Simulados Direito Penal Criminologia

Criminologia - Direito Penal - Delegado de Polícia Federal

Resolva online questões do simulado da prova - Criminologia - Direito Penal - Delegado de Polícia Federal, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 9 questões
👥 37
Médio
📊 53%
1 ótimo
17 bom
19 regular
0 péssimo

1 Q390480 | Direito Penal, Criminologia, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados aos modelos teóricos da criminologia. As ideias sociológicas que fundamentam as construções teóricas de Merton e Parsons obedecem ao modelo da denominada sociologia do conflito.

2 Q390495 | Direito Penal, Criminologia, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados aos modelos teóricos da criminologia. O surgimento das teorias sociológicas em criminologia marca o fim da pesquisa etiológica, própria da escola ou do modelo positivista.

3 Q390516 | Direito Penal, Criminologia, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando a distinção doutrinária entre culpabilidade de ato e culpabilidade de autor, julgue o seguinte item. Tratando-se de culpabilidade pelo fato individual, o juízo de culpabilidade se amplia à total personalidade do autor e a seu desenvolvimento.

4 Q390551 | Direito Penal, Criminologia, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere à prevenção da infração penal, julgue os próximos itens. Na terminologia criminológica, criminalização primária equivale à chamada prevenção primária.

5 Q390568 | Direito Penal, Criminologia, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados aos modelos teóricos da criminologia. De acordo com o interacionismo simbólico, ou simplesmente interacionismo, cuja perspectiva é macrossociológica, deve-se indagar como se define o criminoso, e não quem é o criminoso.

6 Q390597 | Direito Penal, Criminologia, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere à prevenção da infração penal, julgue os próximos itens. Ações como controle dos meios de comunicação e ordenação urbana, orientadas a determinados grupos ou subgrupos sociais, estão inseridas no âmbito da chamada prevenção secundária do delito.

7 Q390609 | Direito Penal, Criminologia, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados aos modelos teóricos da criminologia. O positivismo criminológico caracteriza-se, entre outros aspectos, pela negação do livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela adoção do método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.

8 Q390730 | Direito Penal, Criminologia, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere à prevenção da infração penal, julgue os próximos itens. As modalidades preventivas nas quais se inserem os programas de policiamento orientado à solução de problemas e de policiamento comunitário, assim como outros programas de aproximação entre polícia e comunidade, podem ser incluídas na categoria de prevenção primária.

9 Q390781 | Direito Penal, Criminologia, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados aos modelos teóricos da criminologia. A teoria funcionalista da anomia e da criminalidade, introduzida por Emile Durkheim no século XIX, contrapunha à ideia da propensão ao crime como patologia a noção da normalidade do desvio como fenômeno social, podendo ser situada no contexto da guinada sociológica da criminologia, em que se origina uma concepção alternativa às teorias de orientação biológica e caracterológica do delinquente.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.