1 Q9982 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCUma equipe multifuncional é formada por profissionais a) de diferentes níveis hierárquicos, que se reúnem para uma tomada de decisão estratégica. b) que utilizam a tecnologia de informação para reunir membros fisicamente dispersos, para atingir objetivos comuns. c) de igual nível hierárquico, mas oriundos de diferentes setores da organização, que se reúnem para cumprir uma tarefa. d) que se reúnem para discutir meios de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho. e) com atividades muito relacionadas e interdependentes, que assumem responsabilidades de supervisão mútua. 2 Q9983 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCLikert definiu quatro perfis organizacionais, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Um desses perfis é o consultivo. Nas organizações que adotam esse sistema administrativo, as decisões são a) delegadas para a base e em situações de emergência a cúpula assume as consequências da decisão tomada. b) participativas, a opinião das pessoas é considerada na definição das políticas e diretrizes da organização, e certas decisões específicas são delegadas e depois submetidas a aprovação. c) centralizadas na cúpula, mas há a possibilidade de delegar decisões de caráter rotineiro e repetitivo e sujeitas a aprovação posterior, prevalecendo o aspecto centralizador. d) realizadas em sistema de colegiado, sendo que as ocorrências imprevistas e não rotineiras devem ser levadas à cúpula para resolução. e) delegadas parcialmente para o nível gerencial, que deve centralizar as decisões de caráter rotineiro e repetitivo, e levar à cúpula situações que fogem ao padrão. 3 Q9984 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCA visão interacionista considera que o conflito é a) inevitável e poderá ser ou não gerenciado. b) contraproducente e deve ser evitado. c) uma ocorrência natural nos grupos e nas organizações e devem ser aceitos. d) necessário para o desempenho eficaz de um grupo. e) sinônimo de irracionalidade e causa prejuízos a organização. 4 Q9985 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCOs programas de treinamento devem ser avaliados em quatro níveis: a) assimilação, percepção, repetição e aplicação. b) compreensão, percepção, atitude e aplicação. c) aplicação, percepção, repetição e atitude. d) compreensão, percepção, aplicação e repetição. e) reação, aprendizagem, comportamento e resultados. 5 Q9986 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCO treinamento de instruções no cargo utiliza quatro passos designados: a) instruir, observar, retornar e liberar. b) experimentar, ajustar, supervisionar e avaliar. c) explorar, executar, refazer e testar. d) dizer, mostrar, fazer e rever. e) sistematizar, opinar, desempenhar e generalizar. 6 Q9987 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCExistem quatro modos distintos de administrar conflitos: acomodação, dominação, compromisso e solução integrativa de problemas. Na solução integrativa de problemas busca-se a) encontrar uma solução que atenda aos interesses de todas as partes envolvidas. b) encobrir o conflito, diminuindo sua importância e aguardando que ele se resolva por si só. c) impor uma solução considerada a mais adequada para resolver de forma rápida e precisa o conflito. d) encontrar uma solução que satisfaça parcialmente aos envolvidos. e) rejeitar discussões que não se baseiem em dados e fatos mensuráveis. 7 Q9988 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCTradicionalmente, competência é definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que as pessoas desenvolvam seu trabalho. Atualmente, esse enfoque tem se mostrado pouco instrumental e discussões mais recentes consideram um quarto elemento, que se refere ao conceito de a) expectativa b) entrega c) motivação d) personalidade e) adequação 8 Q9989 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCCom a adoção da gestão por competências, foi possível as organizações integrar a esse sistema o conceito de complexidade, que permite estabelecer diferentes níveis de desempenho para uma determinada competência. Para auxiliar no estabelecimento desses níveis pode-se utilizar os estágios de desenvolvimento de Dalton e Thompson (1993) descritos como a) executor, analítico, supervisor e aconselhador. b) iniciante, profissional dependente, influenciador e criador. c) aprendiz, profissional independente, integrador e estrategista. d) trainee, profissional de nível médio, profissional de nível superior e gestor. e) operacional, tático, multifuncional e estratégico. 9 Q9990 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCAo se estabelecer um sistema de competências, elas podem ser hierarquizadas da seguinte maneira: competências essenciais à organização, competências funcionais, competências gerenciais e competências individuais. As competências funcionais se referem a competências que a) cada área ou departamento precisa construir e que são próprias de sua atividade especializada. b) cada função ou cargo deve possuir para atingir os objetivos individuais estabelecidos. c) cada profissional deve possuir para atuar em determinada organização. d) a organização precisa construir para manter vantagem competitiva e sustentabilidade. e) os executivos devem construir para exercer a liderança. 10 Q9991 | Recursos Humanos, Analista Judiciário, TRE AP, FCCA entrevista comportamental com foco em competências é estrategicamente estruturada para a) pesquisar momentos na vida da pessoa no qual ela apresentou dificuldades para concluir tarefas. b) investigar o conhecimento técnico da pessoa na resolução de uma situação-problema. c) pesquisar a estrutura de aprendizagem que irá possibilitar o desenvolvimento de competências. d) analisar situações onde a pessoa demonstrou elevada motivação para lidar com as relações interpessoais. e) investigar o comportamento passado da pessoa em uma situação similar da competência a ser investigada. 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