Simulado: Fisioterapeuta - Fisioterapia Respiratória - EBSERH - CESPE

20 questões de Fisioterapia, Ensino Superior

Marque todas as questões do simulado desta página "Fisioterapeuta - Fisioterapia Respiratória - EBSERH - CESPE" e clique no botão "Corrigir". Baixe o PDF!


👥 0
n/d
📊 0%
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
No que se refere à estimulação precoce do paciente crítico, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Uma mulher de quarenta e cinco anos de idade passou pela avaliação do fisioterapeuta da UTI, que detectou estabilidade hemodinâmica e respiratória. Na avaliação do estado de alerta, a mulher foi responsiva aos comandos: “abra e feche os olhos!”, “olhe para mim e abra a boca!”, “coloque a língua para fora!”. O MRC total foi de 30 pontos. Assertiva: Nessa situação, a conduta correta para essa paciente é o treino de deambulação na UTI.

Tendo em vista que a aplicação da ventilação mecânica com óxido nítrico (NO) é frequente em neonatologia, principalmente em situações clínicas que cursem com hipertensão pulmonar, julgue os itens subsequentes, relativos a essa modalidade de ventilação mecânica. Uma das possíveis complicações da referida modalidade de ventilação mecânica está associada à opção pelo uso do NO em altas doses, condição que favorece formação da metemoglobina devido à ligação desse gás à porção heme da hemoglobina, fazendo que essa proteína perca a capacidade de carrear o O2

Tendo em vista que a aplicação da ventilação mecânica com óxido nítrico (NO) é frequente em neonatologia, principalmente em situações clínicas que cursem com hipertensão pulmonar, julgue os itens subsequentes, relativos a essa modalidade de ventilação mecânica. A ventilação mecânica com NO é recomendada para prematuros com idade gestacional igual ou menor que 34 semanas que apresentem situação de insuficiência respiratória hipoxêmica, com evidências de hipertensão pulmonar clínica ou ecocardiográfica.

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue os itens seguintes. A pressão média das vias aéreas correlaciona-se claramente com a pressão alveolar apesar da diferença entre a resistência inspiratória e expiratória.

Julgue os itens que se seguem, relativos à hipoxemia em neonatos e a fatores ligados a essa condição clínica. A taquidispneia, um fator de evolução do quadro clínico de hipoxemia, culmina no sofrimento cardiorrespiratório, com perda de força muscular, porém sem a percepção de sofrimento cerebral.

A respeito de força muscular respiratória, julgue os itens subsequentes. A medida da pressão inspiratória nasal ao fungar (sniff test) constitui um teste volitivo não invasivo, alternativa para se avaliar a força muscular inspiratória.

Acerca do desmame da ventilação mecânica em pediatria, julgue os próximos itens. São causas mais frequentes da falha no desmame em pediatria o desequilíbrio entre a capacidade dos músculos respiratórios e o trabalho respiratório, a obstrução das vias aérea superiores, o excesso de secreção brônquica e a tosse ineficaz.

A respeito da hérnia diafragmática, julgue os itens que se seguem. As técnicas de desobstrução brônquica mais indicadas incluem hiperinsuflação manual e aumento do fluxo expiratório (AFE).

A persistência do canal arterial (PCA), que se associa com frequência à prematuridade, corresponde a 5% a 10% de todas as cardiopatias, acometendo cerca de 40% dos prematuros com idade gestacional entre 25 semanas e 27 semanas.

A respeito da intervenção da fisioterapia no tratamento do neonato portador de PCA, julgue os itens subsecutivos.

O posicionamento corporal adequado melhora a função pulmonar do neonato em tratamento de PCA favorece o desenvolvimento neurossensorial e psicomotor, além de propiciar maior conforto ao paciente.

Julgue os próximos itens, acerca da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). Os critérios para se estabelecer a gravidade da SARA nas crianças baseiam-se no valor da PaO2, e não na SpO2.

Tendo em vista que os casos de insuficiência cardíaca com comprometimento grave de função ventricular podem cursar com o quadro de edema agudo de pulmão, julgue os itens a seguir, relativos ao tratamento de pacientes nessa dupla condição. O uso de dispositivos de pressão positiva está indicado nesses casos, tendo em vista que isso reduz a pressão transpulmonar, que, por sua vez, aumenta a pós-carga.

A persistência do canal arterial (PCA), que se associa com frequência à prematuridade, corresponde a 5% a 10% de todas as cardiopatias, acometendo cerca de 40% dos prematuros com idade gestacional entre 25 semanas e 27 semanas.

A respeito da intervenção da fisioterapia no tratamento do neonato portador de PCA, julgue os itens subsecutivos.

O tratamento fisioterapêutico visa melhorar as condições pulmonares, aumentando a complacência pulmonar e diminuindo a resistência das vias aéreas.

Um homem de sessenta anos de idade, em ventilação mecânica devido a insuficiência respiratória aguda, necessitava de análise da mecânica respiratória. Os parâmetros de ventilação mecânica no momento da análise eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 500 mL, fluxo inspiratório de 30 L/min, tipo de onda de fluxo constante, PEEP de 10 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 80%, pico de pressão de 50 cmH2O. Mantidos esses parâmetros, foi colocada uma pausa inspiratória de 2 segundos.

Com isso, observou-se uma pressão de platô de 40 cmH2O. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Nesse paciente, a complacência estática (Csr) é de 16,66 cmH2O/L/s.

Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. As células do epitélio alveolar são caracterizadas como células epiteliais superficiais do tipo I, que formam uma camada delgada que reveste os espaços alveolares.

Julgue os itens que se seguem, relativos à hipoxemia em neonatos e a fatores ligados a essa condição clínica. Os fatores desencadeantes da crise de hipoxemia incluem a diminuição do fluxo pulmonar, a diminuição da resistência vascular periférica e a hiperemia.

Em relação à radiologia torácica em adultos, julgue os itens a seguir. O sinal do broncograma aéreo resulta da superfície de oposição de estruturas de densidades diferentes: os alvéolos ficam cheios de secreção e os brônquios contêm ar, como ocorre na pneumonia bacteriana.

Julgue os itens seguintes, relativos à fisiopatologia da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Na DPOC, as alterações na troca gasosa resultam em hipoxemia e hipercapnia, e consequentemente alcalemia, sendo essas alterações descritas na seguinte gasometria arterial: pH 7,30, PaCO2 55 mmHg, PaO2 50 mmHg, HCO3 34 mEq/L, SaO2 87%.

Julgue os próximos itens, acerca da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). A hipercapnia permissiva é uma estratégia para prevenir a hiperdistensão alveolar, evitando-se a lesão induzida pelo ventilador.

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue os itens seguintes. Para o cálculo da resistência das vias aéreas (RWA), faz-se a diferença entre a pressão inspiratória máxima (pico) e a de platô dividida pelo fluxo; portanto, quanto maior a diferença, maior será a RWA.

Desmame é o processo de transição da ventilação mecânica para a ventilação espontânea em pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 h. Com referência a esse processo, julgue os seguintes itens. Aspectos qualitativos e quantitativos da nutrição do neonato não têm relação direta com a possibilidade de falha do processo de extubação.

🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.