Simulados Radiologia Equipamentos Radiológicos

EBSERH Técnico em Radiologia: 10 questões com gabarito

Resolva online questões do simulado da prova - EBSERH Técnico em Radiologia: 10 questões com gabarito, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 10 questões
👥 41
Difícil
📊 34%
0 ótimo
8 bom
29 regular
4 péssimo

1 Q862372 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Na rotina de abdome agudo quando o paciente não consegue ficar em ortostática, realizamos a incidência (A.P - antero posterior) e posicionamento radiográfico em decúbito lateral esquerdo. Assinale a alternativa correta, diante da necessidade do posicionamento ser em decúbito lateral esquerdo. 


2 Q862373 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Diante do protocolo de Incidências Radiológicas, assinale a alternativa que apresenta onde deve incidir o Raio Central (R.C) na incidência Crânio Towne e com quantos graus de inclinação, tendo como referência as linhas do crânio.  


3 Q862374 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Três categorias gerais de reações sistêmicas por meios de contraste são identificadas: leve, moderada e grave. Com relação a reação por meio de contraste “Grave”, assinale a alternativa correta. 


4 Q862375 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Na ressonância Magnética o relaxamento de prótons consiste em dois processos, chamados tempo de relaxamento T1 e tempo de relaxamento T2. São sequências utilizadas na realização do exame que facilitam o reconhecimento de estruturas anatômicas como gordura, líquidos corporais e estruturas sólidas. A combinação da imagem obtida em T1 e T2 dá uma visão geral completa sobre a densidade de diferentes tecidos. Assinale a alternativa correta, sobre quais exames se aplicam o tempo de relaxamento T1 e T2. 


5 Q862376 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Qual posicionamento radiográfico correto em relação a flexão dos joelhos do paciente e ao raio central (R.C), na Incidência P.A axial com carga bilateral do joelho “Método de Rosenberg”. Assinale a alternativa correta: 


6 Q862377 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

A Ressonância Magnética (RM) produz imagens de cortes finos de tecidos utilizando um campo magnético e ondas de rádio. A intensidade relativa dos sinais (brilho) dos tecidos em uma imagem de RMN é determinada por múltiplos fatores. Sendo assim as imagens podem ser: ponderada em T1 / ponderada em T2 /. Em relação as sequências T1 e T2 em ressonância magnética, assinale a alternativa correta. 

Legenda: 

  • TE: Tempo de Eco   
  • TR: Tempo de repetição  

7 Q862378 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

A patologia demonstrada na incidência para coluna lombar no posicionamento radiológico oblíquas são defeitos da parte interarticular (espondilólise). Em relação a rotação que deverá ser feita e ao critério radiográfico para que a obliquidade esteja correta, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) Obliquidade de 15º - Critério: o pedículo será visualizado lateral ao corpo vertebral.

(  ) Obliquidade de 30º - Critério: o pedículo será visualizado anterior ao corpo vertebral.

(  ) Obliquidade de 45º - Critério: o pedículo será visualizado próximo do centro do corpo vertebral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 


8 Q862379 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

A dosimetria termo luminescente (TLD) corresponde a um dos principais detectores de radiação utilizados para o monitoramento de radiação ocupacional e individual. Sobre o dosímetro TLD, assinale a alternativa incorreta


9 Q862380 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre os efeitos imediatos e tardios da radiação ionizante, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) Para doses de radiação muito altas, o período latente, em geral, desaparece. Para doses muito baixas, o período prodrômico pode, simplesmente, não existir.

(  ) A LD 50/60 é a dose de radiação aplicada ao corpo inteiro que causa a morte de 50% das partes irradiadas em um prazo de 60 dias.

(  ) Na medida em que a dose de radiação do corpo inteiro aumenta, o tempo médio de sobrevivência diminui.

(  ) A maioria dos efeitos tardios corresponde a efeitos estocásticos. Um efeito estocástico é um efeito que não tem limiar de dose. Mesmo a menor dose da radiação pode produzir um efeito.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 


10 Q862381 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a Radiobiologia e o ciclo celular, leia as afirmativas abaixo:

I. As células são mais sensíveis à radiação ionizante durante a fase G2 da mitose.

II. Quando a água é irradiada, ela se dissocia em outros produtos moleculares. Este processo é chamado de radiólise da água.

III. O efeito principal da radiação sobre o sistema hematopoiético é o acrescimento do número de todos os tipos de células sanguíneas no sangue.

IV. O período latente é o tempo após a exposição durante o qual não existe nenhum sinal de malestar provocado pela radiação.

Estão corretas as afirmativas: 


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.