Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.
Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.
Um dos professores respondeu que essa lei só dificultou mais ainda a situação em sala de aula, pois até questionar a avaliação do professor agora o aluno pode. Ele se referiu ao
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III ? direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
O diretor, visando a uma atuação formativa e democrática,
a) concordou com essa fala, pois é fato que a ampliação dos direitos contribui com a diminuição da autoridade do professor.
b) concordou com essa fala, pois especificamente nesse parágrafo há ingerência do ECA em uma definição da escola sobre critérios de avaliação.
c) discordou dessa fala, pois o professor confundiu a questão da autoridade com a clareza dos critérios da avaliação.
d) registrou a opinião do professor e informou ao professor coordenador para que tomasse as providências em relação à formação.
e) preferiu não emitir uma posição com relação a essa fala, pois isso iria restringir o professor na sua liberdade de expressão.