Simulado: Fisioterapia Respiratória - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE

20 questões de Fisioterapia, Ensino Superior

Marque todas as questões do simulado desta página "Fisioterapia Respiratória - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE" e clique no botão "Corrigir". Baixe o PDF!


👥 1
Médio
📊 65%
0 ótimo
1 bom
0 regular
0 péssimo

Um homem de sessenta anos de idade, em ventilação mecânica devido a insuficiência respiratória aguda, necessitava de análise da mecânica respiratória. Os parâmetros de ventilação mecânica no momento da análise eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 500 mL, fluxo inspiratório de 30 L/min, tipo de onda de fluxo constante, PEEP de 10 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 80%, pico de pressão de 50 cmH2O. Mantidos esses parâmetros, foi colocada uma pausa inspiratória de 2 segundos.

Com isso, observou-se uma pressão de platô de 40 cmH2O. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Para esse paciente, a resistência de vias aéreas apresentava-se normal.

A respeito de força muscular respiratória, julgue os itens subsequentes. Na medição das pressões respiratórias máximas, o operador deve solicitar ao paciente máximo esforço inspiratório, que seja similar à manobra Valsalva e com esforço expiratório semelhante à manobra Mueller.

Com diagnóstico de distrofia muscular do tipo Duchenne, João, com doze anos de idade, apresentou, nos últimos meses, piora na função pulmonar com capacidade vital de 600 mL, ou seja, 14% do previsto. Durante esses meses, teve dois episódios de infecção respiratória e, em uma delas, ficou internado no hospital. O paciente relata aumento da sensação de desconforto respiratório, apresentando sinais e sintomas de hipoventilação. João faz uso de ventilação não invasiva durante o sono e quando surge o desconforto respiratório.

Com referência ao caso clínico precedente, julgue os itens subsequentes.

O treinamento muscular inspiratório isocinético ou com carga linear de 30% da pressão inspiratória máxima reduz a deterioração da função pulmonar do caso acima.

Haja vista que síndrome do desconforto respiratório (SDRA) é uma condição severa em pacientes sob ventilação mecânica, podendo estar associada a lesão pulmonar induzida pela referida modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem, relativos a essa condição. Estratégias ventilatórias com manutenção de pressão no final do ciclo respiratório aumentam o estresse pulmonar, favorecendo o aparecimento de quadros de lesão induzida pela ventilação mecânica.

Tendo em vista que, no âmbito da monitorização respiratória durante a ventilação mecânica, a equação do movimento explica a influência que os componentes elásticos e resistivos exercem sobre a pressão das vias aéreas, julgue os itens subsequentes. A resistência da via aérea indica qual a diferença de pressão necessária entre dois pontos dessa via aérea para que se estabeleça um fluxo de ar.

Julgue os próximos itens, acerca da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). No caso de criança com SARA grave, com redução da complacência pulmonar, recomenda-se ventilação mecânica com volume corrente de 3 mL/kg a 6 mL/kg do peso corporal esperado.

Um homem de quarenta anos de idade, 90 kg, 1,60 m de altura, foi admitido na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda (IRpA). A radiografia de tórax evidenciou consolidação alveolar bilateral. Houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 540 mL, PEEP de 5 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%, pico de pressão de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial mostrou pH = 7,25; PaCO2 = 65 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 35 mEq/L e SaO2 = 85%.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O volume corrente estabelecido está adequado à finalidade de não gerar grandes pressões transpulmonares, evitando-se, assim, a hiperdistensão.

Haja vista que síndrome do desconforto respiratório (SDRA) é uma condição severa em pacientes sob ventilação mecânica, podendo estar associada a lesão pulmonar induzida pela referida modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem, relativos a essa condição. No paciente com SDRA, a lesão pulmonar pode decorrer de redução da complacência e pressão transpulmonar, que está associada ao aumento do volume pulmonar.

Acerca do sistema de terapia de alto fluxo, julgue os itens que se seguem. O sistema de alto fluxo nasal, além de suplementar a FIO2, aquece e umidifica o gás, e ainda promove uma pressão positiva contínua nas vias aéreas.

