Simulados Português Interpretação Textual

Oficial do MP - Português - Interpretação Textual - MPE RJ

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🏷️ 20 questões
👥 25
Difícil
📊 42%
0 ótimo
11 bom
11 regular
3 péssimo

1 Q700492 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 5
“No Paquistão, quando sou proibida de ir à escola, compreendo o
quão importante é a educação. A educação é o poder das
mulheres. (....) Nós percebemos a importância de nossa voz
quando somos silenciados”. É assim que a pequena notável
enxerga o horizonte e – por meio das novas tecnologias – pôde
fazer ecoar sua voz.
Educação é um ato político, e se é na sociedade (seja física ou
digital) o nascedouro de faíscas de perspectivas para um mundo
mais igualitário, a escola deve ser o seu maior berçário.
Empoderamento educacional, Ivan Aguirra
No texto 5 são utilizados alguns meios linguísticos com função específica; o item abaixo em que os exemplos citados NÃO correspondem ao elemento destacado é:

2 Q700564 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
A introdução do no 13 da revista Educatrix diz o seguinte: Antes de iniciar a leitura, pare e pense com quantas pessoas você compartilhou informações hoje. Agora mesmo, neste exato momento, nós estamos trocando bagagens culturais: a história da vida de quem escreve daqui e a de quem lê daí. Há, de fato, uma premissa básica para a sobrevivência humana: o viver em comunidade e a vivência compartilhada. 
Sobre a estruturação desse texto, é correto afirmar que: 

3 Q700902 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

O astrônomo que descobriu o cometa de Halley se chamava Halley. O médico que descobriu a doença de Chagas se chamava Chagas. O cientista que descobriu o complexo de Golgi se chamava Golgi. Puxa vida, são essas coincidências que me fazem acreditar em Deus. (Eugênio Mohallem) Esse pensamento apresenta um problema de raciocínio que é o de: 

4 Q700941 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 4
Assim que toca o sinal indicando o fim das aulas, um grupo de
alunos sai correndo das salas. Eles não estão com pressa de ir
embora, como seria de se esperar após nove horas e meia de
atividade escolar, mas para ir ao pátio, onde vão ensaiar para a
fanfarra ou treinar handebol.
Em um colégio onde 30% dos alunos repetiam ou abandonavam
os estudos, houve um receio inicial em aumentar o tempo de
classe, com o período integral. A solução surpreendeu, fez
aumentar o interesse dos jovens pelos estudos e melhorou os
indicadores educacionais da unidade. 
O primeiro parágrafo do texto 4 mistura dois tipos de textos, que são:

5 Q701043 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

A frase abaixo em que ocorre uma falha gramatical é: 

6 Q701582 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 5
“No Paquistão, quando sou proibida de ir à escola, compreendo o
quão importante é a educação. A educação é o poder das
mulheres. (....) Nós percebemos a importância de nossa voz
quando somos silenciados”. É assim que a pequena notável
enxerga o horizonte e – por meio das novas tecnologias – pôde
fazer ecoar sua voz.
Educação é um ato político, e se é na sociedade (seja física ou
digital) o nascedouro de faíscas de perspectivas para um mundo
mais igualitário, a escola deve ser o seu maior berçário.
Empoderamento educacional, Ivan Aguirra
Quando escrevemos, usamos linguagem lógica e linguagem figurada; o vocábulo ou segmento abaixo (texto 5) que representa a linguagem lógica é: 

7 Q702553 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Numa entrevista, às vezes o entrevistador contamina a futura resposta do entrevistado com o seu posicionamento; a pergunta abaixo, de uma suposta entrevista, que mostra essa característica é: 

8 Q702861 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Ler nas entrelinhas. Esta frase dá conta de uma das muitas sutilezas da escrita, indicando que num texto até o que não está escrito deve ser lido, pois o sentido vai muito além das palavras, situando-se no contexto, para que não se perca “o espírito da coisa”. (Deonísio da Silva) Um segmento incoerente retirado desse texto é: 

9 Q703316 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 4
Assim que toca o sinal indicando o fim das aulas, um grupo de
alunos sai correndo das salas. Eles não estão com pressa de ir
embora, como seria de se esperar após nove horas e meia de
atividade escolar, mas para ir ao pátio, onde vão ensaiar para a
fanfarra ou treinar handebol.
Em um colégio onde 30% dos alunos repetiam ou abandonavam
os estudos, houve um receio inicial em aumentar o tempo de
classe, com o período integral. A solução surpreendeu, fez
aumentar o interesse dos jovens pelos estudos e melhorou os
indicadores educacionais da unidade.
No texto 4, o segundo período do primeiro parágrafo, em relação ao período anterior, mostra: 

