Simulados Fisioterapia Fisioterapia Geral

Fisioterapia Geral - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE

Resolva online questões do simulado da prova - Fisioterapia Geral - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 20 questões
👥 7
Médio
📊 59%
0 ótimo
6 bom
1 regular
0 péssimo

1 Q797090 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A respeito da pressão intracraniana, julgue os itens subsecutivos. A pressão de perfusão cerebral é estimada a partir da adequação da circulação cerebral e depende diretamente da pressão arterial sistólica e da pressão intracraniana.

2 Q797104 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação às provas de função muscular, um teste simples e de fácil realização amplamente utilizado pelo fisioterapeuta. A prova de função muscular tem como objetivo avaliar a função e a força de músculos individuais e(ou) em grupos musculares, por meio da execução do movimento contra a ação da gravidade ou de uma resistência imposta.

3 Q797196 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Há mais ou menos dois anos, paciente do sexo masculino, com quarenta e um anos de idade, teve um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico na região parietal. Sua pressão chegou a 235 mmHg × 110 mmHg, ficou em coma por três semanas e, quando acordou, relatou fraqueza generalizada no hemicorpo D, indicando uma sequela do AVE. Após sete meses da lesão, sua hipotonia foi substituída por uma forte espasticidade em membro superior direito (bíceps braquial e flexores do punho) e membro inferior direito (flexores plantares e quadríceps). Atualmente, sua principal queixa é dificuldade de deambulação e incapacidade de realizar atividades funcionais com o membro superior direito.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

O fortalecimento muscular deve ser realizado nesse paciente, pois melhora o desempenho e a força do músculo espástico.

4 Q797335 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de quarenta e dois anos de idade, com histórico de tratamento de câncer do colo do útero, histerectomia e exame negativo do linfonodo sentinela inguinal, foi atendida no ambulatório de fisioterapia ginecológica com diagnóstico de incontinência urinária e prolapso grau II. O estudo urodinâmico revelou fluxo urinário máximo de 22 mililitros por segundo e capacidade vesical de 350 mililitros.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O tratamento fisioterapêutico do assoalho pélvico na incontinência urinária da paciente será mais efetivo se realizado em grupos do que de forma individual.

5 Q797507 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Para a garantia da efetividade de um programa de exercícios físicos na fase pós-operatória dessa paciente, deverá haver a presença do terapeuta em período integral, ou seja, em todos os momentos de realização dos exercícios.

6 Q797552 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um paciente de cinquenta e dois anos de idade, com 180 cm de altura e 75 kg, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, está internado no ambulatório de clínica médica com grave pneumonia adquirida na comunidade, o que lhe tem gerado dificuldade de manter ventilação espontânea. Na avaliação, o paciente apresentava-se consciente no leito e com volume respiratório de 2,5 L/min. Destacam-se, ainda, a presença de uma grande cicatriz em região da testa, com fios da sutura à mostra, e o histórico de uma anastomose de esôfago, recente. Nesse momento, a equipe de fisioterapia considera a realização do suporte ventilatório não invasivo e invasivo para o tratamento do paciente.

Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.

Em caso de utilização de ventilação mecânica invasiva, o volume corrente a ser adotado para o paciente deverá ser de 300 mL.

7 Q797633 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação às provas de função muscular, um teste simples e de fácil realização amplamente utilizado pelo fisioterapeuta. Quando o paciente tem grau de força máxima (grau 05), ele pode completar a amplitude de movimento contra a gravidade, sem resistência externa aplicada em oposição ao movimento realizado.

8 Q797720 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos de mecanoterapia na prática clínica, julgue os itens seguintes. Um sistema de polias oferece resistência para o fortalecimento muscular do paciente, o qual pode ser colocado em diversas posições, desde que o eixo da articulação esteja ajustado à atividade que se deseja realizar com o aparelho. Geralmente, ocorre redução da carga (sistemas de polia redutora) imposta ao paciente, uma vez que o sistema de polias pode modificar a velocidade ou reduzir o torque do sistema.

9 Q797747 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que os casos de insuficiência cardíaca com comprometimento grave de função ventricular podem cursar com o quadro de edema agudo de pulmão, julgue os itens a seguir, relativos ao tratamento de pacientes nessa dupla condição. O uso de oxigênio está indicado nesses casos, mas com monitorização, haja vista a necessidade de manter sob controle o efeito vasoconstritor pulmonar do oxigênio.

