Simulados Fonoaudiologia

Fonoaudiologia - Fonoaudiólogo - EBSERH - CESPE

Resolva online questões do simulado da prova - Fonoaudiologia - Fonoaudiólogo - EBSERH - CESPE, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 19 questões
👥 2
Médio
📊 61%
0 ótimo
2 bom
0 regular
0 péssimo

1 Q801592 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. Na fase esofageana, a abertura do esfíncter superior do esôfago, constituído principalmente por fibras do músculo cricofaríngeo, é possível devido à anteriorização e elevação do hioide, que traciona a laringe, reduzindo a pressão de repouso do esfíncter superior.

2 Q801600 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao processamento auditivo, julgue os itens seguintes. Um distúrbio do processamento auditivo pode piorar em ambiente acústico desfavorável e interfere nas habilidades escolares.

3 Q801675 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Disfemia é um distúrbio na fluência da fala que se manifesta por uma interrupção do ritmo da expressão verbal de forma mais ou menos brusca.

4 Q801784 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue os itens subsecutivos. O nistagmo optocinético invertido pode ocorrer em pacientes com nistagmo congênito.

5 Q801817 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. O processador de fala do implante coclear analisa continuamente o sinal de fala e dos sons ambientais, proporcionando a codificação desses sons, preservando as características importantes do espectro e da informação temporal dos sons da fala.

6 Q801900 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. As emissões otoacústicas permitem estimar o grau e a configuração da perda auditiva em triagem auditiva neonatal.

7 Q801909 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, no que se refere à atuação fonoaudiológica nos transtornos de linguagem. Todo processo de terapia de linguagem com crianças do espectro autístico caracteriza-se pela complexidade e pela necessidade de articulação constante entre a consideração da subjetividade e a objetivação dos elementos da comunicação.

8 Q802068 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

No que se refere às fases da deglutição e aos mecanismos neuromotores envolvidos nesse processo, julgue os itens subsecutivos. O ato da deglutição acontece sempre em uma fase expiratória; segue-se durante um período de pausa apneica, e a respiração é reiniciada, ainda em uma fase expiratória, cuja função é fazer o clearance de eventuais partículas alimentares que possam estar depositadas em região supraglótica ou no plano glótico.

9 Q802086 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue os itens subsecutivos. A prova calórica avalia cada labirinto separadamente e permite reconhecer o lado acometido, porém não permite caracterizar a intensidade da lesão vestibular.

10 Q802095 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Um dos recursos terapêuticos atuais para a reabilitação da deficiência auditiva é o implante coclear, um dispositivo que estimula diretamente as células ganglionares do nervo auditivo, possibilitando a sensação de audição. No que concerne ao implante coclear, julgue os itens a seguir. O implante coclear é constituído de componentes internos — que são inseridos cirurgicamente — e externos — que incluem a antena, os cabos de transmissão e o processador de fala.

11 Q802111 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue os itens subsecutivos. O estímulo calórico produz uma corrente perilinfática na direção da ampola do canal lateral excitado — prova quente — ou na direção oposta — prova fria —, flexionando as células sensoriais da crista ampular e desencadeando o reflexo vestíbulo-ocular (RVO).

12 Q802112 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

A propósito dos achados obtidos na avaliação eletrofisiológica da audição, por meio das emissões otoacústicas, julgue os itens a seguir. As emissões otoacústicas contribuem para o diagnóstico diferencial das alterações auditivas de origem coclear e retrococlear, possibilitando a medição dos limiares auditivos e a identificação das neuropatias.

13 Q802141 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca dos protocolos de avaliação para disfagia, que visam padronizar e garantir a qualidade do atendimento fonoaudiológico, a fim de propiciar o retorno seguro da alimentação por via oral. O protocolo de avaliação do risco para disfagia visa auxiliar o fonoaudiólogo a identificar e interpretar as alterações na dinâmica da deglutição, caracterizar os sinais clínicos sugestivos de penetração laríngea ou aspiração laringotraqueal, definir pontualmente a gravidade da disfagia e estabelecer condutas a partir dos resultados da avaliação.

14 Q802188 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, no que se refere à atuação fonoaudiológica nos transtornos de linguagem. No paralítico cerebral, o desenvolvimento fonológico não apresentará atrasos quando comparado com as crianças que não têm problemas motores e seguirão as etapas do desenvolvimento normal.

15 Q802216 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue os itens subsecutivos. A posturografia estática e a dinâmica permitem a caracterização do estado funcional do sistema vestibuloespinhal; são indicadas para pacientes com tontura, desequilíbrio e quedas, e são úteis para monitorar a evolução do tratamento das vestibulopatias.

16 Q802230 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito das alterações vocais encontradas rotineiramente na prática clínica do fonoaudiólogo. Os cistos vocais, desenvolvidos pelo trauma mecânico causado pelo atrito de uma prega vocal contra a outra, são bilaterais.

17 Q802309 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação do equilíbrio corporal, julgue os itens subsecutivos. Lesão do sistema nervoso central pode revelar alterações patognomônicas à prova calórica, como a presença de efeito inibidor da fixação ocular nas lesões de fossa posterior, que envolve o cerebelo.

18 Q802310 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação à atuação do fonoaudiólogo na prática da amamentação. Em relação à anatomia do recém-nascido, sua maxila, até os três meses de idade, é pequena e retraída, e sua cavidade oral é pequena, de forma que a língua ocupa praticamente todo o espaço existente na cavidade oral.

19 Q802324 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Comprometimentos que vão desde os órgãos periféricos da audição e fonação até o sistema nervoso central acarretam diferentes distúrbios na linguagem e na comunicação do indivíduo. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. O atraso de linguagem é um distúrbio da expressão da fala devido a alterações anatômicas dos órgãos fonoarticulatórios.

🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.