Simulados Português Verbo

Verbos Irregulares em Português: Exercícios com Gabarito

Resolva online questões do simulado da prova - Verbos Irregulares em Português: Exercícios com Gabarito, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 10 questões
👥 51
Difícil
📊 43%
10 ótimo
12 bom
20 regular
9 péssimo

1 Q860480 | Português, Verbo

Texto associado.

Leia este trecho do romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, do escritor pré-modernista Lima Barreto:

Trazia na mão esquerda um caniço que distendia um arame de pescaria; com a direita, auxiliado por uma varinha, vibrava dolentemente a corda, enquanto balbuciava qualquer coisa. Ia de grupo em grupo, tangendo o seu monocórdio extravagante. Cantava talvez uma ária de uma extravagante beleza, certamente só percebida por ele e feita pela sua alma para a sua alma... Tocava e esperava esmolas. Em todas as fisionomias, havia decerto piedade, comiseração, e mais alguma coisa que não me foi dado perceber. Era constrangimento, era não sei o quê...

O preto tinha os pés espalmados e, com a cecidez e a velhice, andava de leve, sem quase tocar no chão, escorregava, deslizava — era como uma sombra...

Sob aquele sol muito forte, à rebrilhante luz daquela manhã de verão, por entre tanta gente rica e forte, aquele seu instrumento infantil, a puerilidade da música, o seu aspecto de sombra, juntavam-se para dar um relevo cortante à sua miséria e à sua fragilidade... Ele, com a sua resignação e miséria, e o sol, com a sua força e indiferença, tinham um certo acordo oculto, uma relação entre si quase perfeita. O negro ia... Ia tocando já sem forças a plangente música das recordações do adusto solo da África, da vida fácil de sua aringa e do cativeiro semissecular! "

"Analise os verbos em destaque e marque a alternativa que apresenta APENAS verbos irregulares extraídos do texto.


2 Q860481 | Português, Verbo

(Cesgranrio - Adaptado) - Os verbos irregulares oferecem uma dificuldade a mais em relação a sua conjugação, uma vez que não seguem o modelo mais comum dos verbos regulares. Que forma verbal destacada abaixo está conjugada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?


3 Q860482 | Português, Verbo

(Instituto AOCP) Assinale a alternativa que apresenta um verbo irregular.


4 Q860483 | Português, Verbo

Texto associado.

(Cesgranrio - Adaptado)

Cidade: desejo e rejeição

A cidade da modernidade se configurou a partir da Revolução Industrial e se tornou complexa pelo tamanho territorial e demográfico, antes jamais alcançado, e pelas exigências de infraestrutura e de serviços públicos. No início do século XX, se generalizou a ideia da cidade como instância pública. Até então, esta seria uma construção que resultava de interesses específicos, de setores ou estratos sociais.

A mudança do milênio vê, contraditoriamente, a expansão de modelos urbanísticos e a ocupação territorial que se opõem à “condição urbana” — de certo modo fazendo retornar a cidade à instância privada. Tal ambiguidade estabelece um patamar para o debate sobre os rumos da cidade.

O sistema urbano brasileiro estava em processo de consolidação como instância pública, quando, a partir dos anos 1960, sofre inflexão importante. Razões externas ao urbanismo influenciam no redesenho de nossas cidades.

A opção pelo transporte urbano no modo rodoviário, em detrimento do transporte sobre trilhos, então estruturador das principais cidades, é uma delas.

Outros elementos adentram o cenário brasileiro nas últimas décadas e dispõem a cidade como instância privada: os condomínios fechados e os shopping centers. Ambos associados ao automóvel, exaltam a segmentação de funções urbanas. A multiplicidade e a variedade, valores do urbano, ali não são consideradas. O importante para os promotores imobiliários e para os que aderem a tais propostas é a sensação de que o modelo é algo à parte do conjunto. Há uma explícita “rejeição à cidade”.

Além disso, com o crescimento demográfico e a expansão do sistema urbano, as áreas informais adquirem relevo e, em alguns casos, passam a compor a maior parte das cidades. Isto é, enquanto por um século e meio se concebe e se desenvolve a ideia da cidade como instância pública, uma parte maiúscula dessa mesma cidade é construída em esforço individual como instância privada.

MAGALHÃES, Sérgio Ferraz. Cidade: desejo e rejeição. Revista Ciência Hoje. Rio de Janeiro: ICH. n. 290, mar. 2012, p. 75.

O verbo dispor, utilizado no Texto II, no trecho “Outros elementos adentram o cenário brasileiro nas últimas décadas e dispõem a cidade como instância privada:”, apresenta irregularidade na sua conjugação.

A sequência em que todos os verbos também são irregulares é:


5 Q860484 | Português, Verbo

São exemplos de verbos irregulares, exceto:


6 Q860485 | Português, Verbo

Observe o emprego de um verbo irregular na seguinte frase: “Quando você vir um, vai entender o porquê.” Assinale a alternativa na qual um verbo irregular foi CORRETAMENTE empregado.


7 Q860486 | Português, Verbo

Texto associado.

Leia, a seguir, um trecho do poema “Tabacaria”, do poeta português Fernando Pessoa:

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Janelas do meu quarto,
Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é
(E se soubessem quem é, o que saberiam?),
[...]

"Nas alternativas seguintes, todos os versos destacados apresentam, pelo menos, um verbo irregular, EXCETO:


8 Q860487 | Português, Verbo

Analise os enunciados seguintes e assinale a alternativa em que TODOS os verbos são irregulares.


9 Q860488 | Português, Verbo

Analise as afirmações abaixo sobre as características dos verbos irregulares:

I. Não possuem modelos fixos de conjugação

II. As mudanças nas conjugações podem ser no radical e nas terminações

III. O verbo medir é irregular porque há alterações no radical: "eu meço" no presente do indicativo e "eu media" no pretérito imperfeito do indicativo.

Quais das afirmações estão corretas?


10 Q860489 | Português, Verbo

Confira as afirmações a seguir sobre as características dos verbos irregulares:

I. Conjugação diferente dos modelos dos verbos irregulares.

II. As principais marcas dos verbos irregulares é no radical ou desinência.

III. O verbo trazer é irregular porque apresenta as formas: trouxe e traria.

Quais são as afirmações corretas?


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Usuário
Por Paulo Sérgio Cruz Dias em 17/07/2024 18:02:19
Me ajudou muito

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.