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Processo de Ensino Aprendizagem - Pedagogia - Professor - SEE SP

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🏷️ 15 questões
👥 1
Difícil
📊 47%
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

1 Q319207 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

É fundamental a ação coordenada dos múltiplos profissionais que atuam com alunos com deficiência física, pois é necessário


2 Q319238 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Na aula de Matemática, o professor explica o conteúdo e o aluno surdo não compreende. Então, o aluno surdo diz ao tradutor/intérprete que não entendeu e não sabe fazer o exercício. Qual o papel do tradutor/intérprete nessa situação?


3 Q319239 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Muitos alunos com paralisia cerebral que estudam em escolas públicas não contam com atendimento de profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia ou terapia ocupacional, apesar da importância de tal acompanhamento. Recorrendo à bibliografia disponível gratuitamente no portal de ajudas técnicas do MEC ou à literatura especializada, o professor da rede regular de ensino poderá encontrar informações para improvisar recursos e adaptar materiais e instrumentos para promover a autonomia do seu aluno com deficiência em atividades gráficas na sala de aula. O recurso que requer a indicação de um profissional de saúde, não podendo ser improvisado pelo professor, é


4 Q319277 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Luciana é uma adolescente de 15 anos, com deficiência mental e com um quadro motor associado, matriculada na 3a série do Ensino Fundamental I, do ensino regular. A aluna, apesar de suas dificuldades, estava progredindo em suas aprendizagens acadêmicas. Entretanto, como é bem desenvolvida do ponto de vista físico, atualmente tem demonstrado dificuldades no convívio com colegas, muito menores que ela, e vem demonstrando desinteresse pelas atividades acadêmicas e faltando com certa frequência à escola.

A atitude mais adequada da professora é


5 Q319614 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Conforme o documento MEC/SEESP (2006), o atendimento educacional especializado pode ser realizado em grupos, que devem ser, obrigatoriamente, formados por alunos com


6 Q319887 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Sobre informática para alunos com deficiência física, está correto:


7 Q320582 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), ao discorrer sobre os limites do enfoque psicométrico no campo da educação, afirma que os resultados dos testes


8 Q320702 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Ao planejar a organização da sala de aula para o aluno com deficiência física usuário de andador, muletas, bengala ou cadeira de rodas, deve-se levar em consideração que


9 Q321187 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O sistema de comunicação suplementar e alternativa conhecido como PEC é composto por pictogramas avulsos usados muitas vezes com crianças do espectro autista para ensiná-las a pedir de forma socialmente adequada os objetos ou atividades que elas desejam. O recurso de pictogramas avulsos geralmente é usado também com alunos não falantes com quadros como


10 Q321207 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

No âmbito da falta de oralidade em alunos com distúrbios neuromotores, é correto afirmar que


11 Q321251 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

A nova concepção de Educação Especial e a ressignificação das possibilidades de aprendizagem do aluno com deficiência mental, segundo o documento MEC/SEESP(2007), são condições para o sucesso da inclusão escolar desse aluno.

Para que essa inclusão se efetive, as intervenções do professor especializado devem centrar-se


12 Q321376 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Jonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo no processo de alfabetização; entretanto, apresenta comportamentos muito infantis e inadequados (como se levantar muitas vezes da carteira, fazer birra, pegar material dos colegas etc.), o que atrapalha a dinâmica da sala de aula. Jonas demonstra baixa autoestima e muita insegurança.

Nesse caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora


13 Q321420 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

As disfunções cognitivas mais evidenciadas por pessoas com deficiência mental, conforme resultados de pesquisas, referem-se a estratégias gerais de aprendizagem ou procedimentos gerais de abordagem da informação, da experiência e das tarefas, conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004).

Sendo assim, e de acordo com os modelos cognitivos de desenvolvimento, a ênfase da intervenção pedagógica deve recair


14 Q321470 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

O professor deve acompanhar o quadro de saúde de seu aluno e precisa saber se a situação corporal e o desempenho das funções motoras são estáveis ou se há um quadro degenerativo com perspectiva de perda de potencialidades. Isso tem por objetivo


15 Q321525 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

A avaliação do desempenho educacional deve ser realizada


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