1 Q319980 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEApós a Revolução Russa de outubro de 1917, a proposta educacional socialista encontrou campo fértil para se concretizar, tendo como um de seus expoentes o educador Pistrak, que defendia categoricamente que a educação tinha que ser construída e reconstruída nas bases marxistas. São características desse tipo de educação a) a relação entre empregabilidade e polivalência, a relação com a realidade atual e o atendimento às demandas do mercado. b) o foco no aluno como centro da formação e a preparação para o trabalho, para a atividade prática e para a competição. c) o tecnicismo, o foco no aluno como centro da formação e o trabalho coletivo. d) a relação entre educação e trabalho, a relação com a realidade atual, o trabalho cooperativo e a militância social e ativa. e) o foco na ciência como centro da formação, a relação com a realidade atual, o trabalho competitivo e a responsabilidade social. 2 Q320615 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEA respeito da inserção dos cursos de tecnólogos no Brasil e da atuação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), assinale a opção correta. a) Esses cursos se consolidaram rapidamente no ensino superior, em decorrência da imediata inserção dos profissionais na divisão social e técnica do trabalho. b) A transformação das escolas técnicas federais em CEFET reduziu a abrangência dessas instituições. c) Por não se adequar ao conceito de educação tecnológica, os cursos de licenciatura não integraram as atribuições dos CEFET. d) Por serem regidos por instrumentos legais conflitantes entre si, os CEFET possuíam finalidades e atribuições diferenciadas. e) A criação dos cursos superiores de tecnologia opuseram-se aos objetivos da economia de mercado para os países dependentes. 3 Q322580 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEA concepção burguesa de trabalho que se vai construindo historicamente reduz o trabalho a uma mercadoria, denominada a) mais-valia. b) conhecimento. c) proletariado. d) mundo do trabalho. e) força de trabalho. 4 Q324716 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEHistoricamente, o foco da educação era a fruição do conhecimento. A educação era mais contemplativa do que produtora de bens culturais. Ou a ciência estava separada da produção, ou cada ramo da produção dispunha de sua pequena ciência operativa, o que foi radicalmente alterado em consequência a) do fim da subordinação do homem aos meios de produção. b) do interesse da classe operária pela ciência. c) da adoção dos princípios da onilateralidade. d) da hegemonia da educação socialista. e) das transformações tecnológicas. 5 Q327614 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPENo que se refere ao processo de fundamentar cientificamente o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, assinale a opção correta. a) O marco inicial desse processo é a fundação da Associação Nacional pela Formação de Professores, em 1924, que passou a organizar anualmente, a partir de 1927, as conferências nacionais de educação. b) Nesse processo, o pensamento pedagógico brasileiro elegeu a ciência fenomenológica como a grande aspiração para orientar a reconstrução social do país. c) Do início da década de 20 à década de 40 do século XX, a educação embasava-se predominantemente na ciência sociológica, tendo a década de 50 sido marcada por um deslocamento em direção à psicologia. d) A ascensão da pedagogia ao estatuto científico ocorreu com o debate entre o positivismo de Skinner e o construtivismo de Piaget. e) A reforma da instrução pública do Distrito Federal empreendida por Anísio Teixeira aspirava a um sólido embasamento científico, tendo inclusive acrescentado à estrutura educacional um Instituto de Pesquisas Educacionais. 6 Q328933 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPEConforme Mario Alighiero Manacorda, nos textos Instruções e O Capital, Marx se refere aos termos politecnia e tecnologia para definir a escola do futuro. Esses termos referem-se, respectivamente, a) à preparação pluriprofissional e à unidade de teoria e prática. b) à formação intelectual e à divisão entre trabalho intelectual e manual. c) à totalidade do trabalho e à sua divisão pormenorizada. d) à especialização por área e à formação teórica e prática unificada. e) à disponibilidade para vários trabalhos e à reprodução de uma técnica adquirida. Corrigir o simulado 🖨️ Baixar o PDF