Simulados Fisioterapia Fisioterapia Respiratória

Fisioterapia Respiratória - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE - iii

Resolva online questões do simulado da prova - Fisioterapia Respiratória - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE - iii, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 0
n/d
📊 0%
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

1 Q799574 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à fisiopatologia da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A hiperinsuflação estática reduz a capacidade inspiratória e é comumente associada à hiperinsuflação dinâmica durante o exercício, levando ao aumento da dispneia e à limitação da capacidade de exercício. Esses fatores concorrem para o comprometimento das propriedades contráteis intrínsecas dos músculos respiratórios.

2 Q799592 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. A visualização, no monitor do dispositivo de ventilação mecânica, de um padrão em dente de serra na curva fluxo-volume, associado à piora na saturação da hemoglobina ao oxigênio, são sinais indicativos de acúmulo de secreção nas vias aéreas, devendo, portanto, o fisioterapeuta intervir imediatamente.

3 Q799647 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Com relação às manobras respiratórias convencionais normalmente realizadas pela equipe de fisioterapia, julgue os itens subsequentes. A eficácia da tapotagem em recém-nascidos é questionada por diversos autores. Segundo estes, nessa fase da vida, o tórax é muito maleável, tem dimensões reduzidas e, por isso, o efeito mecânico da técnica é consideravelmente menor que em faixas etárias de mais idade.

4 Q799704 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um homem de setenta anos de idade, ex-fumante havia cinco anos (fumava, desde os dezoito anos de idade, cerca de quarenta cigarros por dia), foi internado com exacerbação do quadro. No exame físico, apresentava-se consciente, cianótico, taquipneico, em uso de musculatura acessória, com distensão das veias jugulares e edema de MMII. A ausculta pulmonar mostrou: murmúrio vesicular diminuído globalmente e sibilos esparsos. A gasometria arterial indicou: pH = 7,20, PaCO2 = 58 mmH2O, PaO2 = 50 mmHg, HCO3 = 32 mEq/L e SaO2 = 87% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

No caso, o diagnóstico de DPOC é possível se houver a presença de dispneia, tosse crônica com ou sem secreção e história de exposição aos fatores de risco da doença. Além disso, a espirometria pós-broncodilatador FEV1/CVF < 70 confirmaria a presença de limitação do fluxo aéreo.

5 Q799713 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição de elevada prevalência, sendo responsável por grande parte das internações hospitalares. O reconhecimento dos seus sinais e sintomas de forma precoce é fundamental para o adequado manejo terapêutico. Acerca dessa condição, julgue os seguintes itens. Fadiga, dispneia e intolerância aos esforços, associadas ou não a edema de membros inferiores, são os principais sintomas da IC.

6 Q799737 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca da ventilação não invasiva (VNI), julgue os itens subsecutivos. Em se tratando de paciente com hipercapnia aguda, é necessário ajustar a VNI com dois níveis pressóricos (BILEVEL) a fim de adequar os volumes pulmonares para reverter a acidemia.

7 Q799767 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos músculos respiratórios, julgue os itens subsequentes. A mecânica diafragmática no lactente é menos eficiente devido ao fato de o ângulo de inserção do diafragma na caixa torácica ser mais horizontal.

8 Q799831 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, a respeito da semiologia do sistema cardiorrespiratório. O pectus carinatum caracteriza-se por uma depressão na parte inferior do esterno na região epigástrica, deformidade que pode gerar restrição ventilatória.

9 Q799847 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Com relação às manobras respiratórias convencionais normalmente realizadas pela equipe de fisioterapia, julgue os itens subsequentes. Empregada para evitar o acúmulo de secreções em indivíduos acamados, a ventilação das diferentes zonas pulmonares é comumente utilizada no procedimento de drenagem postural em recém-nascidos com insuficiência respiratória.

