Simulados Fonoaudiologia Fonoaudiologia

Fonoaudiólogo - Fonoaudiologia - EBSERH - CESPE

Resolva online questões do simulado da prova - Fonoaudiólogo - Fonoaudiologia - EBSERH - CESPE, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 2
Fácil
📊 78%
1 ótimo
1 bom
0 regular
0 péssimo

1 Q803127 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca da atuação do fonoaudiólogo na saúde materna e na infantil. Na pega correta, observa-se grande abertura da cavidade oral, o lábio superior encontra-se evertido, a língua se acanula e envolve o bico do seio materno, as bochechas têm aparência arredondada, a sucção se faz de forma rápida e profunda, com períodos de atividade de pausa, e é possível observar a deglutição.

2 Q803157 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. Implante coclear é um dispositivo eletrônico biomédico, biocompatível e durável, desenvolvido para realizar a função das células ciliadas que estejam danificadas ou ausentes, transformando a energia sonora em baixos níveis de corrente elétrica e proporcionando a estimulação elétrica das fibras remanescentes do nervo auditivo.

3 Q803230 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo de avaliação preliminar visa descrever e auxiliar os aspectos gerais, de respiração, de fala, de voz e das estruturas e(ou) órgãos orofaciais e cervicais em indivíduos encaminhados para avaliação da deglutição.

4 Q803240 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. São quatro as fases da deglutição: preparatória oral, oral propriamente dita, orofaríngea e esofágica. Alguns autores acrescentam, ainda, uma fase dita antecipatória, a qual prepara o indivíduo para o início da deglutição, além do estímulo sensorial para a vontade de alimentar-se, gustação e salivação.

5 Q803303 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. A posição de amamentação e a postura do recém-nascido durante a amamentação correspondem a um ponto-chave para o sucesso dessa prática, já que se relacionam diretamente com a pega do mamilo e consequentemente com o mecanismo de sucção.

6 Q803409 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. Na fase oral propriamente dita, ocorre o transporte efetivo do bolo determinado pelo evento de anteriorização e elevação do osso hioide e estruturas conectadas à laringe, determinadas para ampliar o espaço de hipofaringe e, ao mesmo tempo, importante para a horizontalização da epiglote.

7 Q803461 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. Em alterações funcionais das estruturas da orelha externa e média, observa-se ausência ou alteração no registro de qualquer tipo de emissão otoacústica, mesmo com funcionalidade normal de células ciliadas externas.

8 Q803471 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. Os pacientes que tiverem se submetido à laringectomia total terão riscos de broncoaspiração, por conta da separação permanente da traqueia e do esôfago.

9 Q803495 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. A ASHA (American Speech-Language-Hearing Association) considera a interação binaural um dos mecanismos auditivos principais e recomenda que pelo menos um teste seja incluído na bateria de testes comportamentais.

10 Q803506 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Os nódulos causam alteração na fisiologia fonatória, como o desequilíbrio entre a tensão mioelástica e a pressão aérea subglótica, e vibrações irregulares e aperiódicas das pregas vocais.

11 Q803561 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. A atuação fonoaudiológica com o recém-nascido deve sempre priorizar o incentivo ao aleitamento materno, visto que a prática beneficia o desenvolvimento motor e o oral, o vínculo entre mãe e bebê, o crescimento e desenvolvimento global e a saúde como um todo.

12 Q803578 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. Na fase preparatória oral, a língua, que contém o bolo em sua posição dorsal, inicia movimentos ascendentes e para trás, contra o palato e a região glossopalatal, como um mecanismo propulsivo.

13 Q803585 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca da atuação do fonoaudiólogo na saúde materna e na infantil. O trabalho fonoaudiológico no alojamento conjunto tem por objetivo promover a saúde do binômio nos aspectos de alimentação e comunicação e também realizar intervenções que visem proteger, nessa área, a mãe e o recém-nascido.

14 Q803616 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. No que diz respeito à intervenção fonoaudiológica na alimentação de bebês com fissura labiopalatina, é de extrema importância a orientação de manter a criança o mais ereta possível durante as mamadas.

15 Q803672 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Disglossia é um distúrbio da articulação resultante das alterações do controle muscular dos mecanismos da fala e provocado por lesões do sistema nervoso central e(ou) periférico.

16 Q803673 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. Com 28 semanas, o recém-nascido já apresenta os componentes da sucção, deglutição e respiração, não sofrendo a sucção influência do seu peso e da sua maturidade.

17 Q803683 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. A função primária da fase orofaríngea é o transporte eficiente do bolo alimentar através da faringe e a proteção da via aérea contra aspiração. Nessa fase, ocorre o transporte efetivo do bolo alimentar para o esôfago.

18 Q803739 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Edema de Reinke é uma lesão de aspecto edematoso, por vezes polipoide e quase sempre assimétrico.

19 Q803884 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. O paciente queimado que requer tratamento fonoaudiológico é aquele com queimaduras de terceiro grau que atingem áreas corporais como a cabeça, o pescoço, tórax, que podem levar a alterações das funções estomatognáticas.

20 Q804019 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar, julgue os itens subsecutivos. O atendimento fonoaudiológico ao paciente disfágico tem como objetivos fundamentais restabelecer a via oral segura e eficiente, orientar o paciente sobre a dinâmica da deglutição em relação à patologia de base e(ou) aos sintomas, além de prevenir a desnutrição, desidratação e saúde pulmonar.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.