Simulados História História do Brasil

História do Brasil - História - Exercícios com Gabarito

Resolva online questões do simulado da prova - História do Brasil - História - Exercícios com Gabarito, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 19 questões
👥 54
Difícil
📊 50%
6 ótimo
19 bom
27 regular
2 péssimo

1 Q390289 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Considere a seguinte proposição: “Para superar a escola vazia de conhecimentos significativos, é necessário que os docentes alcancem um domínio complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar, sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem conteúdo”.

CAIMI, Flávi. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, jul./dez. 2015, p.112-3. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/ view/23853 O

 que se espera do professor de história em relação ao domínio complexo do conteúdo é que ele


2 Q390290 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

A respeito do processo de Independência do Brasil, pode-se afirmar corretamente que

3 Q390293 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Assinale a opção que corresponde às características que marcaram os governos brasileiros após o fim do regime militar.

4 Q390301 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Atente para o seguinte excerto:

“Alguns pratos indígenas também passaram pela transformação das cozinheiras africanas. É o caso do Caruru, o típico dos típicos na Bahia. Segundo o folclorista Câmara Cascudo (1898-1986), o prato de origem tupi (caá-ruru, folha grossa) consistia num esparregado de quiabos, crustáceos, peixes e ervas, tendo sofrido alterações nas cozinhas dos engenhos, ganhando ingredientes como o dendê e o amendoim.”

POMBO, Nívia. Cardápio Brasil. In: Revista Nossa História, ano 3, nº 29. Rio de Janeiro: Editora Vera Cruz, 2006, p.34.

O trecho acima corresponde ao aspecto da cultura no Brasil colonial referente


5 Q390302 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Leia atentamente o seguinte excerto:

“a complexidade dos problemas morais e materiais inerentes à vida moderna alargou o poder de ação do Estado, obrigando-o a intervir mais diretamente, como órgão de coordenação e direção, nos diversos setores da atividade econômica e social.”

VARGAS, Getúlio. A nova política no Brasil. apud. D’ARAUJO, Maria Celina. Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In: FERREIRA, Jorge, DELGADO, Lucília de A. N. (orgs.) O Brasil Republicano: o tempo do nacional-estatismo - do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

Sobre esse momento da história do Brasil, pode-se afirmar corretamente que


6 Q390317 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Atente para o seguinte excerto que se refere às razões que levaram à criação dos campos de concentração no Ceará em 1932:

“(...) o “campo” era o último recurso, cheio de sofrimento e dor, que sua condição de sem-terra tornava inevitável. Mas nestes anos eles aprenderam a se organizar em multidões aparentemente disformes e sem controle, que levavam o medo às autoridades e aos comerciantes de alimentos. O simples ajuntamento de retirantes já era suficiente para aterrorizar as populações das cidades mais próximas às áreas secas”.

CASTRO NEVES, Frederico de. Tragédia Oculta. in: Revista Nossa História. ano 1 nº 2 dez. 2003. Publicação Editada pela Biblioteca Nacional, p.74.

O evento acima retratado se deu


7 Q390332 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Sobre o sistema político que predominou durante o período imperial no Brasil, pode-se afirmar corretamente que

8 Q390343 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é correto afirmar que

9 Q390345 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Com relação à exploração de indígenas e de escravos africanos no período colonial brasileiro, pode-se afirmar corretamente que

10 Q390346 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Leia atentamente o seguinte fragmento: “Um facto revoltante, horroroso, succedeu quando da sua execução. O tiro de honra, fendendo a cabeça da pobre victima, fez saltarem os miolos e um dos militares presentes, o alferes-ajudante Manuel da Silva Braga, conhecido por Braga Visão, chamou um cachorro e os deu a devorar. Um acto de canibalismo. Esse Braga Visão, assim chamado por causa do seu physico, muito alto e magro, de longas barbas brancas, physionomia patibular, foi, juntamente com o capitão Cabral e Teive o official commandante da tropa, que acompanhou ao supplicio Mororó e Pessoa Anta”.

STUDART, Guilherme. O Movimento Republicano de 1824 no Ceará. Revista do Instituto do Ceará, 1924, p.631.

O excerto acima, de autoria do Barão de Studart, refere-se à execução de Luiz Inácio de Azevedo, conhecido como Azevedo Bolão, e caracteriza-se como um dos episódios que


11 Q390375 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

O suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, teve uma grande repercussão na história do Brasil republicano. No que concerne a esse episódio, assinale a afirmação verdadeira.

12 Q390387 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

As décadas de 1930 e 1940 foram marcadas por uma efervescência política no Brasil, pois, nesse período,

13 Q390395 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Leia atentamente os seguintes excertos: “A Lei de terras decretada no Brasil em 1850 proibia a aquisição de terras públicas através de qualquer outro meio que não fosse a compra, colocando um fim às formas tradicionais de adquirir terras mediante posse e mediante doações da Coroa”; COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à República: momentos decisivos,7. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP,1999, p.171. “Abolido o trabalho escravo, praticamente em nenhuma parte houve modificações de real significação na forma de organização da produção e mesmo na distribuição da renda”.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1967, p. 149.

Relacionando-se os excertos acima aos resultados do processo de abolição da escravatura no Brasil, podese afirmar com precisão que


14 Q390412 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Considerando a economia no Brasil durante a República Velha, assinale a afirmação verdadeira.

15 Q390428 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Considere as seguintes afirmações sobre o modelo de Nacional-desenvolvimentismo que predominou durante o Governo Juscelino Kubitschek:

I. A Planificação da economia, através do Plano de Metas, apresentou a proposta de estatização das empresas multinacionais e o investimento de capital público, oriundo de impostos, nas empresas estatais.

II. Abertura da economia para o capital internacional com presença de empresas multinacionais, sobretudo no setor automobilístico, provocou o escoamento dos recursos nacionais para o exterior.

III. O alto custo da realização do Plano de Metas e a abertura para o mercado internacional, gerou uma alta inflacionária e uma onda migratória de nordestinos e nortistas para as metrópoles que se industrializavam.

É correto o que se afirma em


16 Q390429 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Atente para o seguinte excerto a respeito dos mandatos de Fernando Henrique Cardoso:

“O Presidente aprofundou as reformas e buscou diminuir o estado-empresário (Estado interventor, muito envolvido na produção de bens e serviços), ainda que fosse criticado pela falta de ação em áreas como educação, saúde e previdência social, bem como pela privatização e seus métodos. Os recursos gerados pelas privatizações, aliás, não se converteram em pagamento da dívida pública nem em investimentos. Eram usados para pagar tãosomente o montante principal da dívida, que praticamente quadruplicou durante os dois mandatos de Fernando Henrique”.

BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.; SCHNEEBERGER, Carlos A. História: volume único para o ensino médio. São Paulo, Scipione, 2004, p.468.

A partir da leitura do excerto acima, é correto inferir que


17 Q390445 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Segundo Maria Idalina Pires, em seu Dicionário de Datas da História do Brasil, entre 1650 e 1720 ocorreu a Guerra dos Bárbaros, episódio da história colonial brasileira que marcou

18 Q390459 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

No que diz respeito à Guerra de Canudos, pode-se afirmar corretamente que

19 Q390463 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE, Ensino Superior

Quanto ao quadro econômico, político e social do Segundo Reinado é correto afirmar que

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.