10 Q797853 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que se refere à estimulação precoce do paciente crítico, julgue os itens subsequentes. A physical function intensive test (PFIT) é uma escala que avalia o aspecto funcional do paciente; ela auxilia na prescrição da intensidade da atividade física adequada para cada paciente.

11 Q797982 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um paciente de sessenta e cinco anos de idade foi internado na UTI com diagnóstico de exacerbação de DPOC. Na admissão o paciente encontrava-se em respiração espontânea com suporte de oxigênio sob sistema de Venturi (válvula laranja, fluxo a 15 L/min) e, após meia hora usando o sistema, a frequência respiratória registrada foi de 30 incursões por minuto, SaO2 de 81%. O paciente apresentou, uma hora após a admissão, os seguintes parâmetros relativos à gasometria: pH = 7,31; PaCO2 = 72 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 30 mMol/L; BE = 5 mMol/L. A análise prévia da força dos músculos respiratórios mostrou valor de PImáx = +80 cmH2O e PEmáx = 120 cmH2O.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

Com os parâmetros apresentados pelo paciente na admissão, a terapêutica inicial de abordagem deveria ter sido suporte ventilatório invasivo com dois níveis de pressão, iniciando com Vt de 6 mL/kg a 8 mL/kg de peso ideal e PEEP em torno de 6 cmH2O.

12 Q798079 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca de avaliação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os itens subsequentes. Na avaliação muscular do paciente crítico, a identificação de valores na escala MRC < 48, associada a valores menores que 6 kgf na avaliação da preensão palmar pelo dinamômetro, indicam fraqueza muscular desse paciente e estão associadas a prolongamento de estadia em UTI, de utilização de ventilação mecânica e de maior mortalidade hospitalar.

13 Q798164 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que pacientes que permanecem em UTI frequentemente são submetidos a repouso prolongado e que, nesse caso, a imobilidade reduz o glicogênio e o trifosfato de adenosina (ATP), responsáveis pelo fornecimento de energia para a contração muscular, julgue os itens que se seguem. A redução das contrações musculares nos membros inferiores facilita o retorno venoso no leito.

14 Q798198 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. A utilização de óxido nítrico inalatório em paciente com síndrome do desconforto respiratório agudo grave que curse com hipertensão pulmonar tem o mesmo mecanismo de ação que o uso profilático de tadalafila (genérico: cialis) nos pacientes com hipertensão pulmonar. Portanto, o cuidado no ajuste da dose deve ser considerado a partir da monitorização da resposta diante da dose.

15 Q798505 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um homem de sessenta anos de idade, participante eventual de corridas de rua de 5 km, apresentou perda súbita da consciência logo no início de uma das provas. Assim que ele caiu desacordado no chão, um socorrista leigo, vendo seu estado geral, iniciou a realização de compressões torácicas na região central do peito do indivíduo, na altura da linha intermamilar. Em alguns segundos, a equipe de socorristas da prova se fez presente e avaliou o indivíduo, confirmando que ele apresentava-se irresponsivo, com respiração agônica e sem pulso carotídeo.

Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Nessa situação, é correto afirmar que o paciente apresentou uma parada cardiorrespiratória.

16 Q798808 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Em relação à epidemiologia clínica, julgue os itens seguintes. O ensaio clínico aleatorizado é o melhor método para testar uma intervenção terapêutica. No caso de um ensaio clínico de efetividade, pretende-se responder se o tratamento funciona em condições controladas, isto é, em condições ideais.

17 Q799168 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um homem de trinta e um anos de idade foi encaminhado para fisioterapia, quinze dias após cirurgia de reconstrução de ligamento anterior. O paciente apresenta o joelho pós-cirúrgico com edema importante e atrofia e fraqueza muscular aparentes, em especial do músculo quadríceps femoral, em comparação à perna contralateral. O paciente tem déficit importante de ativação do músculo quadríceps, fenômeno classicamente conhecido como inibição artrogênica.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

As técnicas de terapia manual e massagens são consideradas padrão ouro e devem ser utilizadas para aumentar a ativação muscular após inibição artrogênica.

18 Q799457 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Na fase pós-operatória, a deambulação deverá ser iniciada a partir de 24 h do procedimento cirúrgico, com o intuito de minimizar complicações tromboembólicas.

19 Q799501 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

É indicado que o programa de exercícios físicos dure, pelo menos, 12 semanas e seja realizado com a intensidade de 65% da frequência cardíaca máxima da paciente, para se obter melhora em relação aos parâmetros de antropometria e aos fatores de risco.

20 Q799770 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Como a paciente é fumante, ela deve interromper o tabagismo um mês antes da cirurgia.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.