Simulados Educação Infantil Aspectos Psicológicos ...

Aspectos Psicológicos da Educação (Educação Infantil) - Exercícios com Gabarito

Resolva online questões do simulado da prova - Aspectos Psicológicos da Educação (Educação Infantil) - Exercícios com Gabarito, confira o gabarito e baixe o PDF!


🏷️ 7 questões
👥 0
n/d
📊 0%
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

1 Q915776 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca dos teóricos da educação infantil e suas ideias, julgue o item a seguir.

Lev Vigotski defende que a educação, por meio da inserção da criança na cultura, modifica comportamentos, promovendo o desenvolvimento.


2 Q915777 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação ao desenvolvimento da linguagem e da cognição, julgue o item que se segue.

Piaget define como egocentrismo intelectual o comportamento da criança de acreditar que apenas ela domina determinado assunto.


3 Q915778 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação ao desenvolvimento da linguagem e da cognição, julgue o item que se segue.

Segundo estudiosos da neurologia infantil, a capacidade de utilizar símbolos se desenvolve por volta dos 4 anos de idade e pode resultar em uma onda repentina de desenvolvimento da linguagem e na mudança da abordagem da criança a tarefas cognitivas.


4 Q915779 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação ao desenvolvimento da linguagem e da cognição, julgue o item que se segue.

No monólogo coletivo, a atenção do interlocutor é importante para a comunicação.


5 Q915780 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação ao desenvolvimento da linguagem e da cognição, julgue o item que se segue.

A ecolalia, fenômeno característico da linguagem egocêntrica, caracteriza-se pela fala repetitiva, sem função de comunicar algo a alguém.


6 Q915781 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

A teoria da zona de desenvolvimento próximo, formulada por Lev Vigotski, é de grande relevância em todas as áreas educacionais. No que diz respeito aos desdobramentos dessa teoria na prática pedagógica de alfabetização, julgue o item subsequente.

A história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal dessa criança são fatores importantes que afetam a sua forma de pensar, assim como a linguagem que a criança estabelece com os sujeitos sociais que a circundam modula seus processos cognitivos de pensamento e expressão humana.


7 Q915782 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

A teoria da zona de desenvolvimento próximo, formulada por Lev Vigotski, é de grande relevância em todas as áreas educacionais. No que diz respeito aos desdobramentos dessa teoria na prática pedagógica de alfabetização, julgue o item subsequente.

O conceito de zona de desenvolvimento próximo tem caráter determinista e de qualificação social, pois compreende que a criança desenvolve seu intelecto a partir da intelectualidade daqueles que a cercam e, assim, as atividades cognitivas básicas são determinadas pelo ambiente de nascimento, o que determina sua capacidade e qualidade de alfabetização.


🖨️ Baixar o PDF

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.