Simulados Português Divisão Silábica

Exercícios sobre Divisão Silábica com Gabarito

Resolva online questões do simulado da prova - Exercícios sobre Divisão Silábica com Gabarito, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 272
Fácil
📊 76%
159 ótimo
86 bom
21 regular
6 péssimo

1 Q860359 | Português, Divisão Silábica

Assinale a alternativa cujas palavras sejam formadas por apenas uma sílaba:


2 Q860360 | Português, Divisão Silábica

Com relação à classificação das palavras quanto ao número de sílabas, marque a alternativa cujas palavras sejam formadas por duas e três sílabas, respectivamente:


3 Q860361 | Português, Divisão Silábica

Assinale a única alternativa que NÃO é composta por três sílabas:


4 Q860362 | Português, Divisão Silábica

Nas alternativas a seguir há apenas palavras com mais de quatro sílabas, exceto:


5 Q860363 | Português, Divisão Silábica

Marque a alternativa que apresenta uma palavra que NÃO é monossílaba.


6 Q860364 | Português, Divisão Silábica

A palavra BAÚ pode ser assim classificada:


7 Q860365 | Português, Divisão Silábica

Com relação ao número de sílabas, marque a única alternativa que não apresenta apenas palavras TRISSÍLABAS:


8 Q860366 | Português, Divisão Silábica

Com relação à classificação da palavra DESCONTROLADO quanto ao número de sílabas, podemos dizer que se trata de uma palavra:


9 Q860367 | Português, Divisão Silábica

A alternativa em que a classificação da palavra quanto ao número de sílabas está CORRETO é:


10 Q860368 | Português, Divisão Silábica

A palavra “trabalho” é classificada como:


11 Q860369 | Português, Divisão Silábica

Assinale a alternativa que apresenta uma palavra polissílaba.


12 Q860370 | Português, Divisão Silábica

Assinale a alternativa que apresenta uma palavra polissílaba. 


13 Q860371 | Português, Divisão Silábica

Qual das alternativas abaixo apresenta palavra classificada como trissílaba?


14 Q860372 | Português, Divisão Silábica

Quanto ao número de sílabas, as palavras são classificadas em:

i. Monossílabas: aquelas que apresentam apenas uma sílaba.
ii. Dissílabas: aquelas que apresentam duas sílabas.
iii. Trissílabas: aquelas que apresentam três sílabas.
iv. Polissílabas: aquelas que apresentam mais de três sílabas.

Assinale a alternativa que apresenta exemplo de cada uma dessas categorias, conforme a ordem apresentada anteriormente.


15 Q860373 | Português, Divisão Silábica

Texto associado.

Nova bateria deve manter carga do celular por cinco dias

A durabilidade seria tão ruim quanto a das baterias de hoje, mas, sim, elas podem ser revolucionárias.

Sair de casa sem um carregador para o celular vai deixar de ser problema. Pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne (Austrália), desenvolveram uma bateria com capacidade quatro vezes maior do que as utilizadas hoje.

Trata-se de uma bateria de Lítio-Enxofre (Li-S). Elas já existem – e por serem bem leves já foram usadas em aviões movidos a energia solar. Mas por que o seu celular não tem uma dessas, então?

Porque elas se desintegram. Depois algumas poucas cargas e recargas elas não aguentam o tranco, começam a se romper, e a bateria morre. Isso acontece porque as partículas de enxofre lá dentro praticamente dobram de tamanho quando a bateria está carregada – isso acontece nas baterias de lítio comum também, mas aí a dilatação é de apenas 10%.

A equipe, porém, encontrou uma solução esperta para esse problema: criaram uma estrutura interna bem intrincada, que oferece mais espaço para a expansão do enxofre. Dessa forma, ela consegue uma durabilidade equivalente à de uma bateria comum, com a vantagem de durar assombrosamente mais.

Isso não seria interessante só para quem sai de casa sem carregador. O maior impacto seria nos carros elétricos. Os melhores de hoje têm autonomia de mais ou menos 300 km. Baterias assim elevariam tal autonomia para 1.500 km – bem mais que a de qualquer veículo com motor a combustão interna.

