Simulados Fisioterapia Fisioterapia Neurológica

Fisioterapia Neurológica - Fisioterapia - Exercícios com Gabarito

Resolva online questões do simulado da prova - Fisioterapia Neurológica - Fisioterapia - Exercícios com Gabarito, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 15
Médio
📊 58%
0 ótimo
14 bom
1 regular
0 péssimo

1 Q800324 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca das fraquezas neuromusculares agudas, julgue os itens subsecutivos. A síndrome de Guillain-Barré, a neuropatia paralítica aguda mais comum e mais grave, geralmente é precedida por infecção ou outra estimulação imunológica que induz a uma resposta autoimune aberrante visando a nervos periféricos e suas raízes espinais.

2 Q800485 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. As lesões dos gânglios basais podem levar a um quadro clínico de escassez dos movimentos voluntários (hipocinesias) ou de presença de espasticidade (hipercinesias).

3 Q800530 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um homem com cinquenta e dois anos de idade, pedreiro de construção civil, chega ao hospital queixando-se de muita dor no braço direito. Ele conta que, há seis meses, sofreu queda de um andaime, que estava a três metros do solo, e contundiu o braço direito. Logo depois, desenvolveu, no braço e antebraço direito, uma dor que perdura até o momento. Na época da queda, o paciente foi avaliado em um pronto atendimento, onde fez uma radiografia do braço, a qual não apresentou anormalidades e, por isso, ele não foi tratado. Desde a lesão, a dor e o inchaço persistem. O exame físico revela que o braço direito é mais úmido e peludo que o esquerdo; não há fraqueza específica ou mudança sensorial, e a dor não melhora ao elevar o braço, no entanto, o braço direito é claramente mais edemaciado que o esquerdo, e a pele parece brilhante e fria.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A dor do paciente é decorrente da síndrome dolorosa complexa regional.

4 Q800720 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Considerando a fisiopatologia das doenças neuromusculares, julgue os itens a seguir. Na distrofia muscular de Duchenne, uma das formas mais graves de distrofias musculares hereditárias, mutações no gene da distrofina levam à degeneração progressiva da fibra muscular e à fraqueza. A distrofina é uma proteína do núcleo da célula, que é grande e facilita as interações entre o núcleo e o citoesqueleto celular.

5 Q800728 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um homem de sessenta e cinco anos de idade foi internado com diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré (SGB), com sintomas de parestesia e fraqueza muscular nos dois pés e na porção inferior das pernas, que evoluíram para as mãos e para os braços três dias após a internação.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O diagnóstico de SGB pode ser feito a partir da associação de achados do exame físico com os resultados de exames complementares, como a punção na coluna e testes de velocidade de condução nervosa.

6 Q800753 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um homem de sessenta e cinco anos de idade foi internado com diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré (SGB), com sintomas de parestesia e fraqueza muscular nos dois pés e na porção inferior das pernas, que evoluíram para as mãos e para os braços três dias após a internação.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Caso esse paciente apresente fadiga, sintoma frequente na SGB, será necessário que o fisioterapeuta estabeleça um programa de exercícios de baixa intensidade, com poucas repetições e com múltiplas séries.

7 Q800790 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. A coativação dos neurônios motores alfa e gama é essencial para garantir que os fusos neuromusculares continuem a transmitir informações ao sistema nervoso central mesmo durante uma contração muscular.

8 Q800889 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca das fraquezas neuromusculares agudas, julgue os itens subsecutivos. A maioria das fraquezas neuromusculares tende a ter um curso subagudo, porém a progressão da doença acontece geralmente depois de um ano.

9 Q800964 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Com relação à neurofisiologia da dor, julgue os itens subsequentes. A via neopaleoespinotalâmica — de condução rápida, formada por fibras tipo C pequenas e não mielinizadas — é a via de percepção da dor em pontada e bem localizada, ao passo que a via paleoespinotalâmica — de condução lenta, formada por fibras do tipo A? — é a via de percepção da dor em queimação, mal localizada e difusa.

10 Q801035 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação às doenças neuromusculares em crianças e adolescentes. A principal repercussão da atrofia muscular espinhal do tipo I sobre o sistema respiratório ocorre no parênquima pulmonar, que causa redução da SpO2 em razão do déficit de oxigenação.

11 Q801050 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Considerando a fisiopatologia das doenças neuromusculares, julgue os itens a seguir. Na distrofia muscular de Becker, uma forma branda de distrofia muscular, os sintomas iniciam-se na vida adulta, e os pacientes perdem a marcha geralmente antes da terceira década de vida.

12 Q801055 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de cinquenta anos de idade relata ter sofrido uma lesão nervosa periférica decorrente de um acidente com uma porta de vidro que ocasionou um corte profundo na região próxima do punho. Na avaliação fisioterapêutica, foi observado que a paciente apresenta déficits motores para realizar a extensão do punho e a extensão das articulações metacarpofalangeanas do segundo ao quinto dedos, além da abdução e da extensão do polegar.

A respeito do caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.

Trata-se de uma lesão do segmento distal do nervo radial.

13 Q801088 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum em todo o mundo, com prevalência de 400 a 1.900 casos por 100.000 pessoas. Com relação à DP, julgue os próximos itens. A rigidez é uma das marcas clínicas do Parkinson, todavia somente se manifesta nas fases tardias da doença.

14 Q801091 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Lesões cerebelares podem causar sintomas motores como dismetria, dissinergia e disdiadococinesia, que, em conjunto, usualmente são chamados de ataxia.

15 Q801149 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.

A discriminação tátil é mais rápida em um membro afetado pela SDCR do que em um não afetado, em razão do aumento da sensibilidade causada pela SDCR.

16 Q801156 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Lesões do córtex cerebral motor primário unilateral causam plegia ou paresia homolateral associada à espasticidade, que é de alta intensidade inicialmente, mas que diminui de intensidade com o passar do tempo.

17 Q801165 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da pressão intracraniana, julgue os itens subsecutivos. Em caso de crianças com hipertensão intracraniana aguda, é fortemente recomendada a hiperventilação (PaCO2 – 25 mmHg) profilática.

18 Q801301 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca das fraquezas neuromusculares agudas, julgue os itens subsecutivos. As miopatias inflamatórias — como, por exemplo, o botulismo — causam dor e fraqueza muscular.

19 Q801381 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um homem com cinquenta e dois anos de idade, pedreiro de construção civil, chega ao hospital queixando-se de muita dor no braço direito. Ele conta que, há seis meses, sofreu queda de um andaime, que estava a três metros do solo, e contundiu o braço direito. Logo depois, desenvolveu, no braço e antebraço direito, uma dor que perdura até o momento. Na época da queda, o paciente foi avaliado em um pronto atendimento, onde fez uma radiografia do braço, a qual não apresentou anormalidades e, por isso, ele não foi tratado. Desde a lesão, a dor e o inchaço persistem. O exame físico revela que o braço direito é mais úmido e peludo que o esquerdo; não há fraqueza específica ou mudança sensorial, e a dor não melhora ao elevar o braço, no entanto, o braço direito é claramente mais edemaciado que o esquerdo, e a pele parece brilhante e fria.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A lesão do plexo braquial é a provável causa da dor do paciente.

20 Q801478 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue os itens subsecutivos. Durante uma atividade terapêutica proposta ao paciente hemiplégico, o aparecimento de reações associadas pode ser indicativo de que tal atividade esteja acima da capacidade momentânea do paciente.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.