10 Q703772 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
No mesmo número da revista Educatrix, aparece o seguinte texto sobre criatividade: A criatividade é uma questão constantemente colocada em pauta na educação contemporânea. Tendências, como a cultura maker, têm entre suas razões de ser a busca de um sonho pedagógico que se perde na preparação para o vestibular e no progressivo aumento da competitividade: a formação de seres humanos capazes de inovar e criar soluções. 
A afirmação inadequada sobre esse fragmento textual é: 

11 Q703793 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 2
O professor tenta exaustivamente explicar o conteúdo seguidas
vezes, muda o ponto de vista, muda o esquema exposto na lousa,
exemplifica de duas, três, quatro formas diferentes. A cada pausa,
chama atenção de diferentes grupos de alunos, que insistem em
não prestar atenção. (....) Já transpirando e quase rouco de tanto
aumentar o tom de voz, o professor chama a atenção de um
aluno que ri alto.
—Fica de boa, profe. Depois eu vejo isso aí no YouTube. 
— Fica de boa, profe. Depois eu vejo isso aí no YouTube. A característica que NÃO está presente nessa frase dita pelo aluno do texto 2 é:

12 Q703959 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 4
Assim que toca o sinal indicando o fim das aulas, um grupo de
alunos sai correndo das salas. Eles não estão com pressa de ir
embora, como seria de se esperar após nove horas e meia de
atividade escolar, mas para ir ao pátio, onde vão ensaiar para a
fanfarra ou treinar handebol.
Em um colégio onde 30% dos alunos repetiam ou abandonavam
os estudos, houve um receio inicial em aumentar o tempo de
classe, com o período integral. A solução surpreendeu, fez
aumentar o interesse dos jovens pelos estudos e melhorou os
indicadores educacionais da unidade.
O segundo parágrafo do texto 4 desempenha um conjunto de papéis; o que é inadequado ao texto é: 

13 Q704005 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Todo cidadão, numa sociedade democrática, tem o direito às mesmas oportunidades. Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile. (Ana Maria Machado) Nesse fragmento textual, critica-se sobretudo: 

14 Q704892 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

O norte-americano Alvin Toffler escreveu certa vez: O analfabeto do século XXI não será aquele que não conseguiu ler ou escrever, mas aquele que não puder aprender, desaprender e, por fim, aprender de novo. Sobre a estruturação e significação desse pequeno texto, é correto afirmar que: 

15 Q704928 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Ler não é natural. Mesmo falar e conversar não são atos naturais, são culturais. Portanto, ninguém nasce sabendo falar, conversar, ler ou escrever. Nem aprende sozinho. São habilidades e conhecimentos que precisam ser transmitidos e ensinados. A linguagem articulada não é um fenômeno da natureza, é da cultura. Vem do grupo social, ou seja, se ninguém ensinar, não se aprende. 
A frase abaixo que NÃO mostra ligação temática com esse segmento textual da escritora Ana Maria Machado é: 

16 Q705056 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
“O livro acompanha a humanidade há tempos. Sua história é complexa e envolve inúmeras mudanças; do livro em rolo ao formato atual, lá se vão 4,5 séculos. Ao longo dessa trajetória, porém, uma característica perdurou: o livro sempre foi um repositório de conhecimento que circulava na época – e foi dessa forma que entrou na sala de aula”
Ao dizer que o livro sempre foi um repositório de conhecimento que circulava na época, a leitura do texto nos permite concluir que: 

17 Q705245 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

No terreno da educação, são muito comuns as figuras de linguagem que envolvem alimentação; a frase abaixo em que isso NÃO ocorre é: 

18 Q705841 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Em todas as palavras abaixo há elementos formais sublinhados que são de enorme uso em nossa língua; o valor semântico desses elementos está corretamente exemplificado em:

19 Q705933 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 5
“No Paquistão, quando sou proibida de ir à escola, compreendo o
quão importante é a educação. A educação é o poder das
mulheres. (....) Nós percebemos a importância de nossa voz
quando somos silenciados”. É assim que a pequena notável
enxerga o horizonte e – por meio das novas tecnologias – pôde
fazer ecoar sua voz.
Educação é um ato político, e se é na sociedade (seja física ou
digital) o nascedouro de faíscas de perspectivas para um mundo
mais igualitário, a escola deve ser o seu maior berçário.
Empoderamento educacional, Ivan Aguirra
O sinal gráfico do texto 5 que mostra seu sentido de forma correta é: 

20 Q706300 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 2
O professor tenta exaustivamente explicar o conteúdo seguidas
vezes, muda o ponto de vista, muda o esquema exposto na lousa,
exemplifica de duas, três, quatro formas diferentes. A cada pausa,
chama atenção de diferentes grupos de alunos, que insistem em
não prestar atenção. (....) Já transpirando e quase rouco de tanto
aumentar o tom de voz, o professor chama a atenção de um
aluno que ri alto.
—Fica de boa, profe. Depois eu vejo isso aí no YouTube. 
Entre as estratégias didáticas empregadas pelo professor (texto 2), só está ausente: 

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