Simulados Engenharia Mecânica Mecânica

Analista do Seguro Social - INSS - Mecânica - CESPE

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🏷️ 7 questões
👥 7
Médio
📊 67%
2 ótimo
5 bom
0 regular
0 péssimo

1 Q131833 | Engenharia Mecânica, Mecânica, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em uma junta parafusada, o parafuso é inicialmente apertado para
produzir uma pré-carga de tração no mesmo. Acerca da aplicação
de pré-carga em junções parafusadas, julgue os seguintes itens.

Valores elevados de pré-carga de aperto evitam que as cargas externas aplicadas à junção, que tendam a separar a junta, carreguem excessivamente o parafuso à tração.


2 Q132130 | Engenharia Mecânica, Mecânica, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em uma junta parafusada, o parafuso é inicialmente apertado para
produzir uma pré-carga de tração no mesmo. Acerca da aplicação
de pré-carga em junções parafusadas, julgue os seguintes itens.

A resistência às cargas de cisalhamento aplicadas à junção é maior quando os parafusos são submetidos a pré-cargas elevadas.


3 Q132208 | Engenharia Mecânica, Mecânica, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Várias propriedades mecânicas de um material metálico podem ser
determinadas a partir de um ensaio de tração. Acerca desse
assunto, julgue os itens que se seguem.

O limite convencional de escoamento corresponde à tensão que produz uma deformação residual de 0,2% no corpo de prova.


4 Q132836 | Engenharia Mecânica, Mecânica, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Freios e embreagens por atrito são elementos mecânicos
comumente utilizados em máquinas rotativas em variados tipos
e configurações com a função de absorver ou transmitir energia.
Acerca desses elementos, julgue os próximos itens.

O efeito autoblocante, ou autotravamento, para minimização da força de acionamento dos freios é possível de ser aplicado somente em freios a tambor com sapatas de expansão interna e freios a contração externa com pivô assimétrico.


5 Q133033 | Engenharia Mecânica, Mecânica, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Árvores de transmissão devem operar longe das velocidades
críticas, nas quais elas se tornam dinamicamente instáveis, tendo
como conseqüência grandes deflexões. Acerca das velocidades
críticas em árvores de transmissão, julgue os itens a seguir.

A primeira freqüência crítica ou freqüência fundamental de vibração de árvores horizontais independe das deflexões estáticas produzidas pelos elementos (engrenagens, rotores, polias etc.) montados sobre a árvore, mas depende da massa desses elementos.


6 Q133055 | Engenharia Mecânica, Mecânica, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Árvores de transmissão devem operar longe das velocidades
críticas, nas quais elas se tornam dinamicamente instáveis, tendo
como conseqüência grandes deflexões. Acerca das velocidades
críticas em árvores de transmissão, julgue os itens a seguir.

Uma forma de se reduzir a amplitude de vibração nas velocidades críticas, que correspondem às freqüências naturais do sistema, é aumentar o amortecimento dos mancais.


7 Q133787 | Engenharia Mecânica, Mecânica, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Freios e embreagens por atrito são elementos mecânicos
comumente utilizados em máquinas rotativas em variados tipos
e configurações com a função de absorver ou transmitir energia.
Acerca desses elementos, julgue os próximos itens.

Freios de cinta, também conhecidos como freios de Prony, não são indicados para uso como dinamômetros, pois, como os esforços na cinta dependem do coeficiente de atrito entre a cinta e o cilindro, as condições ambientais (temperatura, umidade etc.) poderiam influenciar as medidas realizadas.


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