No que se refere aos músculos respiratórios, julgue os itens subsequentes. A inervação do diafragma é suprida pelo nervo frênico, que recebe fibras de C1, C2 e C3.

Com diagnóstico de distrofia muscular do tipo Duchenne, João, com doze anos de idade, apresentou, nos últimos meses, piora na função pulmonar com capacidade vital de 600 mL, ou seja, 14% do previsto. Durante esses meses, teve dois episódios de infecção respiratória e, em uma delas, ficou internado no hospital. O paciente relata aumento da sensação de desconforto respiratório, apresentando sinais e sintomas de hipoventilação. João faz uso de ventilação não invasiva durante o sono e quando surge o desconforto respiratório.

Com referência ao caso clínico precedente, julgue os itens subsequentes.

A ventilação invasiva por traqueostomia é a melhor solução, principalmente nos pacientes dependentes de ventilação não invasiva acima de 12 h.

Em relação à radiologia torácica em adultos, julgue os itens a seguir. Na atelectasia, os sinais na radiografia simples do tórax são elevação da cúpula diafragmática contralateral, desvio das estruturas mediastinais para o lado contralateral da atelectasia e aproximação das costelas do lado ipsilateral da atelectasia.

Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. Os fatores que determinam a difusão dos gases através da membrana respiratória são: espessura da membrana, área da membrana, coeficiente de difusão do gás na substância da membrana e diferença de pressão entre os dois lados da membrana.

Julgue os próximos itens, acerca da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). A ventilação oscilatória de alta frequência reduz o tempo de ventilação mecânica e a mortalidade nas crianças com SARA.

Em relação à radiologia torácica em adultos, julgue os itens a seguir. Os sinais radiológicos de pneumotórax são: hipertransparência do hemitórax comprometido, colapso pulmonar, desvio contralateral das estruturas do mediastino e contorno do pulmão visível pela linha da pleura visceral, que tem configuração convexa em relação à parede torácica.

A doença pulmonar crônica do recém-nascido pode ser descrita como uma alteração significativa dos pulmões em bebê prematuro diagnosticado com síndrome da angústia respiratória (SAR), que necessita de ventilação mecânica e(ou) da inspiração de altas concentrações de oxigênio. A respeito dessa condição clínica, julgue os próximos itens. Ao se utilizar a ventilação mecânica como parte do tratamento de bebês e crianças portadoras de doença pulmonar crônica, recomenda-se ajustar o equipamento para manter a pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2) entre 40 mmHg e 50 mmHg. É recomendada a frequência de 12 a 20 ciclos respiratórios por minuto para bebês. E a frequência de 40 a 50 ciclos respiratórios por minuto para crianças acima de dois anos de idade.

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue os itens seguintes. Para o cálculo da complacência pulmonar, além da subtração da PEEP, deve-se também retirar o valor da pressão pleural, o que não é necessário para o cálculo da complacência estática do sistema respiratório.

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue os itens seguintes. No gráfico fluxo versus tempo, é facilmente identificável a presença da Auto-PEEP, porque esta eleva o trabalho respiratório em razão da sobrecarga no disparo inspiratório.

A ventilação mecânica invasiva ocorre por meio de aparelhos que, intermitentemente, insuflam os pulmões com volumes de ar, em uma determinada velocidade, gerando assim pressões positivas na via aérea. A respeito dessa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem. Na ventilação de alta frequência, a frequência varia de 5 Hz a 50 Hz (300 ciclos por minuto a 3.000 ciclos por minuto). A redução e o aumento da frequência favorecem, respectivamente, o aumento e a redução da PaCO2.

A persistência do canal arterial (PCA), que se associa com frequência à prematuridade, corresponde a 5% a 10% de todas as cardiopatias, acometendo cerca de 40% dos prematuros com idade gestacional entre 25 semanas e 27 semanas.

A respeito da intervenção da fisioterapia no tratamento do neonato portador de PCA, julgue os itens subsecutivos.

As técnicas de reexpansão pulmonar são importantes no pós-operatório para tratamento de PCA, uma vez que, nessas circunstâncias, os neonatos tendem a perder volumes e capacidades pulmonares.

🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.