 e C3 sejam classes que herdem de C1, é possível que um método M1 em C1 também possa estar presente na classe C2. Assim, essa operação pode ser implementada por meio de polimorfismo com a sobrescrita do método e, nesse caso, os parâmetros e, consequentemente, a assinatura de M1 em C2 serão diferentes dos de M1 da classe C1.


12 Q642225 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Considerando que a validação de requisitos permite demonstrar que os requisitos refletem o sistema que se deseja construir, julgue os itens subsequentes.

Na prototipação, um modelo executável do sistema é apresentado aos usuários e clientes finais, que podem verificar se o modelo atende as suas necessidades reais.


13 Q642375 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos gerais da engenharia de software, julgue os itens seguintes.

Para a produção sistemática de software de qualidade, a engenharia de software propõe abordagens que atendam a qualidade sob a perspectiva do produto a ser criado, do processo de criação do produto e de sua adequação ao uso.


14 Q642624 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Com relação a teste de software, julgue os itens a seguir.

Quando o objetivo é testar uma funcionalidade, assegurando-se que, para todo tipo de entrada, a saída observada corresponda àquela esperada, pode-se alcançar esse objetivo fazendo-se uso de testes do tipo caixa-branca.


15 Q643133 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a processos de software e a sistemas orientados a objetos (OO).

O desenvolvimento de um código na Extreme Programming está relacionado à fase de planejamento, pois, nessa metodologia, não há fase de desenvolvimento, haja vista que a codificação é realizada em pares.


16 Q643232 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 102 a 107, acerca de métricas e estimativas aplicadas a testes de software.

Para se definir a quantidade de horas para teste, deve-se estimar o tamanho do sistema. Essa estimação, por sua vez, pode ser feita com a técnica de análise por pontos de função.


17 Q643361 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Considerando que processo de software pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas), julgue os itens que se seguem.

São características de teste na XP: desenvolvimento test-first, desenvolvimento incremental de testes a partir de cenários, envolvimento do usuário no desenvolvimento e validação de testes e o uso de ferramentas de teste automatizadas.


18 Q643508 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Acerca de gerenciamento de defeitos de software, julgue os próximos itens.

O processo de gerenciamento de defeitos visa acompanhar todo o ciclo de vida de um defeito, desde a sua identificação, e avaliar a necessidade de consertá-lo.


19 Q645296 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Considerando a UML (Unified Modeling Language), linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

O diagrama de estrutura composta descreve a estrutura interna de um classificador, como uma classe ou um componente, detalhando as partes internas que o compõem e o modo como se comunicam e colaboram entre si.


20 Q645865 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 102 a 107, acerca de métricas e estimativas aplicadas a testes de software.

Independentemente da técnica de medição e da estimativa utilizada, deve-se considerar o ambiente de teste como fator crítico de sucesso.


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.