Elas também ajudariam em outra frente: a das baterias que armazenam energia solar para uso doméstico, como a Powerwall, da Tesla. Ela armazena o equivalente a um dia e 17 de horas de energia. Com o lítio-enxofre de alta durabilidade, essa capacidade saltaria para uma semana.

Os pesquisadores estão otimistas. Dizem que, além de tudo, as baterias seriam mais baratas que as de hoje – pelo fato de o enxofre ser um elemento mais abundante que os metais das baterias de lítio comum. Mas o fato é que a tecnologia ainda está engatinhando – eles esperam testar protótipos por mais alguns anos até apresentar uma bateria capaz de chegar ao mercado.

Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/nova-bateria-deve-manter-carga-do-celular-por-cinco-dias Acesso em 25 de julho de 2023

Leia a palavra destacada no trecho: “Isso acontece porque as partículas de enxofre lá dentro praticamente dobram de tamanho quando a bateria está carregada – isso acontece nas baterias de lítio comum também, mas aí a dilatação é de apenas 10%.”

Quanto à classificação da palavra em relação ao número de sílabas, podemos afirmar que “enxofre” é


16 Q860374 | Português, Divisão Silábica

Em relação ao número de sílabas, a palavra “apostila” é classificada como:


17 Q860375 | Português, Divisão Silábica

As palavras “garrafa, ônibus, ameixa”, quanto ao número de sílabas são classificadas em:


18 Q860376 | Português, Divisão Silábica

Texto associado.

Seu coração bate em sincronia com o do seu cachorro

Helô D’Angelo

      Dizer que “o cachorro é o melhor amigo do homem” não é novidade, mas não deixa de ser uma verdade boa de se repetir. Vários estudos já comprovaram que os cães sentem amor de verdade pelos seus donos, que eles diminuem a ansiedade de crianças e que, em vários lugares, eles são tratados como gente. Para somar a essa lista de benefícios: em um estudo recente, um grupo de cientistas australianos mostrou que, quando o cachorro e o dono estão juntos, os batimentos cardíacos dos dois entram em sincronia.

      O estudo foi assim: três cães foram separados de seus donos por algumas horas, enquanto os cientistas monitoravam os batimentos do coração dos bichos e das pessoas. Depois, os cachorros e seus respectivos humanos foram colocados novamente juntos (ainda com os monitores cardíacos). O resultado foi que em menos de um minuto depois do reencontro, os corações dos donos e de seus cachorros se acalmaram, as frequências cardíacas diminuíram e os batimentos começaram a se espelhar. O mais interessante é que os cientistas que conduziram o experimento também mediram os batimentos enquanto cada humano encontrava outro cão que não era o dele, e perceberam que, aí, os dois corações não entram em sincronia. Apesar de a frequência cardíaca diminuir nessa situação, os batimentos sincronizados dos corações do humano e do animal só parecem acontecer quando há uma ligação especial entre cachorro e dono.

      Um estudo como esse não é só adorável: ele é importante para encontrar novas formas de lidar com o stress. Estudos anteriores já mostraram que quem tem um cachorro é menos estressado, menos ansioso e tem uma imunidade muito melhor. Para os cães, a relação também é proveitosa: quando sentem o cheiro do dono, o cérebro deles ativa uma área associada ao prazer, o que combate doenças como depressão e ansiedade dos cãezinhos.

Texto adaptado de: http://super.abril.com.br/comportamento/seu-coracao-bate-em-sincronia-com-o-do-seu-cachorro. Acesso em 23 de maio de 2016.

Em relação ao número de sílabas, as palavras “não” e “dono” são, respectivamente,


19 Q860377 | Português, Divisão Silábica

Analise os termos em destaque e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, quanto a classificação das palavras de acordo com número de sílabas.
“Na novela, a versão cantada pela jovem embala o romance do casal Gustavo Larios e irmã Cecília. Para Paulo, a cantora mirim deve começar a ganhar ainda mais visibilidade nos próximos meses.”


20 Q860378 | Português, Divisão Silábica

São todas monossílabas as palavras do item:


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.