Simulado: Fisioterapia Respiratória - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE - ii

20 questões de Fisioterapia, Ensino Superior

Marque todas as questões do simulado desta página "Fisioterapia Respiratória - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE - ii" e clique no botão "Corrigir". Baixe o PDF!


👥 0
n/d
📊 0%
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue os itens a seguir. A SARA, que é caracterizada como um desequilíbrio grave entre ventilação e perfusão, leva ao desenvolvimento de insuficiência respiratória significativa.

O uso da ventilação mecânica não invasiva tem aumentado devido à descoberta de seus benefícios e de um número cada vez maior de estudos comprovando sua eficácia. Com referência a essa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens a seguir. Entre os benefícios fisiológicos da ventilação mecânica não invasiva estão o aumento da capacidade residual funcional (CRF), o aumento da pressão transpulmonar e a manutenção das vias aéreas abertas.

O uso da ventilação mecânica não invasiva tem aumentado devido à descoberta de seus benefícios e de um número cada vez maior de estudos comprovando sua eficácia. Com referência a essa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens a seguir. O bubble CPAP é um sistema de fluxo variável no qual a PEEP é gerada por um sistema de “bolhas” em que o ramo expiratório é imerso em um recipiente com água que, conforme a profundidade, determina o nível de pressão gerada.

A doença pulmonar crônica do recém-nascido pode ser descrita como uma alteração significativa dos pulmões em bebê prematuro diagnosticado com síndrome da angústia respiratória (SAR), que necessita de ventilação mecânica e(ou) da inspiração de altas concentrações de oxigênio. A respeito dessa condição clínica, julgue os próximos itens. A administração precoce de surfactante e os modos protetores de ventilação mecânica minimizam a lesão pulmonar.

Haja vista que síndrome do desconforto respiratório (SDRA) é uma condição severa em pacientes sob ventilação mecânica, podendo estar associada a lesão pulmonar induzida pela referida modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem, relativos a essa condição. Estratégias de ventilação mecânica com volumes elevados estão associadas a alterações da permeabilidade capilar e ao desenvolvimento de edema pulmonar.

Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. A diferença entre a pressão alveolar e a pressão pleural é denominada pressão transpulmonar, que constitui uma medida das forças elásticas pulmonares.

No que se refere aos músculos respiratórios, julgue os itens subsequentes. Se a criança estiver posicionada em decúbito dorsal, durante a inspiração profunda a hemicúpula diafragmática paralisada apresenta um deslocamento no sentido cranial.

Acerca da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. Como a tosse manualmente assistida e a aspiração endotraqueal não proporcionam aumentos significativos na pressão intracraniana, essas técnicas podem ser utilizadas em pacientes admitidos por trauma craniencefálico, sem quaisquer danos.

O uso da ventilação mecânica não invasiva tem aumentado devido à descoberta de seus benefícios e de um número cada vez maior de estudos comprovando sua eficácia. Com referência a essa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens a seguir. A administração precoce de CPAP (ainda na sala de parto) é descrita, na literatura, como uma estratégia ventilatória para prevenir a displasia broncopulmonar.

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue os itens a seguir. Frequência respiratória de 40 a 50 ciclos respiratórios por minuto; frequência cardíaca de 120 a 130 batimentos cardíacos por minuto; radiografias torácicas com alguns infiltrados bilaterais e ruídos respiratórios com auscultação de crepitações em toda parte dos campos pulmonares são sinais indicativos de síndrome da angústia respiratória leve, cujo tratamento dispensa a entubação do paciente.

Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. Os vasos alveolares estão expostos à pressão alveolar e são tracionados e abertos pela tração radial do parênquima circundante.

A respeito da atuação da fisioterapia nos períodos pré- e pós-operatório de cirurgia cardiovascular, que tem demonstrado ser de extrema importância na redução de eventuais complicações, e de complicações clínicas comumente observáveis em pacientes submetidos a esse tipo de cirurgia, julgue os próximos itens. O treinamento muscular respiratório no período pré-operatório demonstrou ser eficiente para redução de complicações pulmonares no período pós-operatório de cirurgia cardiovascular.

A respeito da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. Em paciente ventilado em UTI por quadro de pneumotórax por trauma torácico importante, a ventilação do pulmão com fístula, a ser realizada de modo independente do pulmão/hemitórax sadio, é preconizada em modo assisto-controlado ciclado a tempo e controlado a pressão, já que esse modo compensará o vazamento possível.

Um homem de quarenta anos de idade, 90 kg, 1,60 m de altura, foi admitido na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda (IRpA). A radiografia de tórax evidenciou consolidação alveolar bilateral. Houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 540 mL, PEEP de 5 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%, pico de pressão de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial mostrou pH = 7,25; PaCO2 = 65 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 35 mEq/L e SaO2 = 85%.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

A pressão de distensão inspiratória (driving-pressure – DP) adotada no caso clínico está adequada, portanto, relativamente à DP, não há risco de morte para o paciente.

Um homem de sessenta anos de idade, em ventilação mecânica devido a insuficiência respiratória aguda, necessitava de análise da mecânica respiratória. Os parâmetros de ventilação mecânica no momento da análise eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 500 mL, fluxo inspiratório de 30 L/min, tipo de onda de fluxo constante, PEEP de 10 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 80%, pico de pressão de 50 cmH2O. Mantidos esses parâmetros, foi colocada uma pausa inspiratória de 2 segundos.

Com isso, observou-se uma pressão de platô de 40 cmH2O. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Um deslocamento da curva pressão-volume do sistema respiratório do paciente para a direita demonstra um declínio da complacência pulmonar.

Acerca da ventilação não invasiva (VNI), julgue os itens subsecutivos. A interface orofacial é indicada para pacientes claustrofóbicos com insuficiência respiratória aguda leve.

Tendo em vista que, no âmbito da monitorização respiratória durante a ventilação mecânica, a equação do movimento explica a influência que os componentes elásticos e resistivos exercem sobre a pressão das vias aéreas, julgue os itens subsequentes. A complacência das vias aéreas depende do volume pulmonar e da diferença de pressão.

A respeito da atuação da fisioterapia nos períodos pré- e pós-operatório de cirurgia cardiovascular, que tem demonstrado ser de extrema importância na redução de eventuais complicações, e de complicações clínicas comumente observáveis em pacientes submetidos a esse tipo de cirurgia, julgue os próximos itens. Entre as complicações não cardíacas no período pós-operatório do paciente submetido à referida cirurgia, as complicações renais e gastrointestinais são as mais prevalentes e, por isso, devem ser prevenidas pela atuação da fisioterapia.

Julgue os itens que se seguem, relativos à hipoxemia em neonatos e a fatores ligados a essa condição clínica. As crises de hipoxemia estão geralmente relacionadas a cardiopatias cianóticas com obstrução na via de saída do ventrículo direito.

Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. O fluxo laminar ocorre em vias aéreas de maior calibre, onde os números de Reynolds são altos.

🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.