Simulado: Fisioterapia Neurológica - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE

20 questões de Fisioterapia, Ensino Superior

Marque todas as questões do simulado desta página "Fisioterapia Neurológica - Fisioterapeuta - EBSERH - CESPE" e clique no botão "Corrigir". Baixe o PDF!


👥 2
Médio
📊 55%
0 ótimo
2 bom
0 regular
0 péssimo
A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum em todo o mundo, com prevalência de 400 a 1.900 casos por 100.000 pessoas. Com relação à DP, julgue os próximos itens. Movimentos automáticos — como deglutição, fala e tosse — são particularmente afetados pela DP.

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue os itens subsecutivos. Durante o início do treinamento de marcha do paciente hemiplégico, pode-se permitir que ele descarregue o peso corporal sobre o membro parético, ainda que o joelho permaneça hiperestendido e o pé permaneça em equino, uma vez que, nessa etapa do tratamento, o treinamento da fase de oscilação da marcha é o mais relevante.

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue os itens subsecutivos. O ombro doloroso, uma ocorrência comum em pacientes que sofreram AVC, decorre de mecanismos biomecânicos alterados que lesam tecidos moles do complexo articular do ombro, e seu tratamento pode ser promovido com exercícios que estimulem os movimentos de rotação medial da escápula e do úmero.

A respeito dos aspectos clínicos e práticos da reabilitação de paciente acometido por paralisia cerebral (PC), julgue os itens que se seguem. Um dos tipos clínicos de PC é o extrapiramidal, caracterizado por presença de incoordenação axial e(ou) apendicular, comprometimento do equilíbrio e tônus muscular normalmente baixo.

Julgue os itens seguintes, considerando que as lesões medulares geralmente resultam em sérias deficiências, incluindo paraplegia, tetraplegia e paralisia completa. A lesão total do plexo braquial causa paralisia parcial do braço, com perda sensitiva parcial da mão, do antebraço e da face externa do braço a partir do ombro.

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue os itens seguintes. A avaliação da paralisia facial de origem central se diferencia da de origem periférica, pois, na central, verifica-se paralisia do quadrante facial inferior contralateral à lesão, enquanto, na periférica, verifica-se paralisia de toda a hemiface homolateral à lesão.

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue os itens seguintes. Quando a percussão de uma área do membro superior, com o martelo de reflexos, causa a flexão do cotovelo associada à pronação do antebraço, foi deflagrado o reflexo tendinoso bicipital.

A respeito da pressão intracraniana, julgue os itens subsecutivos. São sinais e sintomas de hipertensão intracraniana: cefaleia, taquicardia, dor abdominal, vômitos e fasciculação de língua.

Considerando a fisiopatologia das doenças neuromusculares, julgue os itens a seguir. Na distrofia muscular de Duchenne, uma biópsia muscular demonstrará proliferação do tecido conjuntivo endomisial, degeneração dispersa e regeneração de miofibras, necrose de fibras musculares com infiltrado de células mononucleares e substituição de músculo por tecido adiposo.

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue os itens seguintes. A diadococinesia é uma função que pode ser avaliada pedindo-se ao paciente que estenda seus antebraços e suas mãos à frente e realize movimentos alternados de pronação e supinação; esse é um dos testes que compõem a avaliação da coordenação motora.

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue os itens seguintes. O sinal de Romberg, que deve ser testado com o paciente em pé, de olhos fechados e com pés unidos, tem como sinal positivo a ocorrência de oscilações no corpo, podendo acontecer queda em qualquer direção, o que pode ser evidenciado em pacientes com alterações das sensibilidades profundas.

A respeito dos aspectos clínicos e práticos da reabilitação de paciente acometido por paralisia cerebral (PC), julgue os itens que se seguem. Um dos tipos clínicos mais comuns de PC é a forma diparética, na qual o paciente apresenta comprometimento motor maior nos membros superiores que nos membros inferiores.

A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.

Com o desenvolvimento da tecnologia, as teorias foram expandidas para o mundo virtual. A realidade virtual consegue melhorar o padrão de movimento do membro afetado, porém não alivia a dor de pacientes com SDCR.

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue os itens subsecutivos. A terapia de contenção induzida, uma das modalidades de tratamento indicado para os comprometimentos do membro superior plégico de pacientes vítimas de AVC, baseia-se na restrição dos movimentos do braço não afetado e na realização de exercícios ou envolvimento do braço afetado em atividades de vida diária, por muitas horas durante o dia.

Com relação à neurofisiologia da dor, julgue os itens subsequentes. Os nociceptores polimodais respondem a todos os tipos de estímulos lesivos, incluindo substâncias químicas irritantes liberadas por tecidos lesados.

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método de intervenção composto de procedimentos básicos que podem ser utilizados pelo fisioterapeuta com o objetivo de auxiliar os pacientes a melhorar sua funcionalidade. Acerca desses procedimentos, julgue os itens a seguir. A aproximação é um procedimento básico da FNP que envolve compressão das articulações que devem estar alinhadas antes da aplicação do procedimento, sendo de grande utilidade em casos de pacientes com artralgias.

Considerando a fisiopatologia das doenças neuromusculares, julgue os itens a seguir. Em pacientes que apresentam hipotonia de origem encefálica, também chamadas de encefalopatias não progressivas, ocorre atrofia muscular seletiva para as fibras do tipo II, a mesma observada nas atrofias por desuso; o que ocorre porque unidades motoras do tipo II são mais sensíveis à falta de atividade muscular.

A respeito dos aspectos clínicos e práticos da reabilitação de paciente acometido por paralisia cerebral (PC), julgue os itens que se seguem. Uma das formas de eletroterapia utilizadas na reabilitação de pacientes que sofreram PC é a estimulação elétrica funcional (FES), que tem como um de seus critérios de elegibilidade a lesão do motoneurônio superior com integridade do motoneurônio inferior.

A respeito da pressão intracraniana, julgue os itens subsecutivos. O aumento do perímetro cefálico e o movimento do líquor para fora da cavidade craniana para o espaço subaracnoide espinhal são alguns dos mecanismos de compensação do aumento do volume intracraniano em criança.

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. O reflexo de estiramento ou miotático é mediado pelos órgãos tendinosos de Golgi, tem como estímulo o alongamento muscular e, como resposta, o relaxamento do músculo que tenha sido alongado.

🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.