Simulados Fisioterapia Fisioterapia Respiratória

Fisioterapia Respiratória - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE - v

Resolva online questões do simulado da prova - Fisioterapia Respiratória - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE - v, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 1
Médio
📊 60%
0 ótimo
1 bom
0 regular
0 péssimo

1 Q800870 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue os itens a seguir. A SARA e a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) podem apresentar sinais e sintomas semelhantes, mas que precisam ser diferenciados. Se, por exemplo, a criança apresentar derrame pleural, será correto suspeitar de ICC.

2 Q800897 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca de avaliação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os itens subsequentes. A realização de manobra para mensuração da força dos músculos inspiratórios em pacientes ventilados invasivamente pressupõe um esforço a ser realizado com o auxílio de válvula unidirecional, permitindo-se a expiração e bloqueando a inspiração. Dessa forma, induzir-se-á o paciente a realizar esforço inspiratório máximo a partir do volume residual, que será tanto maior quanto maior for o tempo de oclusão do ramo inspiratório.

3 Q800901 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um homem de quarenta anos de idade, 90 kg, 1,60 m de altura, foi admitido na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda (IRpA). A radiografia de tórax evidenciou consolidação alveolar bilateral. Houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 540 mL, PEEP de 5 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%, pico de pressão de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial mostrou pH = 7,25; PaCO2 = 65 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 35 mEq/L e SaO2 = 85%.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O paciente pode ser colocado em posição de pronação, a fim de melhorar a sua oxigenação, otimizar o fluxo sanguíneo para o pulmão dependente, reduzir a atelectasia, facilitar a drenagem de secreções, aumentar a capacidade residual funcional e reduzir a pressão de platô.

4 Q800922 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Desmame é o processo de transição da ventilação mecânica para a ventilação espontânea em pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 h. Com referência a esse processo, julgue os seguintes itens. O uso profilático de corticoide sistêmico reduz a prevalência de estridor pós-extubação.

5 Q800957 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito de força muscular respiratória, julgue os itens subsequentes. Na presença de fraqueza muscular respiratória, indica-se treinamento muscular respiratório, que pode ser feito com dispositivos de carga linear.

6 Q800984 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, no âmbito da monitorização respiratória durante a ventilação mecânica, a equação do movimento explica a influência que os componentes elásticos e resistivos exercem sobre a pressão das vias aéreas, julgue os itens subsequentes. A resistência das vias aéreas depende somente da geometria da árvore traqueobrônquica e do volume pulmonar.

7 Q800999 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da hérnia diafragmática, julgue os itens que se seguem. Para otimizar a função pulmonar, o posicionamento mais indicado para a criança é o decúbito elevado e homolateral à hérnia diafragmática.

8 Q801054 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. A assincronia de disparo pode ser evitada com o disparo mais sensível, tomando-se a precaução de impedir o autodisparo e, se possível, de modificar o tipo de disparo de pressão para fluxo.

9 Q801067 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca dos recursos em fisioterapia respiratória, julgue os itens que se seguem. A fundamentação fisiológica do espirômetro de incentivo a volume baseia-se na oscilação das vias aéreas, no aumento do fluxo aéreo intermitente e na pressão positiva na via aérea.

10 Q801136 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A persistência do canal arterial (PCA), que se associa com frequência à prematuridade, corresponde a 5% a 10% de todas as cardiopatias, acometendo cerca de 40% dos prematuros com idade gestacional entre 25 semanas e 27 semanas.

A respeito da intervenção da fisioterapia no tratamento do neonato portador de PCA, julgue os itens subsecutivos.

O CPAP não é muito utilizado em neonatos submetidos à correção cirúrgica de PCA por não ter efeitos na estabilização das vias aéreas, da caixa torácica e do volume pulmonar.

11 Q801150 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um homem de quarenta anos de idade, 90 kg, 1,60 m de altura, foi admitido na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda (IRpA). A radiografia de tórax evidenciou consolidação alveolar bilateral. Houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 540 mL, PEEP de 5 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%, pico de pressão de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial mostrou pH = 7,25; PaCO2 = 65 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 35 mEq/L e SaO2 = 85%.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O paciente apresenta quadro clínico específico de síndrome do desconforto respiratório grave (SDRA).

12 Q801166 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. A complacência pulmonar permanece constante até 75% da capacidade vital. Depois disso, algumas regiões pulmonares atingem seu ponto máximo de distensão elástica e os pulmões tornam-se menos complacentes.

13 Q801200 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de terapia de alto fluxo, julgue os itens que se seguem. Criança com oito anos de idade deve utilizar fluxo máximo de 40 L/min.

14 Q801210 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, no âmbito da monitorização respiratória durante a ventilação mecânica, a equação do movimento explica a influência que os componentes elásticos e resistivos exercem sobre a pressão das vias aéreas, julgue os itens subsequentes. A elastância do sistema respiratório é composta pela elastância do pulmão e da caixa torácica. A elastância pulmonar sofre pouca influência da tensão superficial alveolar.

15 Q801211 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A ventilação mecânica invasiva ocorre por meio de aparelhos que, intermitentemente, insuflam os pulmões com volumes de ar, em uma determinada velocidade, gerando assim pressões positivas na via aérea. A respeito dessa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem. Na ventilação limitada à pressão, as taxas de fluxo inspiratório não são fixas, e o padrão de fluxo resultante é constante no início e desacelera-se no final da inspiração.

16 Q801254 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da hérnia diafragmática, julgue os itens que se seguem. Ocorre por meio do orifício posterolateral, sendo o lado direito mais afetado, em razão de o estômago apresentar maior resistência à víscera.

17 Q801281 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a aplicação da ventilação mecânica com óxido nítrico (NO) é frequente em neonatologia, principalmente em situações clínicas que cursem com hipertensão pulmonar, julgue os itens subsequentes, relativos a essa modalidade de ventilação mecânica. A ventilação mecânica com NO é indicada para pacientes com cardiopatias congênitas dependentes do shunt direito-esquerdo.

18 Q801302 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição de elevada prevalência, sendo responsável por grande parte das internações hospitalares. O reconhecimento dos seus sinais e sintomas de forma precoce é fundamental para o adequado manejo terapêutico. Acerca dessa condição, julgue os seguintes itens. A musculatura esquelética, em consequência da disfunção central da IC, caracteriza-se por déficit da extração e utilização do oxigênio por diminuição da massa muscular, do número e tamanho das mitocôndrias e pelo início precoce do metabolismo anaeróbio, com predominância de recrutamento de fibras musculares do tipo I, o que resulta em redução de força e resistência musculares e fadiga precoce.

19 Q801437 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a aplicação da ventilação mecânica com óxido nítrico (NO) é frequente em neonatologia, principalmente em situações clínicas que cursem com hipertensão pulmonar, julgue os itens subsequentes, relativos a essa modalidade de ventilação mecânica. O NO aumenta o shunt direito-esquerdo intracardíaco através do forame oval.

20 Q801482 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

O uso da ventilação mecânica não invasiva tem aumentado devido à descoberta de seus benefícios e de um número cada vez maior de estudos comprovando sua eficácia. Com referência a essa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens a seguir. A ventilação mecânica não invasiva é indicada para pós-operatório imediato de cirurgia do esôfago.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.