Simulado: Fisioterapia Respiratória - EBSERH - CESPE

18 questões de Fisioterapia, Ensino Superior

Marque todas as questões do simulado desta página "Fisioterapia Respiratória - EBSERH - CESPE" e clique no botão "Corrigir". Baixe o PDF!


👥 0
n/d
📊 0%
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Julgue os próximos itens, acerca da avaliação e monitorização respiratória do recém-nascido. A população neonatal caracteriza-se pela irregularidade do ciclo respiratório e pela presença de pausas. Por esse motivo, recomenda-se que a avaliação da frequência respiratória de neonatos seja feita ao longo de 1 min e não de forma fracionada, como é possível no adulto.

Um homem de setenta anos de idade, ex-fumante havia cinco anos (fumava, desde os dezoito anos de idade, cerca de quarenta cigarros por dia), foi internado com exacerbação do quadro. No exame físico, apresentava-se consciente, cianótico, taquipneico, em uso de musculatura acessória, com distensão das veias jugulares e edema de MMII. A ausculta pulmonar mostrou: murmúrio vesicular diminuído globalmente e sibilos esparsos. A gasometria arterial indicou: pH = 7,20, PaCO2 = 58 mmH2O, PaO2 = 50 mmHg, HCO3 = 32 mEq/L e SaO2 = 87% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

Na semiologia do paciente, existem achados característicos da presença de cor pulmonale, que tem como característica aumento do ventrículo direito secundário a doença pulmonar que causa hipertensão pulmonar.

Um menino de dez anos de idade, com membro superior esquerdo amputado devido a osteossarcoma no um terço médio do úmero esquerdo, apresentava metástase pulmonar. Foi admitido na terapia intensiva após a ressecção dos nódulos pulmonares em uso de dreno de tórax. Respira espontaneamente em oxigenoterapia por máscara do tipo Venturi com FIO2 40% e SpO2 96%. Relata dor à inspiração profunda com pontuação de seis pela escala visual de dor.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A deambulação deverá ser realizada após a retirada do dreno de tórax.

A doença pulmonar crônica do recém-nascido pode ser descrita como uma alteração significativa dos pulmões em bebê prematuro diagnosticado com síndrome da angústia respiratória (SAR), que necessita de ventilação mecânica e(ou) da inspiração de altas concentrações de oxigênio. A respeito dessa condição clínica, julgue os próximos itens. Na condição clínica em apreço, a ventilação mecânica contribui para a manutenção da pressão parcial de oxigênio (PaO2) entre 90% e 95%.

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. Durante o esforço inspiratório no modo ventilatório volume controlado, o fluxo e o volume permanecem fixos, suprindo a demanda ventilatória do paciente.

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição de elevada prevalência, sendo responsável por grande parte das internações hospitalares. O reconhecimento dos seus sinais e sintomas de forma precoce é fundamental para o adequado manejo terapêutico. Acerca dessa condição, julgue os seguintes itens. Idade avançada, sexo feminino, raça negra, presença de comorbidades clínicas, etiologia hipertensiva e arritmias complexas são preditores de readmissões hospitalares por IC.

A ventilação mecânica invasiva ocorre por meio de aparelhos que, intermitentemente, insuflam os pulmões com volumes de ar, em uma determinada velocidade, gerando assim pressões positivas na via aérea. A respeito dessa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem. Uma constante de tempo (CT) equivale a 0,15 s no recém-nascido. Com 3 CT, consegue-se obter um bom equilíbrio de pressões no pulmão do recém-nascido.

Julgue os itens que se seguem, relativos à hipoxemia em neonatos e a fatores ligados a essa condição clínica. Os exames laboratoriais imediatos para se definir o tratamento para a crise de hipoxemia incluem: gasometria, hematócrito, glicemia, leucograma e culturas, eletrólitos, função renal; simultaneamente à realização desses exames, deve-se providenciar a correção de distúrbios como acidose, infecção, anemia, hipoglicemia e hipovolemia e avaliar a necessidade de suporte ventilatório.

No que se refere aos músculos respiratórios, julgue os itens subsequentes. No músculo diafragma do adulto, aproximadamente 55% são fibras do tipo I; na fase neonatal, predominam as fibras do tipo II.

Acerca dos recursos em fisioterapia respiratória, julgue os itens que se seguem. A expiração lenta com a glote aberta em infralateral (ELTGOL) auxilia na desinsuflação do pulmão supralateral, propiciando o deslocamento das secreções das vias aéreas médias com o fluxo expiratório lento.

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. A ciclagem tardia é feita no modo volume controlado quando se prolonga o tempo inspiratório pelo ajuste de volume corrente baixo, fluxo inspiratório alto e desuso de pausa inspiratória de forma inadequada.

Acerca da ventilação não invasiva (VNI), julgue os itens subsecutivos. Paciente idoso com insuficiência cardíaca congestiva e em ventilação mecânica por quatro dias, imediatamente após extubação, deverá iniciar o uso de VNI como profilaxia contra insuficiência respiratória aguda, bem como para evitar a reintubação.

Acerca de avaliação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os itens subsequentes. A medida da pressão transdiafragmática — uma medida não invasiva e não volitiva (independe da cooperação do paciente) — é o único método com essas características para diagnosticar fraqueza diafragmática em pacientes sedados e sob ventilação mecânica.

Um homem de sessenta anos de idade, em ventilação mecânica devido a insuficiência respiratória aguda, necessitava de análise da mecânica respiratória. Os parâmetros de ventilação mecânica no momento da análise eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 500 mL, fluxo inspiratório de 30 L/min, tipo de onda de fluxo constante, PEEP de 10 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 80%, pico de pressão de 50 cmH2O. Mantidos esses parâmetros, foi colocada uma pausa inspiratória de 2 segundos.

Com isso, observou-se uma pressão de platô de 40 cmH2O. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O tempo necessário para que o pulmão exale todo o volume de ar inspirado corresponde à constante de tempo do sistema respiratório, que é determinada pelo produto da resistência pela complacência dinâmica.

Tendo em vista que, no âmbito da monitorização respiratória durante a ventilação mecânica, a equação do movimento explica a influência que os componentes elásticos e resistivos exercem sobre a pressão das vias aéreas, julgue os itens subsequentes. A resistência do sistema respiratório é composta pela resistência da parede torácica e pulmonar, que, por sua vez, é constituída pelas resistências da via aérea e da tecidual.

Acerca do sistema de terapia de alto fluxo, julgue os itens que se seguem. O sistema de alto fluxo aumenta o espaço morto ventilatório e, consequentemente, a PaCO2.

Julgue os itens a seguir, com relação à oxigenoterapia. Tanto a ventilação não invasiva quanto a oxigenoterapia são fatores de risco para o desenvolvimento da broncodisplasia pulmonar.

Desmame é o processo de transição da ventilação mecânica para a ventilação espontânea em pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 h. Com referência a esse processo, julgue os seguintes itens. Um dos critérios para iniciar o processo de desmame é a concentração de hemoglobina adequada: hb $ 8 g/dL a 10 g/dL (recém-nascido $ 12 g/dL).

🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.