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Pedagogia - Processo de Ensino Aprendizagem - Simulado com Gabarito

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🏷️ 17 questões
👥 1
Difícil
📊 47%
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.

Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.

Os resultados possibilitaram a formulação dos enunciados a seguir, sobre os alunos e sobre as escolas de Ensino Médio.

I – A urbanização acelerada, a revolução tecnológica e o processo de globalização desencadearam novas demandas ao jovem contemporâneo, tais como: maior escolaridade, formação para o trabalho, acesso ao ensino superior e busca de convívio sociocultural.

II – A diversidade implica a combinação entre as atividades escolares, as atividades complementares e o cumprimento de um currículo de cidadania.

III – As modificações no mundo do trabalho geraram o anseio coletivo por qualificação profissional, o que levou a LDB (Lei nº 9.394/96) a propor o ensino profissionalizante como finalidade do Ensino Médio.

IV – Os fluxos de saída do Ensino Médio e de entrada no Ensino Superior demonstram que os objetivos propedêuticos são o eixo determinante do nível de ensino final da Educação Básica.

São corretos, apenas, os enunciados:


Numa escola, os professores do 2º ciclo do Ensino Fundamental observaram a curiosidade dos alunos pelo tema "aquecimento global". Nas reuniões de planejamento, a Diretora incentivou os professores a fazer do tema um projeto. Em seguida, ela promoveu reuniões para que pudessem organizar o projeto e esteve presente, colaborando nas discussões. Na concepção de Imbernón (2000), essa Diretora promove a formação permanente dos professores na instituição. A justificativa correta para essa afirmação é que a Diretora:


Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Para a implantação de TIC na escola que dirige, tendo em vista o crescimento institucional e a melhoria da gestão pedagógica, Cláudia deverá percorrer algumas etapas ou passos, que são:


Dentre as diretrizes abaixo, assinale a que norteia a elaboração curricular dos Ensinos Fundamental e Médio.


Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia pode adotar uma estratégia, vinculada à gestão, que vise à formação contextualizada de educadores. Ela pode se valer de ambientes virtuais de aprendizagem, que são:


Um aluno da etapa final do Ensino Fundamental manifestou publicamente ser homossexual. Toda a equipe da escola preocupou- se em garantir o respeito à opção sexual do aluno, realizando atividades que buscassem a conscientização dos discentes. O procedimento dessa equipe coaduna-se com uma das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Parecer CNE nº 4/98), que é a de:


Por meio dos projetos de trabalho, "estamos tentando reorganizar a gestão do espaço, do tempo, da relação entre os docentes e os alunos." (Hernández, 1988, p. 65). Para que essa reorganização aconteça, é preciso caracterizar que os projetos de trabalho:


Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 50 a 52.

Cláudia é diretora de uma escola pública. Durante sua formação acadêmica teve pouco envolvimento com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é uma profissional aberta a seu uso e reconhece sua importância pedagógica e administrativa.

Cláudia quer as inovações que as TIC proporcionam. Por isso, passou a estudar o assunto com profundidade, tomando contato com os enunciados abaixo.

I – Com as TIC, os gestores têm informações que permitem identificar dificuldades e superá-las pelo diálogo, sendo preciso selecionar as que subsidiam a tomada de decisões e acompanhar ações administrativas e pedagógicas, tendo uma visão global da escola.

II – Convênios com emissoras de TV, teleconferências, entrevistas on line e produções digitais dos alunos são exemplos que demandam uma reorientação à formação de professores e respaldo das instituições onde trabalham.

III – Inovações tecnológicas devem ser imediatamente incorporadas ao universo escolar, que precisa se tornar vanguarda no uso de instrumental de ponta, especialmente no que tange à velocidade.

IV – As novas tecnologias, ao facilitarem a conectividade, podem favorecer a integração entre a escola e a comunidade, abrindo espaços de democratização e de reequilíbrio social.

Cláudia deve considerar, por serem corretos, os enunciados:


Tanto a elaboração curricular como a implantação de procedimentos avaliativos são instituídas a partir dos objetivos traçados para a educação, destacando-se os objetivos abaixo.

I - Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

II - Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

III - Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

Desses objetivos, o(s) que os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem para o Ensino Fundamental é(são):


"O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado, permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

Esse trecho dos PCN do Ensino Médio é uma constante nos documentos oficiais e na legislação da Educação. A contextualização de que trata, ao ser praticada, implica uma dimensão curricular que tem como procedimento necessário um trabalho a partir de:


Segundo Rios (2001), é preciso buscar continuamente a "docência da melhor qualidade". Esse movimento se dá em algumas dimensões, sobre as quais é correto afirmar que a(o):


No contexto contemporâneo, no campo da política e da gestão da educação, há um confronto de forças entre vertentes analíticas e praxiológicas. Todas as opções abaixo apresentam afirmativas corretas sobre tais vertentes, EXCETO uma. Assinale-a.


Na retomada do percurso de aprendizagem pretendido com as classes de aceleração, deve ser assegurado(a) o(a):


Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.

Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.

O grupo de alunos pesquisado manifestou descontentamento com as aulas das quais participava, considerando os conhecimentos "desconexos" e que os professores pareciam "não conversar entre si sobre as matérias".

A percepção desses alunos remete às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 3, de 26/06/98), no que diz respeito à observância da interdisciplinaridade, pois, de acordo com essas Diretrizes:


"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento."

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

                           Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32).

Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a:


"A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da Pedagogia."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 29.

Assinale a opção que se refere, somente, ao conceito de interdisciplinaridade.


Assinale a afirmativa correta, segundo Rios (2001), sobre a relação entre os conceitos de democracia, cidadania e felicidade, para uma prática docente que se quer competente.


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