Simulados Informática Linguagens

Analista - MPU - Ciência da Computação - Linguagens - CESPE

Resolva online questões do simulado da prova - Analista - MPU - Ciência da Computação - Linguagens - CESPE, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 18 questões
👥 4
Difícil
📊 36%
1 ótimo
0 bom
1 regular
2 péssimo

1 Q618448 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das características do Ajax, julgue os itens que se seguem.

O objeto XMLHttpRequest apresenta a estrutura das páginas web como um conjunto de objetos programáveis que pode ser manipulado com JavaScript.


2 Q618710 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Hibernate 3.5.1-final, julgue os itens a seguir.

A conexão da aplicação com o banco de dados pode ser realizada por meio da rede de conexão interna do Hibernate, que é bastante eficiente para uso em ambiente de produção.


3 Q619459 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação à tecnologia JavaServer Pages (JSP), julgue os itens a seguir.

Para que métodos estáticos de classes Java sejam executados a partir das funções da linguagem de expressão em JSP, é necessário que o nome da função coincida com o nome do método da classe Java.


4 Q621360 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Quanto às linguagens e tecnologias de programação, julgue os itens subsequentes.

JavaScript é uma linguagem de criação de scripts de uso geral, projetada para ser embutida em aplicativos que executam em um navegador Web. Os aplicativos Ajax são escritos em JavaScript.


5 Q622313 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das características do Ajax, julgue os itens que se seguem.

Os padrões Facade e Adapter são úteis para fornecer uma camada de isolamento em relação às incompatibilidades entre múltiplos navegadores.


6 Q626406 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à lógica de programação, julgue os itens a seguir.

A função predefinida fopen ( ) pode ser utilizada para abrir um arquivo apenas quando esse arquivo já exista no diretório em uso; caso contrário, é necessário inicialmente criar o arquivo por meio da função fcreate ( ).


7 Q627588 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Quanto às linguagens e tecnologias de programação, julgue os itens subsequentes.

O uso de Realms no servidor de aplicação Tomcat obriga a implementação de uma política de segurança nesse servidor, por isso, não é necessário escrever, na aplicação, um código específico para autenticação e autorização.


8 Q628751 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da tecnologia JSF (JavaServer Faces), julgue os próximos itens.

Uma aplicação web deve prover mecanismos de validação de dados. O JSF fornece vários validadores de dados padrões que podem ser utilizados no lado do cliente (client-side).


9 Q629722 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Hibernate 3.5.1-final, julgue os itens a seguir.

O C3P0 é uma rede de conexão JDBC, de código aberto, distribuído junto com o Hibernate, no diretório lib.


10 Q631622 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da hierarquia de classes, um conceito de relevância na programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Um objeto é, necessariamente, instância de apenas uma classe, mesmo quando existe herança múltipla em uma hierarquia de classes.


11 Q633257 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

No processo de teste de software, uma das metas consiste em demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos, e outra, em descobrir falhas ou defeitos no software que apresenta comportamento incorreto. Quanto aos processos de teste de software, julgue os próximos itens.

O Junit é um conjunto de classes em Java que pode ser estendido para se criar um ambiente de testes de regressão automatizado.


12 Q638310 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da hierarquia de classes, um conceito de relevância na programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma classe C1 implemente determinado método M1 e tenha duas subclasses: C2 e C3. Nessa situação, o comportamento de um objeto de C2 ou C3 que receba uma mensagem invocando o método M1 será obrigatoriamente idêntico ao comportamento de um objeto de C1 que receba a mesma mensagem.


13 Q638536 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes acerca do planejamento e da gestão estratégica dos negócios e da tecnologia da informação (TI).

O processo de planejamento estratégico de TI produz um conjunto de aplicações recomendadas chamada portafólio de aplicações, nas quais estão reunidos os sistemas de informação existentes e os potenciais.


14 Q639496 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

No processo de teste de software, uma das metas consiste em demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos, e outra, em descobrir falhas ou defeitos no software que apresenta comportamento incorreto. Quanto aos processos de teste de software, julgue os próximos itens.

No desenvolvimento orientado a objetos embasados em componentes, os objetos e os componentes são definidos por suas interfaces e podem ser reusados em combinação com outros componentes em diferentes sistemas. Nesse caso, o teste de interfaces é particularmente útil, porque erros de interface em componentes compostos (formados pela combinação de componentes) não podem ser detectados por meio de testes de objetos ou componentes individuais.


15 Q639987 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à lógica de programação, julgue os itens a seguir.

A pesquisa sequencial de uma tabela, ou seja, pela comparação do argumento da pesquisa com a chave de cada entrada, terá o desempenho reduzido se a tabela for ordenada a partir do valor da chave.


16 Q644554 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à lógica de programação, julgue os itens a seguir.

O método recursivo que utiliza pilhas para executar um procedimento geralmente é automático, de modo que os compiladores podem acionar os procedimentos préprogramados para manipular essas pilhas.


17 Q644932 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação à tecnologia JavaServer Pages (JSP), julgue os itens a seguir.

O contêiner, que executa JSP, transforma o programa JSP em Servlet, assim, a expressão "<%= Math.Random()%>" se torna argumento para out.println().


18 Q645790 | Informática, Linguagens, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Quanto às linguagens e tecnologias de programação, julgue os itens subsequentes.

O modelo de componentes do JBoss Seam tem como característica o uso direto de componentes Enterprise JavaBeans como beans acoplados às páginas JavaServer Faces.


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.