Simulados Meio Ambiente Mudanças Climáticas

IBAMA - Analista Ambiental - Mudanças Climáticas

Resolva online questões do simulado da prova - IBAMA - Analista Ambiental - Mudanças Climáticas, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 5 questões
👥 3
Médio
📊 60%
1 ótimo
1 bom
1 regular
0 péssimo

1 Q915585 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

No que concerne às mudanças climáticas e às suas diferentes manifestações escalares, julgue o item seguinte.

Os modelos globais de clima do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC) projetam, ainda com algum grau de incerteza, possíveis mudanças em extremos climáticos, tais como ciclones extratropicais mais frequentes ou intensos, secas intensas e prolongadas, e inundações. 


2 Q915586 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

No que concerne às mudanças climáticas e às suas diferentes manifestações escalares, julgue o item seguinte. 

Globalmente, o desmatamento e as práticas agrícolas insustentáveis têm sido os principais responsáveis pela intensificação das mudanças climáticas, seguidos pela queima de combustíveis fósseis.


3 Q915587 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

No que concerne às mudanças climáticas e às suas diferentes manifestações escalares, julgue o item seguinte. 

Um dos fenômenos mais evidentes da alteração climática causada por atividades antrópicas é a ilha de calor urbana, que é caracterizada pelo aumento da temperatura em áreas urbanas e cujo nome decorre da semelhança entre o padrão de isotermas formado pelo fenômeno e as curvas de nível de uma ilha.


4 Q915588 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

Texto associado.

Poucos sabem que o aquecimento global também tem conseqüências positivas. Uma delas é permitir a agricultura em altas latitudes. Diante do impacto distinto em diferentes áreas do planeta, os cientistas, entre outros, apontam os perigos regionais como importantes. Em certas áreas, como o semi-árido, pode surgir o deserto, em outras, podem desaparecer ecossistemas inteiros.

         Aqui no Brasil, determinamos que apenas 20% das propriedades na Amazônia podem ser exploradas. No cerrado, essa cota é de 35%. A medida conseguiu deter um pouco o desmatamento. Mas é questionada, porque 80% é um número cabalístico diante de uma região diversa. Daí a proposta de fazer zoneamento ecológico e econômico para precisar muito claramente o que se pode ou não se pode fazer.

        Todas essas observações nos levam a reforçar uma tendência que já existe no Brasil, inspirada pelo geógrafo Milton Santos, que é a de colocar o território no centro das políticas públicas. Mesmo as cidades terão de ser delimitadas, claramente, para que se possa orientar o seu desenvolvimento sustentável.

Fernando Gabeira. Política e território. In: Folha de S.Paulo, 16/6/2007, p. A2 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item. 

Cientistas alertam para o fato de que o aquecimento global acarreta, entre outras conseqüências, o derretimento de geleiras, o que pode determinar a elevação do nível dos mares e seu potencial de destruição, particularmente nas zonas litorâneas.


5 Q915589 | Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Analista Ambiental, IBAMA, IBAMA, 2025

Texto associado.

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes implicações em suas relações internacionais.

Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

No que diz respeito ao gerenciamento de seus recursos hídricos, o Brasil apresenta-se vulnerável diante das prováveis mudanças climáticas globais, haja vista, por exemplo, o quadro de saneamento básico precário no país.


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.