Simulados Fonoaudiologia

Fonoaudiologia - Fonoaudiólogo - CESPE - Exercícios com Gabarito

Resolva online questões do simulado da prova - Fonoaudiologia - Fonoaudiólogo - CESPE - Exercícios com Gabarito, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 17
Médio
📊 69%
2 ótimo
15 bom
0 regular
0 péssimo

1 Q803232 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca das disfonias funcionais. A terapia vocal deve incluir modificação da causa primária (eliminação do abuso vocal) e tratamento dos sintomas, para facilitar a produção vocal.

2 Q803308 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes acerca das condutas terapêuticas indicadas para pacientes que já se submeteram a cirurgia corretiva para fissura lábio-palatina, mas que permaneceram com alterações articulatórias evidentes e voz hipernasal leve. A fonoterapia poderá ser indicada, após avaliação clínica.

3 Q803325 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto aos procedimentos e cuidados na aplicação da audiometria tonal, julgue os itens a seguir. Deve-se optar, na realização da audiometria, por uma apresentação ritmada dos estímulos apresentados.

4 Q803329 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à determinação dos limiares auditivos por via aérea e por via óssea, julgue os itens que se seguem. O vibrador ósseo, que necessita de calibração anual, deve ser colocado na região acima da orelha, no osso temporal.

5 Q803346 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à utilização da voz humana como estímulo, o conceito psicofísico de limiar teve que ser adaptado, de forma a especificar o tipo de resposta que se solicita do paciente. Quanto aos diferentes tipos de limiares logoaudiométricos, e suas utilizações clínicas, julgue os itens seguintes. O limiar logoaudiométrico, conhecido como speech reception threshold (SRT) ou limiar de recepção de fala (LRF), coincide com a média dos limiares audiométricos para as frequências de 500, 1.000 e 2.000 Hz.

6 Q803364 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à utilização da voz humana como estímulo, o conceito psicofísico de limiar teve que ser adaptado, de forma a especificar o tipo de resposta que se solicita do paciente. Quanto aos diferentes tipos de limiares logoaudiométricos, e suas utilizações clínicas, julgue os itens seguintes. O limiar de detecção de som corresponde à quantidade de energia com a qual o observador percebe a presença de som, sem chegar a perceber que se trata de voz humana.

7 Q803376 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

As atividades que devem ser desenvolvidas no ambiente escolar pelo fonoaudiólogo incluem realizar atendimento terapêutico dos alunos que apresentarem alterações na triagem fonoaudiológica.

8 Q803442 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à determinação dos limiares auditivos por via aérea e por via óssea, julgue os itens que se seguem. A pesquisa da via óssea, com a utilização de vibrador ósseo, é realizada nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz, 4.000 Hz e 8.000Hz.

9 Q803475 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes acerca das condutas terapêuticas indicadas para pacientes que já se submeteram a cirurgia corretiva para fissura lábio-palatina, mas que permaneceram com alterações articulatórias evidentes e voz hipernasal leve. A fonoterapia deverá ter enfoque inicial na motricidade oral, adequando a musculatura para, posteriormente, adequar os fonemas.

10 Q803483 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à determinação dos limiares auditivos por via aérea e por via óssea, julgue os itens que se seguem. Para a avaliação do resultado obtido, deve-se levar em conta o estado psicofisiológico do paciente no momento do teste.

11 Q803596 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca de procedimentos relacionados à administração da dieta do paciente disfágico, que devem ser executados pelo fonoaudiólogo antes de proceder à avaliação dos mecanismos de alimentação, a ser realizada na avaliação clínica. Para pacientes em ambiente hospitalar, o serviço de enfermagem, munido do equipamento necessário, deverá estar pronto para socorrer o paciente em caso de aspiração.

12 Q803642 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto aos procedimentos e cuidados na aplicação da audiometria tonal, julgue os itens a seguir. A forma menos utilizada para responder ao teste audiométrico é aquela em que o paciente apresenta sua resposta por meio de um ato motor.

13 Q803680 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca dos prováveis achados obtidos na imitanciometria, procedimento eletroacústico integrante da bateria de avaliação audiológica. Uma curva do tipo A é esperada em indivíduos normais.

14 Q803716 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à determinação dos limiares auditivos por via aérea e por via óssea, julgue os itens que se seguem. As duas cócleas são ativadas simultaneamente, independentemente do local do crânio estimulado pelo vibrador ósseo.

15 Q803819 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da hipernasalidade em pacientes portadores de fissura lábio-palatina. Pacientes com fissura lábio-palatina frequentemente apresentam hipernasalidade devido, exclusivamente, ao insucesso na reconstrução da velofaringe.

16 Q803844 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, quanto às características encontradas na perda auditiva induzida por ruído (PAIR) relacionada ao trabalho. Por atingir a cóclea, o portador de PAIR pode desenvolver intolerância a sons mais intensos (recrutamento).

17 Q803853 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, acerca das disfonias funcionais. Os cistos epidermoides são as lesões secundárias mais comumente associadas às alterações funcionais da voz.

18 Q803861 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à utilização da voz humana como estímulo, o conceito psicofísico de limiar teve que ser adaptado, de forma a especificar o tipo de resposta que se solicita do paciente. Quanto aos diferentes tipos de limiares logoaudiométricos, e suas utilizações clínicas, julgue os itens seguintes. Os limiares de detecção de voz são utilizados para testes em pacientes com surdez profunda.

19 Q803992 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da hipernasalidade em pacientes portadores de fissura lábio-palatina. A descoordenação entre o momento da articulação e o do fechamento velofaríngeo ocorre quando o orifício velofaríngeo permanece aberto por cerca de 30% a mais do que o tempo normal.

20 Q804090 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

As atividades que devem ser desenvolvidas no ambiente escolar pelo fonoaudiólogo incluem participar, com a equipe multidisciplinar que integra a escola, na elaboração de programas que visem aprimorar o desenvolvimento da linguagem escrita, da audição e da fala.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Usuário
Por Claudian Gomes Bastos em 02/05/2024 20:39:16
Muito boas as perguntas sobre a área de audiometria

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.