Diversos alunos de 10 anos da turma B estão apresentando
dificuldades na aprendizagem da Matemática. A professora está
num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina
ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, embora
com as limitações decorrentes de uma turma numerosa.
Pensando em reconduzir o processo de ensino e aprendizagem
de maneira a criar condições de melhor desempenho
dos alunos, a professora deverá:
I - compreender que o sentido da aprendizagem se constrói
por meio de diferentes tipos de atividades, nas quais os
alunos interagem, expressam diferentes pautas de conhecimento
e necessitam "interpretação" do professor;
II - desenvolver a cooperação entre os alunos e formas de
ensino mútuo e individualizado, como ampliação do processo
de gestão pedagógica da turma;
III - saber que o conhecimento é construído na relação com
o mundo e que a realidade apreendida pelo aluno é uma
representação fragmentada, que requer a intervenção
moral do professor.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):