10 Q799905 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição de elevada prevalência, sendo responsável por grande parte das internações hospitalares. O reconhecimento dos seus sinais e sintomas de forma precoce é fundamental para o adequado manejo terapêutico. Acerca dessa condição, julgue os seguintes itens. A intolerância ao exercício pelo paciente com IC deve-se principalmente à redução na oxigenação tecidual, o que justifica a suplementação de oxigênio para a maior parte dos casos.

11 Q799941 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca dos recursos em fisioterapia respiratória, julgue os itens que se seguem. A tosse do tipo Huffing dá-se pelo esforço expiratório com a glote aberta, que resulta no aumento da pressão intratorácica durante a fase compressiva da tosse, o que ajuda a eliminar secreções brônquicas, porém com maior esforço.

12 Q799944 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. O modo ventilatório de pressão controlada é ciclado a tempo, limitado à pressão, com onda de pressão constante e fluxo livre desacelerado.

13 Q799958 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito de força muscular respiratória, julgue os itens subsequentes. Atualmente, o treinamento muscular respiratório é uma terapêutica relevante para os pacientes com insuficiência cardíaca, pois propicia uma melhora da capacidade funcional.

14 Q799983 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição de elevada prevalência, sendo responsável por grande parte das internações hospitalares. O reconhecimento dos seus sinais e sintomas de forma precoce é fundamental para o adequado manejo terapêutico. Acerca dessa condição, julgue os seguintes itens. Entre os mecanismos de compensação presentes na fisiopatologia da IC, estão o aumento da frequência cardíaca e da contratilidade miocárdica, a vasodilatação periférica e a redução da volemia.

15 Q799996 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos músculos respiratórios, julgue os itens subsequentes. O movimento de alça de balde nas últimas costelas do tórax do lactente é bem eficiente devido à contração dos músculos intercostais.

16 Q799999 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da atuação da fisioterapia nos períodos pré- e pós-operatório de cirurgia cardiovascular, que tem demonstrado ser de extrema importância na redução de eventuais complicações, e de complicações clínicas comumente observáveis em pacientes submetidos a esse tipo de cirurgia, julgue os próximos itens. As complicações pulmonares mais frequentemente observadas no pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgia cardiovascular são o pneumotórax e a traqueomalacia.

17 Q800001 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Com diagnóstico de distrofia muscular do tipo Duchenne, João, com doze anos de idade, apresentou, nos últimos meses, piora na função pulmonar com capacidade vital de 600 mL, ou seja, 14% do previsto. Durante esses meses, teve dois episódios de infecção respiratória e, em uma delas, ficou internado no hospital. O paciente relata aumento da sensação de desconforto respiratório, apresentando sinais e sintomas de hipoventilação. João faz uso de ventilação não invasiva durante o sono e quando surge o desconforto respiratório.

Com referência ao caso clínico precedente, julgue os itens subsequentes.

A respiração glossofaríngea deve ser instituída e pode ser um recurso para otimizar a tosse.

18 Q800038 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da hérnia diafragmática, julgue os itens que se seguem. A assistência ventilatória invasiva deve ser evitada devido ao risco de pneumotórax e ao aumento da resistência vascular pulmonar.

19 Q800107 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Haja vista que síndrome do desconforto respiratório (SDRA) é uma condição severa em pacientes sob ventilação mecânica, podendo estar associada a lesão pulmonar induzida pela referida modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem, relativos a essa condição. Ventilações realizadas com mais de 8 mL/kg determinam a abertura e o fechamento repetitivos de unidades instáveis, o que perpetua o processo de edema pulmonar.

20 Q800141 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que a aplicação da ventilação mecânica com óxido nítrico (NO) é frequente em neonatologia, principalmente em situações clínicas que cursem com hipertensão pulmonar, julgue os itens subsequentes, relativos a essa modalidade de ventilação mecânica. O NO produz uma vasodilatação pulmonar seletiva devido ao fato de esse gás atingir somente os alvéolos ventilados.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.